ANÁLISE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67937 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2675 "inscrito_id" => 6356 "titulo" => "ANÁLISE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "MUITO SE TEM FALADO, REFLETIDO E DISCUTIDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR. MESMO COM A FALTA DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EFETIVAMENTE VOLTADA A ESSA INCLUSÃO, NOTA-SE, HOJE EM DIA, QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NÃO FICAM RESTRITAS AS ESCOLAS ESPECIAIS OU FORA DELAS, MAS QUE TAMBÉM FREQUENTAM AS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR, MESMO QUE EM PEQUENA PROPORÇÃO. O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES SÃO ASSUNTOS QUE, CONCILIADOS, GERAM QUESTIONAMENTOS, REFLEXÕES E POLÊMICAS. DE ACORDO COM O DOCUMENTO PRODUZIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, HÁ A SUGESTÃO DE INCLUIR UMA DISCIPLINA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE MAGISTÉRIO, PEDAGOGIA E LICENCIATURAS. MAS, NA GRANDE MAIORIA, OS CURSOS DE FORMAÇÃO NÃO TRATAM DESTA TEMÁTICA E, QUANDO O FAZEM PREDOMINA A SUPERFICIALIDADE NAS DISCUSSÕES, MUITAS VEZES, CENTRADAS APENAS NA DEFICIÊNCIA PARA JUSTIFICAR A SEGREGAÇÃO. DE ACORDO COM ESTA PROBLEMÁTICA DE REFLEXÃO E DEVIDO À NECESSIDADE DE BUSCAR RESPOSTAS PARA QUESTÕES ACERCA DA CAPACITAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO, PRETENDE-SE INVESTIGAR, ATRAVÉS DA PESQUISA EM DOCUMENTOS E NA LITERATURA CENTRALIZADA NESSE TEMA, COMO LICENCIADOS EM QUÍMICA PODEM SE ADEQUAR AO ENSINO DA MESMA A FIM DE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. NOTOU-SE QUE ESTA ADEQUAÇÃO, APESAR DE LENTA, PODE SER AMENIZADA ATRAVÉS DA CONFECÇÃO DE MATERIAIS QUE AUXILIEM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA SALA DE AULA E QUE REALMENTE CUMPRA SEU PAPEL DE INSERÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E CONSCIENTES DE SEU PAPEL NA SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6356_01102020211417.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DE FIGUEIREDO LIMA" "autor_nome_curto" => "JULIANA DE FIGUEIREDO" "autor_email" => "flimajuliana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67937 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2675 "inscrito_id" => 6356 "titulo" => "ANÁLISE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "MUITO SE TEM FALADO, REFLETIDO E DISCUTIDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR. MESMO COM A FALTA DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EFETIVAMENTE VOLTADA A ESSA INCLUSÃO, NOTA-SE, HOJE EM DIA, QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NÃO FICAM RESTRITAS AS ESCOLAS ESPECIAIS OU FORA DELAS, MAS QUE TAMBÉM FREQUENTAM AS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR, MESMO QUE EM PEQUENA PROPORÇÃO. O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES SÃO ASSUNTOS QUE, CONCILIADOS, GERAM QUESTIONAMENTOS, REFLEXÕES E POLÊMICAS. DE ACORDO COM O DOCUMENTO PRODUZIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, HÁ A SUGESTÃO DE INCLUIR UMA DISCIPLINA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE MAGISTÉRIO, PEDAGOGIA E LICENCIATURAS. MAS, NA GRANDE MAIORIA, OS CURSOS DE FORMAÇÃO NÃO TRATAM DESTA TEMÁTICA E, QUANDO O FAZEM PREDOMINA A SUPERFICIALIDADE NAS DISCUSSÕES, MUITAS VEZES, CENTRADAS APENAS NA DEFICIÊNCIA PARA JUSTIFICAR A SEGREGAÇÃO. DE ACORDO COM ESTA PROBLEMÁTICA DE REFLEXÃO E DEVIDO À NECESSIDADE DE BUSCAR RESPOSTAS PARA QUESTÕES ACERCA DA CAPACITAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO, PRETENDE-SE INVESTIGAR, ATRAVÉS DA PESQUISA EM DOCUMENTOS E NA LITERATURA CENTRALIZADA NESSE TEMA, COMO LICENCIADOS EM QUÍMICA PODEM SE ADEQUAR AO ENSINO DA MESMA A FIM DE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. NOTOU-SE QUE ESTA ADEQUAÇÃO, APESAR DE LENTA, PODE SER AMENIZADA ATRAVÉS DA CONFECÇÃO DE MATERIAIS QUE AUXILIEM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA SALA DE AULA E QUE REALMENTE CUMPRA SEU PAPEL DE INSERÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E CONSCIENTES DE SEU PAPEL NA SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6356_01102020211417.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DE FIGUEIREDO LIMA" "autor_nome_curto" => "JULIANA DE FIGUEIREDO" "autor_email" => "flimajuliana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }