A ABORDAGEM DA DICOTOMIA ESTRUTURALISTA LÍNGUA E FALA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67488 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1957 "inscrito_id" => 6711 "titulo" => "A ABORDAGEM DA DICOTOMIA ESTRUTURALISTA LÍNGUA E FALA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "ESSE TRABALHO ANALISA, POR MEIO DE PESQUISAS BIBLIOGR?FICAS, A ABORDAGEM DA DICOTOMIA SAUSSURIANA L?NGUA E FALA NOS LIVROS DID?TICOS DE L?NGUA PORTUGUESA MOSTRANDO COMO E DE QUE MANEIRA OS MATERIAIS PEDAG?GICOS UTILIZAM A DICOTOMIA, PROPOSTA POR FERDINAND DE SAUSSURE. PARA ISTO, O PRESENTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE NA TEORIA ESTRUTURALISTA DE SAUSSURE (2012), COM CONTRIBUI??ES DE MARTELOTTA (2012), PIETROFORTE (2013), CARVALHO E ROSA (2007). A METODOLOGIA DE PESQUISA EMPREENDIDA CONTRAP?E-SE ? PESQUISA QUANTITATIVA DE ORIENTA??O POSITIVISTA E CARACTERIZA-SE POR SER DE NATUREZA ESSENCIALMENTE QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, NO SENTIDO DE QUE TRABALHA COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRA??ES, CREN?AS, VALORES E ATITUDES (MINAYO, 2001), COM O INTUITO DE, A PARTIR DA INTERPRETA??O CR?TICA DO LIVRO DID?TICO, ERGUER CONHECIMENTOS SOBRE A ABORDAGEM ESTRUTURAL DA LINGUAGEM. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO SE DEU A PARTIR DE UM CORPUS DE OITO TEXTOS E EXERC?CIOS RETIRADOS DE LIVROS DID?TICOS DE L?NGUA PORTUGUESA TANTO DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO DE ENSINO M?DIO, COM O INTUITO DE FAZER UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DOIS N?VEIS EDUCACIONAIS FRENTE A ABORDAGEM A SER ANALISADA. ENTRE OS RESULTADOS EXTRA?DOS, PODEMOS DIZER QUE OS LIVROS DE ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAM PONTOS DE DISTANCIAMENTO ENTRE L?NGUA E FALA, ENQUANTO OS DE ENSINO M?DIO CONSEGUEM APROXIMAR AS DUAS ABORDAGENS SAUSSURIANAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ABORDAGEM ESTRUTURALISTA, LÍNGUA E FALA, LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID6711_19092020110146.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "andersomrany031@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67488 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1957 "inscrito_id" => 6711 "titulo" => "A ABORDAGEM DA DICOTOMIA ESTRUTURALISTA LÍNGUA E FALA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "ESSE TRABALHO ANALISA, POR MEIO DE PESQUISAS BIBLIOGR?FICAS, A ABORDAGEM DA DICOTOMIA SAUSSURIANA L?NGUA E FALA NOS LIVROS DID?TICOS DE L?NGUA PORTUGUESA MOSTRANDO COMO E DE QUE MANEIRA OS MATERIAIS PEDAG?GICOS UTILIZAM A DICOTOMIA, PROPOSTA POR FERDINAND DE SAUSSURE. PARA ISTO, O PRESENTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE NA TEORIA ESTRUTURALISTA DE SAUSSURE (2012), COM CONTRIBUI??ES DE MARTELOTTA (2012), PIETROFORTE (2013), CARVALHO E ROSA (2007). A METODOLOGIA DE PESQUISA EMPREENDIDA CONTRAP?E-SE ? PESQUISA QUANTITATIVA DE ORIENTA??O POSITIVISTA E CARACTERIZA-SE POR SER DE NATUREZA ESSENCIALMENTE QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, NO SENTIDO DE QUE TRABALHA COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRA??ES, CREN?AS, VALORES E ATITUDES (MINAYO, 2001), COM O INTUITO DE, A PARTIR DA INTERPRETA??O CR?TICA DO LIVRO DID?TICO, ERGUER CONHECIMENTOS SOBRE A ABORDAGEM ESTRUTURAL DA LINGUAGEM. O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO SE DEU A PARTIR DE UM CORPUS DE OITO TEXTOS E EXERC?CIOS RETIRADOS DE LIVROS DID?TICOS DE L?NGUA PORTUGUESA TANTO DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO DE ENSINO M?DIO, COM O INTUITO DE FAZER UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DOIS N?VEIS EDUCACIONAIS FRENTE A ABORDAGEM A SER ANALISADA. ENTRE OS RESULTADOS EXTRA?DOS, PODEMOS DIZER QUE OS LIVROS DE ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAM PONTOS DE DISTANCIAMENTO ENTRE L?NGUA E FALA, ENQUANTO OS DE ENSINO M?DIO CONSEGUEM APROXIMAR AS DUAS ABORDAGENS SAUSSURIANAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ABORDAGEM ESTRUTURALISTA, LÍNGUA E FALA, LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID6711_19092020110146.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "andersomrany031@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }