LOFFLER, Daliana. Aprendendo a humana docência. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6264>. Acesso em: 24/11/2024 21:58
O presente texto configura-se como um relato de experiência a partir das minhas primeiras vivências de docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Novo Hamburgo/RS, na EMEF Eugênio Nelson Ritzel. A partir dos desafios encontrados no início do trabalho, desenvolvi, juntamente com a equipe de gestão da escola o projeto “Conhecendo e se conhecendo” a partir do qual procurei constituir-me como docente de Anos Iniciais e desenvolver um trabalho com as crianças e suas famílias pautado no princípio freiriano de “ser gente” e “ser mais”. Apesar de estarmos dando apenas os primeiros passos, já é possível visualizarmos grandes conquistas, como por exemplo, a participação das famílias no que se refere ao acompanhamento das atividades escolares das crianças e a participação das crianças nas propostas desenvolvidas tanto na turma quanto na escola como um todo.