SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62607 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3540 "inscrito_id" => 11376 "titulo" => "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DEBATER UM IMPORTANTE ASSUNTO QUE É SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE LITERATURA E TEM COMO FOCO DISCUSSÕES RESULTANTES DE LEITURAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOSSAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (PROFLETRAS). REALIZAREMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO ESTADO DA ARTE EM RELAÇÃO ÀS CONCEPÇÕES DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADAS À PRODUÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA (COM FOCO EM UMA TEMÁTICA) E A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. PARA TANTO, UTILIZAREMOS OS PRESSUPOSTOS CRÍTICO-TEÓRICOS DE AUTORES RENOMADOS, TAIS COMO: COLOMER (2007), COSSON (2016), OLIVEIRA (2013), (2011), ROUXEL (2013) E SCHNEUWLY E DOLZ (2004). DAREMOS ENFOQUE, PRIMEIRAMENTE, A CADA UMA DESSAS SEQUÊNCIAS APRESENTANDO CONCEITOS E, EM SEGUIDA, ESPECIFICANDO CADA ETAPA PARA SUA REALIZAÇÃO E DESTACAREMOS A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO PROGRAMA QUE AS TEM COMO PROPOSTA DE TRABALHO. COM ISTO, OBJETIVAMOS OFERECER AOS PROFESSORES DISCUSSÕES QUE POSSAM SER ÚTEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO TRABALHO COM A ESCRITA E LEITURA LITERÁRIA ENVOLVENDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E PLANEJAMENTO, CONSIDERANDO O IMPORTANTE PAPEL DOS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA LITERÁRIA, LEITURA E LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11376_22092019223638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA DAS CHAGAS" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA" "autor_email" => "anacarlachagas05@hotmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62607 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3540 "inscrito_id" => 11376 "titulo" => "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DEBATER UM IMPORTANTE ASSUNTO QUE É SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE LITERATURA E TEM COMO FOCO DISCUSSÕES RESULTANTES DE LEITURAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOSSAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (PROFLETRAS). REALIZAREMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO ESTADO DA ARTE EM RELAÇÃO ÀS CONCEPÇÕES DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADAS À PRODUÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA (COM FOCO EM UMA TEMÁTICA) E A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. PARA TANTO, UTILIZAREMOS OS PRESSUPOSTOS CRÍTICO-TEÓRICOS DE AUTORES RENOMADOS, TAIS COMO: COLOMER (2007), COSSON (2016), OLIVEIRA (2013), (2011), ROUXEL (2013) E SCHNEUWLY E DOLZ (2004). DAREMOS ENFOQUE, PRIMEIRAMENTE, A CADA UMA DESSAS SEQUÊNCIAS APRESENTANDO CONCEITOS E, EM SEGUIDA, ESPECIFICANDO CADA ETAPA PARA SUA REALIZAÇÃO E DESTACAREMOS A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO PROGRAMA QUE AS TEM COMO PROPOSTA DE TRABALHO. COM ISTO, OBJETIVAMOS OFERECER AOS PROFESSORES DISCUSSÕES QUE POSSAM SER ÚTEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO TRABALHO COM A ESCRITA E LEITURA LITERÁRIA ENVOLVENDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E PLANEJAMENTO, CONSIDERANDO O IMPORTANTE PAPEL DOS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA LITERÁRIA, LEITURA E LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11376_22092019223638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA DAS CHAGAS" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA" "autor_email" => "anacarlachagas05@hotmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }