? NOTÓRIA A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR AS CAMADAS DA TERRA, POIS ? POR MEIO DESTA QUE CONSEGUIMOS ENTENDER TODA A DINAMICIDADE DO PLANETA, COMO JUNÇÃO DE ROCHAS, FORMAÇÃO DE MINERAIS E, CONSEQUENTEMENTE, CONHECEREMOS SUAS CARACTERÍSTICAS GEOLÓGICAS DO CENTRO DA TERRA. TENDO EM VISTA QUE NESTA PROPOSTA OS ALUNOS UTILIZARAM ESTA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA UMA MAIOR COMPRESSÃO, POIS ?SABER QUE ENSINAR NÃO ? TRANSFERIR CONHECIMENTO, MAS CRIAR AS POSSIBILIDADES PARA A SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO? (FREIRE, 1996, P. 47). SENDO ASSIM, INDO POR UM VIÉS MAIS ATRATIVO PARA QUE OCORRA UM ENSINO-APRENDIZAGEM SATISFATÓRIO, POIS DEPOSITAM NAS MAQUETES A COMPREENSÃO DESTE ALUNO EM SEREM OS PRÓPRIOS CONSTRUTORES/AUTORES DESTA APRENDIZAGEM PESSOAL. NA PRÁTICA DESTAS MAQUETES O INTERESSE ? TORNAR A AULA DE GEOGRAFIA MAIS ATRATIVA, PALPAV?L A ESTE ALUNADO QUE, EM SUA MAIORIA, VEM DE AULAS SEM INTERAÇÃO, OU SEJA, DE AULAS QUE FAZEM O DISCENTE NÃO BUSCAR ALÉM DO CONHECIMENTO QUE LHE FOI EXPOSTO EM SALA DE AULA, ENTÃO O OBJETIVO DO PROFESSOR ? OFERECER ESTA POSSIBILIDADE DE INSTIGAR A TURMA, ORIENTAR QUAL O CAMINHO DESTE HORIZONTE DE CONHECIMENTOS QUE ESTE ALUNO TEM PARA TRILHAR, RESULTANDO EM UMA ASSIMILAÇÃO SATISFATÓRIA DO ASSUNTO TRABALHADO. AO FINAL DA CONSTRUÇÃO DAS MAQUETES, FOI POSSIVEL ATINGIR OS ALUNOS NA COMPREENSÃO DO ASSUNTO DE FORMA CONCRETA, POIS CONSTATARAM VISIVELMENTE COMO OCORRE TODA A DINÂMICA INTERNA TERRESTRE, ISTO ?, AO ANALISAR CADA CAMADA DA TERRA E ESTUDAR SUAS FUNÇÕES GERARAM CONHECIMENTO PESSOAL DE UMA FORMA MAIS PALP?VEL.