PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO E A TRAJETÓRIA DA CONDIÇÃO DE (NÃO) LEITORES NA PEDAGOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62222 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5230 "inscrito_id" => 813 "titulo" => "PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO E A TRAJETÓRIA DA CONDIÇÃO DE (NÃO) LEITORES NA PEDAGOGIA" "resumo" => "NO ATUAL MOMENTO PELO QUAL PASSA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, A NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO DA LEITURA VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO PARA A PESQUISA NO SENTIDO DE MOTIVAR OS PROFESSORES A CONTRIBUÍREM COM O SUCESSO DESSA PRÁTICA. ESTE TRABALHO OBJETIVA ENFATIZAR A LITERATURA COMO MEIO FACILITADOR PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO ENQUANTO ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. A LEITURA LITERÁRIA AQUI É TRATADA COMO UMA ATIVIDADE EM CONTÍNUA NECESSIDADE DE CONSTRUÇÃO E OS PROFESSORES, VISTOS COMO MAIORES COLABORADORES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES. ASSIM, DURANTE TODO O PERCURSO METODOLÓGICO, BUSCOU-SE ESCREVER FAZENDO UM ENTRECRUZAMENTO ENTRE A LEITURA E A LITERATURA NA PERSPECTIVA DO ENSINAR. NESSA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E EMPÍRICA, É EXPOSTO UM LEVANTAMENTO DE DADOS CONCRETIZADO POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO, ONDE PROCUROU-SE EXIBIR UM RETRATO DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO COM SUAS ESPECIFICIDADES E CONCEPÇÕES SOBRE SUA CONDIÇÃO DE (NÃO) LEITOR. EM HARMONIA COM AS ACLARAÇÕES DE: FOUCAMBERT (1994), BARDIN (2011), CÂNDIDO (1972) E FREIRE (1984), BUSCA-SE DEPOIMENTOS SIGNIFICATIVOS SOBRE PROCESSOS QUE CONTRIBUEM COM A FORMAÇÃO DE “FORMADORES DE NOVOS LEITORES”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, PRÁTICA DE ENSINO, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID813_02102019134447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KILMARA SANTOS" "autor_email" => "kywmarasantos@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62222 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5230 "inscrito_id" => 813 "titulo" => "PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO E A TRAJETÓRIA DA CONDIÇÃO DE (NÃO) LEITORES NA PEDAGOGIA" "resumo" => "NO ATUAL MOMENTO PELO QUAL PASSA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, A NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO DA LEITURA VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO PARA A PESQUISA NO SENTIDO DE MOTIVAR OS PROFESSORES A CONTRIBUÍREM COM O SUCESSO DESSA PRÁTICA. ESTE TRABALHO OBJETIVA ENFATIZAR A LITERATURA COMO MEIO FACILITADOR PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO ENQUANTO ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. A LEITURA LITERÁRIA AQUI É TRATADA COMO UMA ATIVIDADE EM CONTÍNUA NECESSIDADE DE CONSTRUÇÃO E OS PROFESSORES, VISTOS COMO MAIORES COLABORADORES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES. ASSIM, DURANTE TODO O PERCURSO METODOLÓGICO, BUSCOU-SE ESCREVER FAZENDO UM ENTRECRUZAMENTO ENTRE A LEITURA E A LITERATURA NA PERSPECTIVA DO ENSINAR. NESSA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E EMPÍRICA, É EXPOSTO UM LEVANTAMENTO DE DADOS CONCRETIZADO POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO, ONDE PROCUROU-SE EXIBIR UM RETRATO DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO COM SUAS ESPECIFICIDADES E CONCEPÇÕES SOBRE SUA CONDIÇÃO DE (NÃO) LEITOR. EM HARMONIA COM AS ACLARAÇÕES DE: FOUCAMBERT (1994), BARDIN (2011), CÂNDIDO (1972) E FREIRE (1984), BUSCA-SE DEPOIMENTOS SIGNIFICATIVOS SOBRE PROCESSOS QUE CONTRIBUEM COM A FORMAÇÃO DE “FORMADORES DE NOVOS LEITORES”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, PRÁTICA DE ENSINO, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID813_02102019134447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KILMARA SANTOS" "autor_email" => "kywmarasantos@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }