A SEQUÊNCIA FEDATHI E TECNOLOGIAS NA FIXAÇÃO DE CONCEITOS: UM ESTUDO DE CASO NA EEEP MANOEL MANO, CRATEÚS-CE.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67849 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2117 "inscrito_id" => 4605 "titulo" => "A SEQUÊNCIA FEDATHI E TECNOLOGIAS NA FIXAÇÃO DE CONCEITOS: UM ESTUDO DE CASO NA EEEP MANOEL MANO, CRATEÚS-CE." "resumo" => "O USO DE TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL INDUZ À ATUALIZAÇÃO E ESTIMULA A APRENDIZAGEM DE FORMA SIGNIFICATIVA, COM FERRAMENTAS QUE APROXIMAM A REALIDADE DOS ALUNOS E NO APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS DO PROFISSIONAL DOCENTE. PARA ISSO, A SEQUÊNCIA FEDATHI (SF) SURGE COMO METODOLOGIA DE ENSINO QUE MOSTRA SUGESTÕES DE CONDUÇÃO DAS AULAS, EXPRESSA UM CUIDADO FORA DE SALA DE AULA, CONSIDERANDO O PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO DE SESSÕES DIDÁTICAS, O PROFESSOR É MEDIADOR, ESTIMULA A CURIOSIDADE, VALORIZA OS ERROS E DESEMPENHO DISCENTE. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR O USO DAS TECNOLOGIAS PARA FIXAÇÃO DE CONCEITOS SEGUINDO OS PRINCÍPIOS DAS ETAPAS DA SF. NAS ESPECIFICIDADES EM ANALISAR AS ETAPAS DO PROCESSO DE ENSINO COM O USO DAS TECNOLOGIAS EM PARALELO A AÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO, TENDO AS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA FIXAÇÃO DE CONCEITOS DE BIOLOGIA. A METODOLOGIA FOI UM ESTUDO DE CASO, COM A COLETA DE INFORMAÇÕES QUE OCORREU ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTAL, COM QUESTÕES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS, VOLTADOS PARA UM GRUPO AMOSTRAL DE QUARENTA E CINCO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANOEL MANO, CRATEÚS CEARÁ, COM INDAGAÇÕES AVALIATIVAS SOBRE AS PROPOSTAS DO USO DAS TECNOLOGIAS E DA SF PARA FIXAÇÃO DE CONCEITOS DA BIOLOGIA. COM ANÁLISE DOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS MODELOS DE ENSINO FAVORECERAM A FIXAÇÃO DE CONCEITO, SOBRETUDO PELO ASPECTO INFORMÁTICO, PELAS REFLEXÕES, COMPREENSÕES E INTERAÇÕES QUE PROPÍCIA ENTRE PROFESSOR E ALUNOS NA ELABORAÇÃO DO SABER. PORTANTO, ESSA PROPOSTA EVIDENCIA UM NOVO JEITO DE ENSINAR E APRENDER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, SEQUÊNCIA FEDATHI, ESTUDO DE CASO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4605_28092020152804.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MACIEL BOMFIM DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MACIEL BOMFIM" "autor_email" => "maciel.biologia@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67849 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2117 "inscrito_id" => 4605 "titulo" => "A SEQUÊNCIA FEDATHI E TECNOLOGIAS NA FIXAÇÃO DE CONCEITOS: UM ESTUDO DE CASO NA EEEP MANOEL MANO, CRATEÚS-CE." "resumo" => "O USO DE TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL INDUZ À ATUALIZAÇÃO E ESTIMULA A APRENDIZAGEM DE FORMA SIGNIFICATIVA, COM FERRAMENTAS QUE APROXIMAM A REALIDADE DOS ALUNOS E NO APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS DO PROFISSIONAL DOCENTE. PARA ISSO, A SEQUÊNCIA FEDATHI (SF) SURGE COMO METODOLOGIA DE ENSINO QUE MOSTRA SUGESTÕES DE CONDUÇÃO DAS AULAS, EXPRESSA UM CUIDADO FORA DE SALA DE AULA, CONSIDERANDO O PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO DE SESSÕES DIDÁTICAS, O PROFESSOR É MEDIADOR, ESTIMULA A CURIOSIDADE, VALORIZA OS ERROS E DESEMPENHO DISCENTE. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR O USO DAS TECNOLOGIAS PARA FIXAÇÃO DE CONCEITOS SEGUINDO OS PRINCÍPIOS DAS ETAPAS DA SF. NAS ESPECIFICIDADES EM ANALISAR AS ETAPAS DO PROCESSO DE ENSINO COM O USO DAS TECNOLOGIAS EM PARALELO A AÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO, TENDO AS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA FIXAÇÃO DE CONCEITOS DE BIOLOGIA. A METODOLOGIA FOI UM ESTUDO DE CASO, COM A COLETA DE INFORMAÇÕES QUE OCORREU ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTAL, COM QUESTÕES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS, VOLTADOS PARA UM GRUPO AMOSTRAL DE QUARENTA E CINCO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANOEL MANO, CRATEÚS CEARÁ, COM INDAGAÇÕES AVALIATIVAS SOBRE AS PROPOSTAS DO USO DAS TECNOLOGIAS E DA SF PARA FIXAÇÃO DE CONCEITOS DA BIOLOGIA. COM ANÁLISE DOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS MODELOS DE ENSINO FAVORECERAM A FIXAÇÃO DE CONCEITO, SOBRETUDO PELO ASPECTO INFORMÁTICO, PELAS REFLEXÕES, COMPREENSÕES E INTERAÇÕES QUE PROPÍCIA ENTRE PROFESSOR E ALUNOS NA ELABORAÇÃO DO SABER. PORTANTO, ESSA PROPOSTA EVIDENCIA UM NOVO JEITO DE ENSINAR E APRENDER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, SEQUÊNCIA FEDATHI, ESTUDO DE CASO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4605_28092020152804.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MACIEL BOMFIM DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MACIEL BOMFIM" "autor_email" => "maciel.biologia@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }