PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62250 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4392 "inscrito_id" => 6168 "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA O PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”, DESENVOLVIDO POR UMA EQUIPE DE SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DO CAMPUS CAMPO MAIOR – PI, NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS MERCÊS, EM COLABORAÇÃO COM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REFERIDA ESCOLA. CONSIDERANDO QUE A LEITURA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, POSSIBILITANDO O CONTATO COM DIFERENTES IDEIAS E EXPERIÊNCIAS, O REFERIDO PROJETO OBJETIVOU INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE LEITORES QUESTIONADORES, ACIONANDO PROCESSOS QUE MOTIVEM O INTERESSE PELA LEITURA, PROPORCIONANDO-LHES INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE ESTEJAM APTOS A CONTINUAREM DESENVOLVENDO A IMAGINAÇÃO E AS HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS. NESSE SENTIDO, BUSCOU-SE RESGATAR ENTRE AS CRIANÇAS E AS PROFESSORAS O VALOR DA LEITURA, COMO ATO DE PRAZER E REQUISITO PARA EMANCIPAÇÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DA CIDADANIA. PARA EMBASAR O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE LEITURA E DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UTILIZAMOS OS ESTUDOS DE ANTUNES (2003), KLEIMAN (2004), KAERCHER (2010) E OUTROS. FORAM ATENDIDOS 56 ALUNOS, COM IDADES ENTRE 4 E 5 ANOS. OS ENCONTROS ACONTECERAM QUINZENALMENTE, NO PERÍODO DE DEZEMBRO DE 2017 A ABRIL DE 2018, NOS QUAIS OS ALUNOS PARTICIPARAM DE MOMENTOS DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, EXIBIÇÃO DE FILMES INFANTIS, DISCUSSÕES E QUESTIONAMENTOS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS. O TRABALHO E A DEDICAÇÃO DAS PROFESSORAS FORAM INDISPENSÁVEIS PARA QUE OS ALUNOS SE ENVOLVESSEM NAS ATIVIDADES DE LEITURA, INTERAGINDO CONOSCO, COM AS PROFESSORAS E COM OS COLEGAS. AS ATIVIDADES DE LEITURA FORAM BASTANTE INTERATIVAS, INCLUINDO DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS E LANCHES, AO FINAL DE CADA ENCONTRO. A EXPERIÊNCIA PERMITIU VIVENCIAR A LEITURA COMO ATO DE PRAZER E DE DESCOBERTA E ESTIMULAR NOS ALUNOS O HÁBITO DE LER E DIALOGAR SOBRE A LEITURA COMO MEIO PARA TORNAR-SE MAIS CRIATIVO, PARTICIPATIVO E CRÍTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EXTENSÃO, LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID6168_26092019161641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ÚRSULA FARIAS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ÚRSULA" "autor_email" => "anaursula@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62250 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4392 "inscrito_id" => 6168 "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA O PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”, DESENVOLVIDO POR UMA EQUIPE DE SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DO CAMPUS CAMPO MAIOR – PI, NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS MERCÊS, EM COLABORAÇÃO COM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REFERIDA ESCOLA. CONSIDERANDO QUE A LEITURA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, POSSIBILITANDO O CONTATO COM DIFERENTES IDEIAS E EXPERIÊNCIAS, O REFERIDO PROJETO OBJETIVOU INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE LEITORES QUESTIONADORES, ACIONANDO PROCESSOS QUE MOTIVEM O INTERESSE PELA LEITURA, PROPORCIONANDO-LHES INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE ESTEJAM APTOS A CONTINUAREM DESENVOLVENDO A IMAGINAÇÃO E AS HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS. NESSE SENTIDO, BUSCOU-SE RESGATAR ENTRE AS CRIANÇAS E AS PROFESSORAS O VALOR DA LEITURA, COMO ATO DE PRAZER E REQUISITO PARA EMANCIPAÇÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DA CIDADANIA. PARA EMBASAR O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE LEITURA E DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UTILIZAMOS OS ESTUDOS DE ANTUNES (2003), KLEIMAN (2004), KAERCHER (2010) E OUTROS. FORAM ATENDIDOS 56 ALUNOS, COM IDADES ENTRE 4 E 5 ANOS. OS ENCONTROS ACONTECERAM QUINZENALMENTE, NO PERÍODO DE DEZEMBRO DE 2017 A ABRIL DE 2018, NOS QUAIS OS ALUNOS PARTICIPARAM DE MOMENTOS DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, EXIBIÇÃO DE FILMES INFANTIS, DISCUSSÕES E QUESTIONAMENTOS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS. O TRABALHO E A DEDICAÇÃO DAS PROFESSORAS FORAM INDISPENSÁVEIS PARA QUE OS ALUNOS SE ENVOLVESSEM NAS ATIVIDADES DE LEITURA, INTERAGINDO CONOSCO, COM AS PROFESSORAS E COM OS COLEGAS. AS ATIVIDADES DE LEITURA FORAM BASTANTE INTERATIVAS, INCLUINDO DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS E LANCHES, AO FINAL DE CADA ENCONTRO. A EXPERIÊNCIA PERMITIU VIVENCIAR A LEITURA COMO ATO DE PRAZER E DE DESCOBERTA E ESTIMULAR NOS ALUNOS O HÁBITO DE LER E DIALOGAR SOBRE A LEITURA COMO MEIO PARA TORNAR-SE MAIS CRIATIVO, PARTICIPATIVO E CRÍTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EXTENSÃO, LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID6168_26092019161641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ÚRSULA FARIAS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ÚRSULA" "autor_email" => "anaursula@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }