PEREIRA, Soraya Nunes Dos Santos. Indisciplina: o que a escola pensa dela. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6411>. Acesso em: 25/11/2024 01:09
O fenômeno da indisciplina nos dias atuais ainda gera discussões e inquietações em educadores. Com base nos pressuportes teóricos de Aquino (1996), La Taille (1996), Ariès (1981), Rego (1996), Araújo (1996), Brito (2012) e Lajonquière (1996), o foco da pesquisa está na investigação da percepção que os atores que compõem a escola têm sobre a indisciplina infantil no contexto de sala de aula, as principais causas numa perspectiva sociocultural do fenômeno. Subsidiada através de entrevistas semi-estruturadas e questionários com a gestora, uma professora da turma multisseriada, um professor da turma do 4º ano, seis pais de alunos e seis alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual João, Patu/RN, parceira do PIBID. A indisciplina se traduz de diferentes maneiras, um bom comportamento nem sempre é sinal de disciplina. A indisciplina extrapola as relações entre educando e educador. Elas atingem ambientes como a família, a escola e o aluno.