A REALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS QUE INTEGREM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É IMPORTANTE PARA O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTRE A COMUNIDADE
CIENTÍFICA E A SOCIEDADE. UM ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO É O CONGRESSO
NACIONAL EDUCAÇÃO (CONEDU), EVENTO QUE OBJETIVA PROMOVER DISCUSSÕES DE TEMAS QUE VALORIZEM AS
PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR A TEMÁTICA DO
ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ANAIS DO CONEDU ENTRE
OS ANOS 2014-2018. PARA ISSO, BUSCOU-SE NOS ANAIS DAS CINCO EDIÇÕES DO EVENTO OS TRABALHOS QUE FAZIAM
MENÇÃO NO SEU TÍTULO A ESSES DOIS TEMAS CONJUNTAMENTE. IDENTIFICOU-SE 51 TRABALHOS, QUE FORAM DIVIDIDOS
NAS SEGUINTES CATEGORIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONTEXTO ESCOLAR, PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E
MATERIAIS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, SENDO ESTA ÚLTIMA A MAIS RECORRENTE. OS TRABALHOS ANALISADOS
INVESTIGAVAM, PREPONDERANTEMENTE, CONTEXTOS EDUCACIONAIS RELACIONADOS AO ENSINO DE QUÍMICA E
BIOLOGIA PARA ALUNOS CEGOS OU SURDOS DO ENSINO MÉDIO. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE UMA TENDÊNCIA AO
AUMENTO DA QUANTIDADE DE PUBLICAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DE PESSOAS
COM DEFICIÊNCIA AO LONGO DAS EDIÇÕES DO EVENTO.