COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), TEMOS REALIZADO INTERVENÇÕES DIDÁTICAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE MONTEIRO EM UMA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESTA TEM SIDO A NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DOCENTE, JÁ QUE, EMBORA GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM LETRAS, AINDA NÃO PASSAMOS PELA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. POR ISSO, AO LONGO DESTE TRABALHO, IREMOS REFLETIR ACERCA DE COMO A INSERÇÃO NO PIBID VEM CONTRIBUINDO PARA A NOSSA FORMAÇÃO COMO FUTUROS DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA. APOIAMOS NOSSA REFLEXÃO EM AUTORES COMO FREIRE (1996), N?VOA (2002), PIMENTA E LIMA (2004) E ZEICHNER (1993). POR FIM, GOSTAR?AMOS DE DESTACAR A RELEVÂNCIA DO PIBID COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA QUAL ? POSSÍVEL QUE LICENCIANDOS PASSEM A TER UM CONTATO DIRETO COM A DOCÊNCIA A PARTIR DE VIVÊNCIAS EFETIVAS EM SALA DE AULA E NA ESCOLA E POSSAM, ASSIM, PENSAR EM ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS DIVERSIDADES QUE VENHAM A CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS.