DUARTE, Katia Macedo. Uma abordagem histórica da educação especial no brasil. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62823>. Acesso em: 22/11/2024 18:17
O PRESENTE ESTUDO TEM COMO TEMA: EDUCAÇÃO ESPECIAL. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL SEUS PRINCÍPIOS LEGAIS NA EDUCAÇÃO. NO TOCANTE, A EDUCAÇÃO ESPECIAL, BEM COMO A POPULAÇÃO ELEGÍVEL PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, OS TIPOS DE RECURSOS EDUCACIONAIS ESPECIAIS E O LÓCUS DE ATENDIMENTO ESCOLAR DO REFERIDO ALUNADO AINDA EXIGEM ACLARAMENTO CONCEITUAL PARA QUE NÃO RESTEM DÚVIDAS QUANTO ÀS DIRETRIZES DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA A SEREM SEGUIDAS, É INEGÁVEL, ENTRE OUTRAS AÇÕES, QUE O ATENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DEVE SER UNIVERSALIZADO, QUE OS SISTEMAS DE ENSINO PRECISAM RESPONDER MELHOR ÀS DEMANDAS DE APRENDIZAGEM DESSES ALUNOS, QUE AOS PROFESSORES DEVE SER GARANTIDA FORMAÇÃO CONTINUADA. ESTE ESTUDO APRESENTA A INICIALMENTE REVISÃO DA LITERATURA QUE ABORDA AS QUESTÕES HISTÓRICAS QUE MARCAM OS ACONTECIMENTOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRINCIPALMENTE OS AVANÇOS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, É IMPORTANTE RESSALTAMOS A RESPONSABILIDADE DAS PROFESSORAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA VEM SERVIDO DE SUPORTE PEDAGÓGICO NA PRÁTICA INCLUSIVA.