A VIOLÊNCIA ESCOLAR É UM PROBLEMA SOCIAL, NA QUAL VEM SENDO CADA VEZ MAIS PRATICADA PELOS MEMBROS DA ESCOLA, EM ESPECIAL, PELOS ESTANTES. É UM PROBLEMA QUE OCORRE DE FORMA GLOBAL E TAMBÉM ATINGE O MUNICÍPIO DE BOM JARDIM – PERNAMBUCO. DESSA MANEIRA, ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR SE NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM OCORREM CASOS RELACIONADOS A VIOLÊNCIA ESCOLAR, ASSIM COMO DIVULGAÇÃO DE AÇÕES PARA A DIMINUIÇÃO DESSES PROBLEMAS. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, FORAM REALIZADOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REALIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM OS ESTUDANTES DAS 3 ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE BOM JARDIM, ALÉM DE UMA DINÂMICA PARA MOSTRAR E LEMBRAR AOS ESTUDANTES A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA CONVIVÊNCIA INDEPENDENTE DOS LOCAIS ONDE ELES SE ENCONTRAREM. COMO HIPÓTESES LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO MOSTRAR QUE A ESCOLA, ATRAVÉS DE PROJETOS OU PROGRAMAS, PODE VIR DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIAS NESSES AMBIENTES, PARA QUE OS ESTUDANTES POSSAM MUDAR SEUS COMPORTAMENTOS E COMEÇAREM A BUSCAR NA ESCOLA UM LAR DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE PODERÁ MUDAR A VIDA DELES PARA MELHOR. COMO RESULTADOS, FOI PERCEBIDO QUE VÁRIOS TIPOS DE VIOLÊNCIAS SÃO COMUNS DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE BOM JARDIM – PE, E QUE A ESCOLA JÁ DEIXOU DE SER UM LUGAR CONSIDERADO SEGURO PARA ALGUNS. DESSA FORMA, É ELENCADO A IMPORTÂNCIA DE TODA A EQUIPE ESCOLAR LUTAR ATRAVÉS DE PROJETOS, PROGRAMAS, AULAS DINÂMICAS PARA QUE POSSAMOS TER A ESCOLA COMO UM LOCAL REPLETO DE AMOR E PAUTADO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS.