“NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS: CAMINHOS, OLHARES E ANÚNCIOS DE SI”
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63025 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1707 "inscrito_id" => 10982 "titulo" => "“NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS: CAMINHOS, OLHARES E ANÚNCIOS DE SI”" "resumo" => "ENSINAR CIÊNCIAS ATÉ HOJE TEM SIDO PERMEADO POR VÁRIOS DESAFIOS, DENTRE ELES, CONSTITUIR ESPAÇOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS, AULAS INTERESSANTES, EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE TRAGAM O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO UM DOS EIXOS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. PESQUISAS REALIZADAS NESSA ETAPA DO ENSINO NOS APONTAM VÁRIOS FATORES QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA TAL INEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, INCLUSIVE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PEDAGOGOS . NESSE SENTIDO SE FAZ NECESSÁRIO TENTAR COMPREENDER QUEM É ESSE PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INICIAIS E COMO ELE SE VÊ RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DO SEU ALUNO. A PARTIR DISSO ELABORAMOS COMO OBJETIVO: APREENDER POR MEIO DE NARRATIVAS QUAIS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS SÃO POSSÍVEIS NAS RELAÇÕES TECIDAS POR ESSES PROFESSORES NO CHÃO DA SALA DE AULA. SERÁ TRABALHADO O CONCEITO DE NARRATIVAS A PARTIR DE JOSSO (2004, 2010) E EXPERIÊNCIA POR LARROSA (2002). NOS FUNDAMENTAREMOS NOS AUTORES, GATTI (2011,2019), PIMENTA (1996), DINIZ-PEREIRA (2000), NÓVOA (1991, 2002) PARA TRATAR FORMAÇÃO E ESTUDOS DE DELIZOICOV E ANGOTTI (2000), LORENZETTI (2000). FAREMOS USO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, NUMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS (AUTO-BIOGRÁFICOS). BUSCAREMOS ATRAVÉS DAS NARRATIVAS COMPREENDER E DESTACAR A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DESSE PROFESSOR COM O ENSINAR CIÊNCIAS. UTILIZAREMOS PARA COLETA DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO NARRATIVO COM OS PROFESSORES SOBRE SEU FAZER. A ANÁLISE DOS DADOS SERÁ SUSTENTADA A PARTIR DOS EXERCÍCIO INTERPRETATIVO-COMPREENSIVO.A PESQUISA ACONTECERÁ COM QUATRO PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JEQUIÉ. NESSE MOMENTO A NOSSA PESQUISA SE ENCONTRA EM APRECIAÇÃO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS, NARRATIVAS DE PROFESSORES, IDENTIDADE PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID10982_14082019215344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARISSE SANTOS MOTA" "autor_nome_curto" => "CLARISSE MOTA" "autor_email" => "clarissemota3@hotmail.com" "autor_ies" => "UESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63025 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1707 "inscrito_id" => 10982 "titulo" => "“NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS: CAMINHOS, OLHARES E ANÚNCIOS DE SI”" "resumo" => "ENSINAR CIÊNCIAS ATÉ HOJE TEM SIDO PERMEADO POR VÁRIOS DESAFIOS, DENTRE ELES, CONSTITUIR ESPAÇOS PEDAGÓGICOS ADEQUADOS, AULAS INTERESSANTES, EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE TRAGAM O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO UM DOS EIXOS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. PESQUISAS REALIZADAS NESSA ETAPA DO ENSINO NOS APONTAM VÁRIOS FATORES QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA TAL INEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, INCLUSIVE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PEDAGOGOS . NESSE SENTIDO SE FAZ NECESSÁRIO TENTAR COMPREENDER QUEM É ESSE PROFESSOR QUE ATUA NOS ANOS INICIAIS E COMO ELE SE VÊ RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DO SEU ALUNO. A PARTIR DISSO ELABORAMOS COMO OBJETIVO: APREENDER POR MEIO DE NARRATIVAS QUAIS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS SÃO POSSÍVEIS NAS RELAÇÕES TECIDAS POR ESSES PROFESSORES NO CHÃO DA SALA DE AULA. SERÁ TRABALHADO O CONCEITO DE NARRATIVAS A PARTIR DE JOSSO (2004, 2010) E EXPERIÊNCIA POR LARROSA (2002). NOS FUNDAMENTAREMOS NOS AUTORES, GATTI (2011,2019), PIMENTA (1996), DINIZ-PEREIRA (2000), NÓVOA (1991, 2002) PARA TRATAR FORMAÇÃO E ESTUDOS DE DELIZOICOV E ANGOTTI (2000), LORENZETTI (2000). FAREMOS USO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, NUMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS (AUTO-BIOGRÁFICOS). BUSCAREMOS ATRAVÉS DAS NARRATIVAS COMPREENDER E DESTACAR A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DESSE PROFESSOR COM O ENSINAR CIÊNCIAS. UTILIZAREMOS PARA COLETA DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO NARRATIVO COM OS PROFESSORES SOBRE SEU FAZER. A ANÁLISE DOS DADOS SERÁ SUSTENTADA A PARTIR DOS EXERCÍCIO INTERPRETATIVO-COMPREENSIVO.A PESQUISA ACONTECERÁ COM QUATRO PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JEQUIÉ. NESSE MOMENTO A NOSSA PESQUISA SE ENCONTRA EM APRECIAÇÃO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS, NARRATIVAS DE PROFESSORES, IDENTIDADE PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID10982_14082019215344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARISSE SANTOS MOTA" "autor_nome_curto" => "CLARISSE MOTA" "autor_email" => "clarissemota3@hotmail.com" "autor_ies" => "UESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }