Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESCOLA PÚBLICA, ESCOLA PÚBLICA Pôster (PO) GT-02 – A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64487
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 673
    "titulo" => "ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => """
      O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM AS POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES,  FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES, POR MEIO DA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO ? EDUCAÇÃO BÁSICA, E TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A MERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA, A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO (BRASIL, 2019). O PRESENTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR BOLSISTAS/RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, ATRAVÉS DA VIVÊNCIA COM O\r\n
      PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. O ROGRAMA FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO UNDAMENTAL,\r\n
      LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB, BRASIL; NO PERÍODO DE MAR?O A SETEMBRO DE 2019; E TEVE COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DO 1 O E 2O ANO, CUJAS IDADES VARIARAM ENTRE 6 A 8 ANOS, DE AMBOS OS SEXOS. POR MEIO DA RESIDÊNCIA, PUDEMOS REALIZAR INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, ONDE FORAM REALIZADAS RODAS DE CONVERSAS COM OS ALUNOS NO INÍCIO DA AULA, INVESTIGANDO O QUE OS MESMOS SABIAM EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESPORTE APRESENTADO EM CADA AULA, ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO QUE ERA FEITA PELOS ALUNOS A PARTIR DA CON(VIVÊNCIA) COM O MEIO SOCIAL E CULTURAL\r\n
      QUE ESTÃO INSERIDOS. O PROGRAMA POSSIBILITA AOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA UMA APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE, ONDE PODE-SE CONHECER OS DESAFIOS E CONQUISTAS QUE ESTÃO PRESENTES NO OTIDIANO JUNTO A DOCÊNCIA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-02 – A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESCOLA PÚBLICA, ESCOLA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA18_ID673_08102019093012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEILSON DIAS DE MACEDO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR"
    "autor_email" => "juniormacedo71@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64487
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 673
    "titulo" => "ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => """
      O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM AS POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES,  FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES, POR MEIO DA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO ? EDUCAÇÃO BÁSICA, E TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A MERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA, A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO (BRASIL, 2019). O PRESENTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR BOLSISTAS/RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, ATRAVÉS DA VIVÊNCIA COM O\r\n
      PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. O ROGRAMA FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO UNDAMENTAL,\r\n
      LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB, BRASIL; NO PERÍODO DE MAR?O A SETEMBRO DE 2019; E TEVE COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DO 1 O E 2O ANO, CUJAS IDADES VARIARAM ENTRE 6 A 8 ANOS, DE AMBOS OS SEXOS. POR MEIO DA RESIDÊNCIA, PUDEMOS REALIZAR INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, ONDE FORAM REALIZADAS RODAS DE CONVERSAS COM OS ALUNOS NO INÍCIO DA AULA, INVESTIGANDO O QUE OS MESMOS SABIAM EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESPORTE APRESENTADO EM CADA AULA, ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO QUE ERA FEITA PELOS ALUNOS A PARTIR DA CON(VIVÊNCIA) COM O MEIO SOCIAL E CULTURAL\r\n
      QUE ESTÃO INSERIDOS. O PROGRAMA POSSIBILITA AOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA UMA APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE, ONDE PODE-SE CONHECER OS DESAFIOS E CONQUISTAS QUE ESTÃO PRESENTES NO OTIDIANO JUNTO A DOCÊNCIA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-02 – A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESCOLA PÚBLICA, ESCOLA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA18_ID673_08102019093012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEILSON DIAS DE MACEDO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR"
    "autor_email" => "juniormacedo71@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM AS POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES, POR MEIO DA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO ? EDUCAÇÃO BÁSICA, E TEM POR OBJETIVO INDUZIR O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A MERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA, A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO (BRASIL, 2019). O PRESENTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR BOLSISTAS/RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, ATRAVÉS DA VIVÊNCIA COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. O ROGRAMA FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO UNDAMENTAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB, BRASIL; NO PERÍODO DE MAR?O A SETEMBRO DE 2019; E TEVE COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DO 1 O E 2O ANO, CUJAS IDADES VARIARAM ENTRE 6 A 8 ANOS, DE AMBOS OS SEXOS. POR MEIO DA RESIDÊNCIA, PUDEMOS REALIZAR INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, ONDE FORAM REALIZADAS RODAS DE CONVERSAS COM OS ALUNOS NO INÍCIO DA AULA, INVESTIGANDO O QUE OS MESMOS SABIAM EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESPORTE APRESENTADO EM CADA AULA, ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO QUE ERA FEITA PELOS ALUNOS A PARTIR DA CON(VIVÊNCIA) COM O MEIO SOCIAL E CULTURAL QUE ESTÃO INSERIDOS. O PROGRAMA POSSIBILITA AOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA UMA APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE, ONDE PODE-SE CONHECER OS DESAFIOS E CONQUISTAS QUE ESTÃO PRESENTES NO OTIDIANO JUNTO A DOCÊNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.