ESTE ESCRITO FAZ PARTE DO RELATÓRIO FINAL DA DISCIPLINA “PESQUISA E PRÁTICA DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES” VINCULADA AO INSTITUTO DE HUMANIDADES, CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB), QUE TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR COMO SE DÁ O TRABALHO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES PARA ALÉM DA ESCOLA. A INVESTIGAÇÃO SE DEU EM UMA COMUNIDADE EM SITUAÇÃO DE POBREZA DO MUNICÍPIO DE ACARAPE – CE, CIDADE ONDE UM CAMPUS DA UNIVERSIDADE ENCONTRA-SE SITUADO, POR DOIS ALUNOS DA COMPONENTE ANTES CITADA. O PASSO A PASSO DA PESQUISA FOI A PARCERIA COM A REDE DE ESTUDOS E AFRONTAMENTOS DAS POBREZAS, DISCRIMINAÇÕES E RESISTÊNCIA (REAPODERE) QUE É UM GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA NOSSA UNIVERSIDADE, IDA ATÉ A COMUNIDADE VISANDO O CONTEXTO SOCIAL, ECONÔMICO E CULTURAL DO NOSSO PÚBLICO, A ACOLHIDA DE CERCA DE 10 CRIANÇAS PARA PARTICIPAR DE DIVERSAS ATIVIDADES SOCIEDUCATIVAS COM O INTUITO DE INVESTIGAR COMO AQUELAS CRIANÇAS ENXERGAM O ESPAÇO QUE ESTÃO SITUADAS E COMO ELAS PODEM RESSIGNIFICAR O LUGAR QUE ELAS VIVEM E A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA AS OFICINAS QUE NOS PROPUSEMOS A FAZER. CONCLUÍMOS A ATIVIDADE PERCEBENDO QUE A REAPODERE ANDA IMPACTANDO A VIDA DESSAS CRIANÇAS, QUE ELAS CONSEGUEM SE VER DENTRO DA COMUNIDADE , QUE POSSUEM UM AFETO PELO O LUGAR ONDE MORAM E DESEJO DE TRANSFORMAREM SUAS REALIDADES.