Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ESTRUTURAS INTERNAS DO PLANETA TERRA: CROSTA, MANTO E N?CLEO.

Palavra-chaves: CAMADAS DA TERRA, MAQUETES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRÁTICAS DOCENTE, PRÁTICAS DOCENTE Pôster (PO) GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64488
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 122
    "inscrito_id" => 215
    "titulo" => "ESTRUTURAS INTERNAS DO PLANETA TERRA: CROSTA, MANTO E N?CLEO."
    "resumo" => "? NOTÓRIA A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR AS CAMADAS DA TERRA, POIS ? POR MEIO DESTA QUE CONSEGUIMOS ENTENDER TODA A DINAMICIDADE DO PLANETA, COMO JUNÇÃO DE ROCHAS, FORMAÇÃO DE MINERAIS E, CONSEQUENTEMENTE, CONHECEREMOS SUAS CARACTERÍSTICAS GEOLÓGICAS DO CENTRO DA TERRA. TENDO EM VISTA QUE NESTA PROPOSTA OS ALUNOS UTILIZARAM ESTA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA UMA MAIOR COMPRESSÃO, POIS ?SABER QUE ENSINAR NÃO ? TRANSFERIR CONHECIMENTO, MAS CRIAR AS POSSIBILIDADES PARA A SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO? (FREIRE, 1996, P. 47). SENDO ASSIM, INDO POR UM VIÉS MAIS ATRATIVO PARA QUE OCORRA UM ENSINO-APRENDIZAGEM SATISFATÓRIO, POIS DEPOSITAM NAS MAQUETES A COMPREENSÃO DESTE ALUNO EM SEREM OS PRÓPRIOS CONSTRUTORES/AUTORES DESTA APRENDIZAGEM PESSOAL. NA PRÁTICA DESTAS MAQUETES O INTERESSE ? TORNAR A AULA DE GEOGRAFIA MAIS ATRATIVA, PALPAV?L A ESTE ALUNADO QUE, EM SUA MAIORIA, VEM DE AULAS SEM INTERAÇÃO, OU SEJA, DE AULAS QUE FAZEM O DISCENTE NÃO BUSCAR ALÉM DO CONHECIMENTO QUE LHE FOI EXPOSTO EM SALA DE AULA, ENTÃO O OBJETIVO DO PROFESSOR ? OFERECER ESTA POSSIBILIDADE DE INSTIGAR A TURMA, ORIENTAR QUAL O CAMINHO DESTE HORIZONTE DE CONHECIMENTOS QUE ESTE ALUNO TEM PARA TRILHAR, RESULTANDO EM UMA   ASSIMILAÇÃO SATISFATÓRIA  DO ASSUNTO TRABALHADO. AO FINAL DA CONSTRUÇÃO DAS MAQUETES, FOI POSSIVEL ATINGIR OS ALUNOS NA COMPREENSÃO DO ASSUNTO DE FORMA CONCRETA, POIS CONSTATARAM VISIVELMENTE COMO OCORRE TODA A DINÂMICA INTERNA TERRESTRE, ISTO ?, AO ANALISAR CADA CAMADA DA TERRA E ESTUDAR SUAS FUNÇÕES GERARAM CONHECIMENTO PESSOAL DE UMA FORMA MAIS PALP?VEL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "CAMADAS DA TERRA, MAQUETES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRÁTICAS DOCENTE, PRÁTICAS DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID215_11102019224348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL AZEVEDO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL AZEVEDO"
    "autor_email" => "rafaelazevedo100@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64488
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 122
    "inscrito_id" => 215
    "titulo" => "ESTRUTURAS INTERNAS DO PLANETA TERRA: CROSTA, MANTO E N?CLEO."
    "resumo" => "? NOTÓRIA A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR AS CAMADAS DA TERRA, POIS ? POR MEIO DESTA QUE CONSEGUIMOS ENTENDER TODA A DINAMICIDADE DO PLANETA, COMO JUNÇÃO DE ROCHAS, FORMAÇÃO DE MINERAIS E, CONSEQUENTEMENTE, CONHECEREMOS SUAS CARACTERÍSTICAS GEOLÓGICAS DO CENTRO DA TERRA. TENDO EM VISTA QUE NESTA PROPOSTA OS ALUNOS UTILIZARAM ESTA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA UMA MAIOR COMPRESSÃO, POIS ?SABER QUE ENSINAR NÃO ? TRANSFERIR CONHECIMENTO, MAS CRIAR AS POSSIBILIDADES PARA A SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO? (FREIRE, 1996, P. 47). SENDO ASSIM, INDO POR UM VIÉS MAIS ATRATIVO PARA QUE OCORRA UM ENSINO-APRENDIZAGEM SATISFATÓRIO, POIS DEPOSITAM NAS MAQUETES A COMPREENSÃO DESTE ALUNO EM SEREM OS PRÓPRIOS CONSTRUTORES/AUTORES DESTA APRENDIZAGEM PESSOAL. NA PRÁTICA DESTAS MAQUETES O INTERESSE ? TORNAR A AULA DE GEOGRAFIA MAIS ATRATIVA, PALPAV?L A ESTE ALUNADO QUE, EM SUA MAIORIA, VEM DE AULAS SEM INTERAÇÃO, OU SEJA, DE AULAS QUE FAZEM O DISCENTE NÃO BUSCAR ALÉM DO CONHECIMENTO QUE LHE FOI EXPOSTO EM SALA DE AULA, ENTÃO O OBJETIVO DO PROFESSOR ? OFERECER ESTA POSSIBILIDADE DE INSTIGAR A TURMA, ORIENTAR QUAL O CAMINHO DESTE HORIZONTE DE CONHECIMENTOS QUE ESTE ALUNO TEM PARA TRILHAR, RESULTANDO EM UMA   ASSIMILAÇÃO SATISFATÓRIA  DO ASSUNTO TRABALHADO. AO FINAL DA CONSTRUÇÃO DAS MAQUETES, FOI POSSIVEL ATINGIR OS ALUNOS NA COMPREENSÃO DO ASSUNTO DE FORMA CONCRETA, POIS CONSTATARAM VISIVELMENTE COMO OCORRE TODA A DINÂMICA INTERNA TERRESTRE, ISTO ?, AO ANALISAR CADA CAMADA DA TERRA E ESTUDAR SUAS FUNÇÕES GERARAM CONHECIMENTO PESSOAL DE UMA FORMA MAIS PALP?VEL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "CAMADAS DA TERRA, MAQUETES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRÁTICAS DOCENTE, PRÁTICAS DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID215_11102019224348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL AZEVEDO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL AZEVEDO"
    "autor_email" => "rafaelazevedo100@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

? NOTÓRIA A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR AS CAMADAS DA TERRA, POIS ? POR MEIO DESTA QUE CONSEGUIMOS ENTENDER TODA A DINAMICIDADE DO PLANETA, COMO JUNÇÃO DE ROCHAS, FORMAÇÃO DE MINERAIS E, CONSEQUENTEMENTE, CONHECEREMOS SUAS CARACTERÍSTICAS GEOLÓGICAS DO CENTRO DA TERRA. TENDO EM VISTA QUE NESTA PROPOSTA OS ALUNOS UTILIZARAM ESTA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA UMA MAIOR COMPRESSÃO, POIS ?SABER QUE ENSINAR NÃO ? TRANSFERIR CONHECIMENTO, MAS CRIAR AS POSSIBILIDADES PARA A SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO? (FREIRE, 1996, P. 47). SENDO ASSIM, INDO POR UM VIÉS MAIS ATRATIVO PARA QUE OCORRA UM ENSINO-APRENDIZAGEM SATISFATÓRIO, POIS DEPOSITAM NAS MAQUETES A COMPREENSÃO DESTE ALUNO EM SEREM OS PRÓPRIOS CONSTRUTORES/AUTORES DESTA APRENDIZAGEM PESSOAL. NA PRÁTICA DESTAS MAQUETES O INTERESSE ? TORNAR A AULA DE GEOGRAFIA MAIS ATRATIVA, PALPAV?L A ESTE ALUNADO QUE, EM SUA MAIORIA, VEM DE AULAS SEM INTERAÇÃO, OU SEJA, DE AULAS QUE FAZEM O DISCENTE NÃO BUSCAR ALÉM DO CONHECIMENTO QUE LHE FOI EXPOSTO EM SALA DE AULA, ENTÃO O OBJETIVO DO PROFESSOR ? OFERECER ESTA POSSIBILIDADE DE INSTIGAR A TURMA, ORIENTAR QUAL O CAMINHO DESTE HORIZONTE DE CONHECIMENTOS QUE ESTE ALUNO TEM PARA TRILHAR, RESULTANDO EM UMA ASSIMILAÇÃO SATISFATÓRIA DO ASSUNTO TRABALHADO. AO FINAL DA CONSTRUÇÃO DAS MAQUETES, FOI POSSIVEL ATINGIR OS ALUNOS NA COMPREENSÃO DO ASSUNTO DE FORMA CONCRETA, POIS CONSTATARAM VISIVELMENTE COMO OCORRE TODA A DINÂMICA INTERNA TERRESTRE, ISTO ?, AO ANALISAR CADA CAMADA DA TERRA E ESTUDAR SUAS FUNÇÕES GERARAM CONHECIMENTO PESSOAL DE UMA FORMA MAIS PALP?VEL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.