PLICKERS COMO MÉTODO INFORMAL DE AVALIAÇÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62056 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2723 "inscrito_id" => 11140 "titulo" => "PLICKERS COMO MÉTODO INFORMAL DE AVALIAÇÃO" "resumo" => "PARTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO É UM DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS EDUCACIONAIS. PENSADA COMO FORMA DE “MENSURAR” O NÍVEL DE CONHECIMENTO DO ESTUDANTE, MUITAS VEZES É UTILIZADA APENAS PARA GERAR A “NOTA” DE APROVAÇÃO OU REPROVAÇÃO DOS ALUNOS. O MOMENTO DA AVALIAÇÃO É TAMBÉM, PARA MUITOS, MOTIVO DE TRAUMA E PRESSÃO PSICOLÓGICA, O QUE MUITAS VEZES ACABA POR ATRAPALHAR O DESEMPENHO E, DESSA MANEIRA, FALHA NA VERIFICAÇÃO DE QUANTO DO CONTEÚDO O ESTUDANTE DE FATO APRENDEU. A FIM DE APRESENTAR UMA ALTERNATIVA PARA TAL PROBLEMÁTICA, ESTA PESQUISA UTILIZOU-SE DA AVALIAÇÃO INFORMAL, AMPARADA PELAS TEORIAS DE GAMIFICAÇÃO E DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO, PARA INSERIR O PLICKERS COMO RECURSO AVALIATIVO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL. A ESCOLA, LOCALIZADA NA PERIFERIA DE BRASÍLIA, OFERECE PROJETO COM FOCO NA UTILIZAÇÃO DO SPEAKING DA LÍNGUA INGLESA E POSSIBILITA DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO, PESQUISA E AVALIAÇÃO. AO LONGO DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, OS PESQUISADORES COLETARAM DADOS E APLICARAM PROJETO INTERVENTIVO A FIM DE REDUZIR A PRESSÃO SOBRE OS ESTUDANTES E EXPANDIR AS MANEIRAS DE AVALIAR E TER FEEDBACK, TANTO PARA ALUNOS QUANTO PARA PROFESSORES, POSTO QUE, POR MEIO DESSE RECURSO, OS ALUNOS PODEM RECEBER RETORNO DE SUAS RESPOSTAS IMEDIATAMENTE APÓS A CONCLUSÃO DA ATIVIDADE, ALÉM DA INTERAÇÃO ENTRE PARES. DESSA MANEIRA, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS ESTUDANTES SENTIRAM-SE MAIS CONFORTÁVEIS EM PRODUZIR, INTERAGIR, UTILIZAR AS COMPETÊNCIAS DA LÍNGUA INGLESA E APRESENTAR, DE MANEIRA MAIS CLARA, O NÍVEL DE RETENÇÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS EM SALA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PLICKERS, AVALIAÇÃO INFORMAL, METODOLOGIAS ATIVAS, ESCOLA PÚBLICA, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA15_ID11140_27082019014745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO SOUSA LISBÔA" "autor_nome_curto" => "LEANDRO LISBÔA" "autor_email" => "teacherlisboa@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62056 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2723 "inscrito_id" => 11140 "titulo" => "PLICKERS COMO MÉTODO INFORMAL DE AVALIAÇÃO" "resumo" => "PARTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO É UM DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS EDUCACIONAIS. PENSADA COMO FORMA DE “MENSURAR” O NÍVEL DE CONHECIMENTO DO ESTUDANTE, MUITAS VEZES É UTILIZADA APENAS PARA GERAR A “NOTA” DE APROVAÇÃO OU REPROVAÇÃO DOS ALUNOS. O MOMENTO DA AVALIAÇÃO É TAMBÉM, PARA MUITOS, MOTIVO DE TRAUMA E PRESSÃO PSICOLÓGICA, O QUE MUITAS VEZES ACABA POR ATRAPALHAR O DESEMPENHO E, DESSA MANEIRA, FALHA NA VERIFICAÇÃO DE QUANTO DO CONTEÚDO O ESTUDANTE DE FATO APRENDEU. A FIM DE APRESENTAR UMA ALTERNATIVA PARA TAL PROBLEMÁTICA, ESTA PESQUISA UTILIZOU-SE DA AVALIAÇÃO INFORMAL, AMPARADA PELAS TEORIAS DE GAMIFICAÇÃO E DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO, PARA INSERIR O PLICKERS COMO RECURSO AVALIATIVO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL. A ESCOLA, LOCALIZADA NA PERIFERIA DE BRASÍLIA, OFERECE PROJETO COM FOCO NA UTILIZAÇÃO DO SPEAKING DA LÍNGUA INGLESA E POSSIBILITA DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO, PESQUISA E AVALIAÇÃO. AO LONGO DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, OS PESQUISADORES COLETARAM DADOS E APLICARAM PROJETO INTERVENTIVO A FIM DE REDUZIR A PRESSÃO SOBRE OS ESTUDANTES E EXPANDIR AS MANEIRAS DE AVALIAR E TER FEEDBACK, TANTO PARA ALUNOS QUANTO PARA PROFESSORES, POSTO QUE, POR MEIO DESSE RECURSO, OS ALUNOS PODEM RECEBER RETORNO DE SUAS RESPOSTAS IMEDIATAMENTE APÓS A CONCLUSÃO DA ATIVIDADE, ALÉM DA INTERAÇÃO ENTRE PARES. DESSA MANEIRA, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS ESTUDANTES SENTIRAM-SE MAIS CONFORTÁVEIS EM PRODUZIR, INTERAGIR, UTILIZAR AS COMPETÊNCIAS DA LÍNGUA INGLESA E APRESENTAR, DE MANEIRA MAIS CLARA, O NÍVEL DE RETENÇÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS EM SALA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PLICKERS, AVALIAÇÃO INFORMAL, METODOLOGIAS ATIVAS, ESCOLA PÚBLICA, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA15_ID11140_27082019014745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO SOUSA LISBÔA" "autor_nome_curto" => "LEANDRO LISBÔA" "autor_email" => "teacherlisboa@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }