PROCESSOS AVALIATIVOS OU ATRIBUIÇÕES DE NOTAS?
REGISTROS DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM UMA SALA DE AULA
DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62189 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5425 "inscrito_id" => 14062 "titulo" => """ PROCESSOS AVALIATIVOS OU ATRIBUIÇÕES DE NOTAS?\r\n REGISTROS DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM UMA SALA DE AULA\r\n DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL """ "resumo" => """ NA CONTEMPORANEIDADE O TEMA AVALIAÇÃO TEM GANHADO CADA VEZ MAIS ESPAÇOS EM DISCUSSÕES DEVIDO À\r\n SUA IMPORTÂNCIA E COMPLEXIDADE, MUITO SE TEM DEBATIDO ACERCA DA TEMÁTICA AVALIAÇÃO, PROPONDO UMA\r\n AVALIAÇÃO – QUE ESTEJA A SERVIÇO DO CRESCIMENTO DO ESTUDANTE. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UMA ETAPA\r\n IMPORTANTE E INDISSOCIÁVEL DO PROCESSO EDUCACIONAL, POIS A MESMA TEM QUE INSTITUIR, SOBRETUDO, UMA\r\n PRÁTICA REALIZADA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM, CONTRAPONDO-SE A AVALIAÇÃO EXCLUDENTE E\r\n CLASSIFICATÓRIA, HISTORICAMENTE DESENVOLVIDA NAS ESCOLAS. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER\r\n E ANALISAR PRÁTICAS AVALIATIVAS A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA,\r\n ENQUANTO BOLSISTA DE PIBID. O INTERESSE PELA TEMÁTICA SURGIU ATRAVÉS DAS INQUIETAÇÕES QUE EMERGIRAM\r\n NA DISCIPLINA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, OFERTADA PELO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB, NA QUAL TIVE ACESSO\r\n A OBRAS DE AUTORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA EM DEFESA DE UMA AVALIAÇÃO COM FOCO NA APRENDIZAGEM E\r\n NÃO NA APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO DEU-SE\r\n MEDIANTE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, REALIZADA EM UMA SALA DE AULA DE 1º ANO, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL\r\n DE JOÃO PESSOA/PB. INFELIZMENTE, PERCEBE-SE QUE A CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE AVALIAÇÃO PREDOMINANTE NO\r\n ÂMBITO ESCOLAR, É A ABORDAGEM TRADICIONAL, COM FORTE PREVALÊNCIA DAS PROVAS E TESTES, DESVINCULANDO O\r\n OBJETIVO DA AVALIAÇÃO QUE É A APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ESCOLA, PROCESSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID14062_03102019122531.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA PAULINO " "autor_email" => "karlapaulino63@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62189 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5425 "inscrito_id" => 14062 "titulo" => """ PROCESSOS AVALIATIVOS OU ATRIBUIÇÕES DE NOTAS?\r\n REGISTROS DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM UMA SALA DE AULA\r\n DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL """ "resumo" => """ NA CONTEMPORANEIDADE O TEMA AVALIAÇÃO TEM GANHADO CADA VEZ MAIS ESPAÇOS EM DISCUSSÕES DEVIDO À\r\n SUA IMPORTÂNCIA E COMPLEXIDADE, MUITO SE TEM DEBATIDO ACERCA DA TEMÁTICA AVALIAÇÃO, PROPONDO UMA\r\n AVALIAÇÃO – QUE ESTEJA A SERVIÇO DO CRESCIMENTO DO ESTUDANTE. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UMA ETAPA\r\n IMPORTANTE E INDISSOCIÁVEL DO PROCESSO EDUCACIONAL, POIS A MESMA TEM QUE INSTITUIR, SOBRETUDO, UMA\r\n PRÁTICA REALIZADA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM, CONTRAPONDO-SE A AVALIAÇÃO EXCLUDENTE E\r\n CLASSIFICATÓRIA, HISTORICAMENTE DESENVOLVIDA NAS ESCOLAS. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER\r\n E ANALISAR PRÁTICAS AVALIATIVAS A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA,\r\n ENQUANTO BOLSISTA DE PIBID. O INTERESSE PELA TEMÁTICA SURGIU ATRAVÉS DAS INQUIETAÇÕES QUE EMERGIRAM\r\n NA DISCIPLINA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, OFERTADA PELO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB, NA QUAL TIVE ACESSO\r\n A OBRAS DE AUTORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA EM DEFESA DE UMA AVALIAÇÃO COM FOCO NA APRENDIZAGEM E\r\n NÃO NA APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO DEU-SE\r\n MEDIANTE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, REALIZADA EM UMA SALA DE AULA DE 1º ANO, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL\r\n DE JOÃO PESSOA/PB. INFELIZMENTE, PERCEBE-SE QUE A CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE AVALIAÇÃO PREDOMINANTE NO\r\n ÂMBITO ESCOLAR, É A ABORDAGEM TRADICIONAL, COM FORTE PREVALÊNCIA DAS PROVAS E TESTES, DESVINCULANDO O\r\n OBJETIVO DA AVALIAÇÃO QUE É A APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ESCOLA, PROCESSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID14062_03102019122531.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA PAULINO " "autor_email" => "karlapaulino63@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }