O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE) NO BRASIL APRESENTA GRANDES ÍNDICES DE DESMOTIVAÇÃO, SEJA POR PARTE DOS PROFESSORES, SEJA POR PARTE DOS ALUNOS. NESSE CONTEXTO, AINDA ESTÃO ENVOLVIDAS QUESTÕES QUE AFETAM O DESEMPENHO DO ENSINO/APRENDIZAGEM, COMO AS INFRAESTRUTURAS DAS ESCOLAS, PROFESSORES DESQUALIFICADOS E DESPREPARADOS, JUNTAMENTE COM POUCO USO DOS RECURSOS METODOLÓGICOS ADEQUADOS. UMA VEZ IDENTIFICADO ALGUMAS DAS QUESTÕES QUE NOS TRAZEM À TONA A DESMOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA (L2), O PRESENTE RESUMO EXPANDIDO DESENVOLVE-SE COMO SÍNTESE DE EXPOSIÇÃO DE RESULTADOS DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA PÚBLICA ODILON NELSON DANTAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES) E TEM COMO TEMA A DISCUSSÃO DOS MOTIVOS QUE LEVAM ÀS DESMOTIVAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA, ALÉM DE APRESENTAR PROPOSTAS DE INTERVERSÕES DESENVOLVIDA NA INSTITUIÇÃO, NAS QUAIS BUSCAMOS POSSIBILITAR E DESENVOLVER NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE FACILITASSEM O APRENDIZADO DA SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DE JOGOS, OFICINAS E USO DE MÚSICAS.
SOB ESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO DISCUTI SOBRE A DESMOTIVAÇÃO ENCONTRADA EM SALAS DE AULAS AS LUZES TEÓRICAS DE AUTORES COMO: MONTREZOR (2009), PIMENTA (2005/2006), SCHüTZ (2003), TILIO (2014), ENTRE OUTROS. ATRAVÉS DESSES LEVANTAMENTOS, OS OBJETIVOS DA OFICINA DESENVOLVERAM-SE EM TORNO DA GRANDE QUESTÃO QUE PERMEIA AS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, ESPECIFICAMENTE AS DE LÍNGUA INGLESA ASSIM BUSCAMOS DESENVOLVER ATIVIDADES, DINÂMICAS E COMPETIÇÕES QUE DESCOMPLICASSEM O ENSINO E APRENDIZADO DE INGLÊS NAS SALAS DE AULAS DO 6º E 9º ANO, AO MESMO TEMPO QUE, INCREMENTAVA A CULTURA E O CONHECIMENTO DA SEGUNDA LÍNGUA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.