EM 2016, O GOVERNO DO ESTADO IMPLANTOU O PROGRAMA DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS (ECIS) E ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS TÉCNICAS (ECITS), COMO UM MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO ESCOLAR CENTRADO NO PROTAGONISMO JUVENIL E NO PROJETO DE VIDA DOS/AS ESTUDANTES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? ANALISAR O PROTAGONISMO JUVENIL NAS TURMAS DE SOCIOLOGIA DO 1? E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE-PB, COM BASE NA OBSERVAÇÃO REALIZADA NESTA ESCOLA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A ETNOGRAFIA, E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. IREMOS ANALISAR O PROTAGONISMO JUVENIL ? LUZ DA PERCEPÇÃO DE PAULO FREIRE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS/AS EDUCANDOS/AS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REALIZADA EM SUAS OBRAS ?PEDAGOGIA DO OPRIMIDO? (1968) E ?PEDAGOGIA DA AUTONOMIA? (1996). EM AMBOS, PAULO FREIRE TRAZ ? TONA A QUESTÃO DO CONFLITO ENTRE OPRESSORES VERSUS OPRIMIDOS, DE COMO SE FAZ NECESSÁRIA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DIALÓGICA QUE POSSA ORIENTAR UMA AÇÃO TENDO EM VISTA A SUPERAÇÃO DESSAS CONTRADIÇÕES.