OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O QUE PODEMOS ENSINAR A PARTIR DO EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61862 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5063 "inscrito_id" => 12625 "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O QUE PODEMOS ENSINAR A PARTIR DO EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES?" "resumo" => "UMA VEZ QUE O ENSINO DE CIÊNCIA APRESENTADO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN (BRASIL, 1997) SINALIZAM UM ENSINO QUE PROPORCIONA AO EDUCANDO APROPRIAR-SE DO CONHECIMENTO HISTÓRICO EXISTENTE COM POSSIBILIDADE DE ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA, A TECNOLOGIA, A SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), ESTA PASSA A SER COMPREENDIDA NA PERSPECTIVA DE UM NOVO OLHAR. NESTE SENTIDO, DEBATER COM OS ESTUDANTES ASSUNTOS COM ESSA NATUREZA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, É PERTINENTE POR INCLUIR MUITO MAIS QUE OS SABERES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS, MAS TAMBÉM ACRESCENTAR A VIVÊNCIA DE UM CONJUNTO MAIS EXTENSO DE MANEIRAS DE EXPRESSÃO, COMPORTAMENTO E PRESENÇA ATIVA NO AMBIENTE NO QUAL ENCONTRAM-SE INSERIDOS (RODRIGUES, 2016). O TRABALHO DESCRITO FOI DESENVOLVIDO PELAS DISCENTES DO QUINTO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS DE CODÓ, LOCALIZADO NO ESTADO DO MARANHÃO, A PARTIR DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID. NA OCASIÃO FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES UM QUESTIONÁRIO COM SETE E OUTRO COM QUATRO PERGUNTAS ABERTAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM VINTE E SETE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, QUE DESENVOLVERAM DURANTE QUATRO SEMANAS, NAS AULAS DE CIÊNCIAS O EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO DO GRÃO DE FEIJÃO. A ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA REALIZADA PERMITE CONCLUIR QUE ATUALMENTE O ACESSO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO, UMA VEZ QUE FAVORECE AO ESTUDANTE UM NOVO CAMPO DE INFORMAÇÕES E INTERAÇÕES QUE PERMITEM AUXILIAR EM SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, POIS POR MEIO DA APROXIMAÇÃO COM CONHECIMENTO E COM OS AVANÇOS CIENTÍFICOS O INDIVÍDUO TEM ACESSO A FERRAMENTAS QUE PERMITEM A COMPREENSÃO DE SUAS AÇÕES SOBRE O MUNDO COMO UM TODO (ROCHA, 2010)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, PERSPECTIVA CTSA, EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO, EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "5f5b59c662fdc_11092020080438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-09-11 08:04:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61862 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5063 "inscrito_id" => 12625 "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O QUE PODEMOS ENSINAR A PARTIR DO EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES?" "resumo" => "UMA VEZ QUE O ENSINO DE CIÊNCIA APRESENTADO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN (BRASIL, 1997) SINALIZAM UM ENSINO QUE PROPORCIONA AO EDUCANDO APROPRIAR-SE DO CONHECIMENTO HISTÓRICO EXISTENTE COM POSSIBILIDADE DE ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA, A TECNOLOGIA, A SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), ESTA PASSA A SER COMPREENDIDA NA PERSPECTIVA DE UM NOVO OLHAR. NESTE SENTIDO, DEBATER COM OS ESTUDANTES ASSUNTOS COM ESSA NATUREZA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, É PERTINENTE POR INCLUIR MUITO MAIS QUE OS SABERES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS, MAS TAMBÉM ACRESCENTAR A VIVÊNCIA DE UM CONJUNTO MAIS EXTENSO DE MANEIRAS DE EXPRESSÃO, COMPORTAMENTO E PRESENÇA ATIVA NO AMBIENTE NO QUAL ENCONTRAM-SE INSERIDOS (RODRIGUES, 2016). O TRABALHO DESCRITO FOI DESENVOLVIDO PELAS DISCENTES DO QUINTO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS DE CODÓ, LOCALIZADO NO ESTADO DO MARANHÃO, A PARTIR DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID. NA OCASIÃO FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES UM QUESTIONÁRIO COM SETE E OUTRO COM QUATRO PERGUNTAS ABERTAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM VINTE E SETE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, QUE DESENVOLVERAM DURANTE QUATRO SEMANAS, NAS AULAS DE CIÊNCIAS O EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO DO GRÃO DE FEIJÃO. A ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA REALIZADA PERMITE CONCLUIR QUE ATUALMENTE O ACESSO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO, UMA VEZ QUE FAVORECE AO ESTUDANTE UM NOVO CAMPO DE INFORMAÇÕES E INTERAÇÕES QUE PERMITEM AUXILIAR EM SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, POIS POR MEIO DA APROXIMAÇÃO COM CONHECIMENTO E COM OS AVANÇOS CIENTÍFICOS O INDIVÍDUO TEM ACESSO A FERRAMENTAS QUE PERMITEM A COMPREENSÃO DE SUAS AÇÕES SOBRE O MUNDO COMO UM TODO (ROCHA, 2010)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, PERSPECTIVA CTSA, EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO, EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "5f5b59c662fdc_11092020080438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-09-11 08:04:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }