O ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA ? UMA TAREFA COMPLEXA POR ENVOLVER ESTUDOS DE FENÔMENOS DA VIDA EM TODA SUA DIVERSIDADE DE MANIFESTAÇÕES NO SEU MEIO, COM ISSO PARA SE TER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NESSAS DISCIPLINAS A DIDÁTICA SE FAZ IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. ASSIM O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O USO DA MODELAGEM DIDÁTICA, QUE COMPREENDE A REPRESENTAÇÃO PARCIAL DE UM OBJETO, NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS, ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA VIVIDA EM SALA DE AULA, PROPORCIONADA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O QUAL ? OFERECIDO PELA FUNDAÇÃO CAPES. AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS COM 36 ALUNOS, DE ESCOLA PÚBLICA, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, E O TEMA ESCOLHIDO PARA FABRICAÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS FOI SISTEMA LOCOMOTOR HUMANO. OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM 6 GRUPOS FICANDO CADA GRUPO RESPONSÁVEL POR CONFECCIONAR AS PARTES DO ESQUELETO HUMANO COM BASE NAS IMAGENS EXPOSTAS EM SALA DE AULA, SENDO OS MATERIAIS UTILIZADOS TODOS DE BAIXO CUSTO. A PARTIR DA CONFECÇÃO DOS MODELOS, OS ALUNOS PUDERAM EXPOR OS NOMES QUE COMP?EM CADA PARTE DO ESQUELETO HUMANO, RELACIONANDO-AS COM A FUNÇÃO, TORNANDO O ENSINO APRENDIZADO ALGO ATRATIVO E INTERATIVO. A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COM MODELAGEM DIDÁTICA MOSTROU A IMPORTÂNCIA DESSA METODOLOGIA PARA UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA, E QUE CABE AO PROFESSOR SAIR DO PONTO DE CONFORTO E ENFRENTAR AS DIFICULDADES VIVIDAS EM SALA DE AULA, BUSCANDO NOVOS INSTRUMENTOS FACILITADORES QUE TENHAM RESULTADOS EXITOSOS.