A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR E ANALISAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). SERÁ APRESENTADA A CONCEPÇÃO DO ATUAL DOCUMENTO NORMATIVO EDUCACIONAL QUE ENTRAR? EM VIGOR NO ANO DE 2020 NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO BRASIL, BEM COMO A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER TRABALHOS COM AS TEMÁTICAS CONTEMPOR?NEAS QUE DEVEM INTEGRAR A PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO ESCOLAR. A PESQUISA FOI BASEADA EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS, APROFUNDANDO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, ASSIM COMO TAMBÉM, REVISTAS EDUCACIONAIS E REPORTAGENS QUE REGISTRARAM A GRANDE DISCUSSÃO QUE FOI GERADA SOBRE O NOVO GUIA DE APOIO PARA A CONSTRUÇÃO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES, ALÉM DO MAIS, CONSTA COM O RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO PRÁTICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) NA ESCOLA ESTADUAL CIDADE INTEGRAL OBD?LIA DANTAS DA CIDADE DE CATOLÉ DO ROCHA - PB EM 2018 / 2019. O REFERIDO ESTUDO INTENTOU CONTRIBUIR COM A VALORIZAÇÃO DAS PROPOSTAS DA BNCC EM RELAÇÃO ÀS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E SEUS PRINCÍPIOS INTELECTUAIS, SOCIAIS E PESSOAIS, A FIM DE DESPERTAR PARA UMA FORMAÇÃO ESCOLAR QUE V? ALÉM DE CONHECIMENTOS CONTEUDISTAS.