CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE E IDENTIDADE DOCENTE – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68234 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1333 "inscrito_id" => 6358 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE E IDENTIDADE DOCENTE – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "É INEVITÁVEL QUE A DISCUSSÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SURJA AO TRATARMOS SOBRE A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO PAÍS. UMA DAS ETAPAS ESSENCIAIS PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, É A DO CONTATO INICIAL DO LICENCIANDO COM A ESCOLA AINDA DURANTE O CURSO DE LICENCIATURA. O PIBID É, UMA PORTA DE ENTRADA QUE OS ALUNOS DE LICENCIATURA AINDA INEXPERIENTES UTILIZAM PARA ADENTRAR O UNIVERSO ESCOLAR, E, PORTANTO, POSSUI UMA RIQUEZA DE CONCEITUAÇÕES E ESPAÇOS DE FORMAÇÃO QUE PRECISAM SER ESTUDADOS. COM ESTE CENÁRIO EM MENTE, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PERÍODO DE 2009-2019 QUE TRABALHARAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA JUNTAMENTE A ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PIBID, BUSCANDO COMPREENDER QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. COMO RESULTADOS OBTIVEMOS QUATRO CATEGORIAS TEMÁTICAS: "PROFISSIONALIDADE DOCENTE", "IDENTIDADE DOCENTE", "ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA" E "PROFESSOR PESQUISADOR", DAS QUAIS AS DUAS PRIMEIRAS SERÃO OBJETO DE ANÁLISE DO PRESENTE TRABALHO. ALÉM DE SERVIR COMO UMA FONTE DE DADOS DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA COMPREENDER A INFLUÊNCIA DO PIBID AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ESTA REVISÃO SISTEMÁTICA PERMITIU QUE PERCEBÊSSEMOS ALGUNS CONTRAPONTOS ENTRE OS AUTORES SOBRE AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E DE PROCESSOS REFLEXIVOS NO PROGRAMA, ENTRETANTO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O PROGRAMA POSSUI POTENCIAL PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DA PROFISSIONALIDADE E DA IDENTIDADE DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6358_01092020144415.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA OLIVEIRA CIPRIANO" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA OLIVEIRA CIPRIANO" "autor_email" => "ciprianogca@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68234 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1333 "inscrito_id" => 6358 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE E IDENTIDADE DOCENTE – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "É INEVITÁVEL QUE A DISCUSSÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SURJA AO TRATARMOS SOBRE A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO PAÍS. UMA DAS ETAPAS ESSENCIAIS PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, É A DO CONTATO INICIAL DO LICENCIANDO COM A ESCOLA AINDA DURANTE O CURSO DE LICENCIATURA. O PIBID É, UMA PORTA DE ENTRADA QUE OS ALUNOS DE LICENCIATURA AINDA INEXPERIENTES UTILIZAM PARA ADENTRAR O UNIVERSO ESCOLAR, E, PORTANTO, POSSUI UMA RIQUEZA DE CONCEITUAÇÕES E ESPAÇOS DE FORMAÇÃO QUE PRECISAM SER ESTUDADOS. COM ESTE CENÁRIO EM MENTE, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PERÍODO DE 2009-2019 QUE TRABALHARAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA JUNTAMENTE A ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PIBID, BUSCANDO COMPREENDER QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. COMO RESULTADOS OBTIVEMOS QUATRO CATEGORIAS TEMÁTICAS: "PROFISSIONALIDADE DOCENTE", "IDENTIDADE DOCENTE", "ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA" E "PROFESSOR PESQUISADOR", DAS QUAIS AS DUAS PRIMEIRAS SERÃO OBJETO DE ANÁLISE DO PRESENTE TRABALHO. ALÉM DE SERVIR COMO UMA FONTE DE DADOS DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA COMPREENDER A INFLUÊNCIA DO PIBID AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ESTA REVISÃO SISTEMÁTICA PERMITIU QUE PERCEBÊSSEMOS ALGUNS CONTRAPONTOS ENTRE OS AUTORES SOBRE AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E DE PROCESSOS REFLEXIVOS NO PROGRAMA, ENTRETANTO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O PROGRAMA POSSUI POTENCIAL PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DA PROFISSIONALIDADE E DA IDENTIDADE DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6358_01092020144415.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA OLIVEIRA CIPRIANO" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA OLIVEIRA CIPRIANO" "autor_email" => "ciprianogca@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }