DISTRATORES E SUA CORRELAÇÃO COM RECURSO DIDÁTICO EM QUESTÃO DE PROBABILIDADE DE EVENTOS DEPENDENTES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68345 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1444 "inscrito_id" => 4842 "titulo" => "DISTRATORES E SUA CORRELAÇÃO COM RECURSO DIDÁTICO EM QUESTÃO DE PROBABILIDADE DE EVENTOS DEPENDENTES" "resumo" => "ESTE ESTUDO SE PROPÕE A ANALISAR OS PRINCIPAIS DISTRATORES ENCONTRADOS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÃO CONTENDO RECURSO DIDÁTICO ABORDANDO O ASSUNTO DE PROBABILIDADE DE EVENTOS DEPENDENTES, OBSERVANDO SE O RECURSO FOI UTILIZADO PELOS ALUNOS E SE TRAZIA EFICÁCIA NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO OU LEVAVA-O A UM EQUÍVOCO. DISTRATORES SÃO ITENS DE QUESTÕES OBJETIVAS QUE CONTÉM ERROS ONDE O ALUNO TENDE A ESCOLHER OU ENCONTRAR RESPOSTAS A PARTIR DE DISTRAÇÕES QUE APAREÇAM NA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO. ELES POSSIBILITAM AO PROFESSOR APROXIMAR UMA AVALIAÇÃO SOMATIVA A UMA ETAPA FORMATIVA, ATRAVÉS DA JUSTIFICAÇÃO DOS DISTRATORES CONDUZINDO A MAIOR CLAREZA QUANTO AO RACIOCÍNIO QUE LEVOU O ALUNO A ESCOLHER PELO ITEM. RECURSOS DIDÁTICOS, POR SUA VEZ, SERVEM PARA ALAVANCAR O APRENDIZADO MEDIANDO E FACILITANDO A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES. OS RECURSOS DIDÁTICOS, DEPENDENDO DO MANEJO, PODEM VIR A SER DISTRATORES CONSIDERADO QUE SÃO UMA FERRAMENTA À MAIS NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO. NESTE ESTUDO, ELABOROU-SE UMA QUESTÃO POSTERIORMENTE APLICADA A 54 ALUNOS, DOS QUAIS 24 FORAM EXCLUÍDOS DO ESTUDO DEVIDO A ILEGITIMIDADE NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO. COMO RESULTADOS, CLASSIFICARAM-SE OS 30 ALUNOS QUANTO A SUA ESCOLARIDADE, IDADE, EXISTÊNCIA DO CONHECIMENTO EM PROBABILIDADE, USO DO RECURSO E ÊXITO NA RESPOSTA. DENTRE ELES, OBSERVOU-SE QUE 47% ERAM DO NONO ANO DO ENSINO MÉDIO, TINHAM ENTRE 13 E 15 ANOS E EM APENAS 2 CASOS OBTEVE-SE A RESPOSTA CORRETA, CONCLUINDO-SE QUE A PRESENÇA DO RECURSO DIDÁTICO OU DESVIOS NA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO CONDUZIRAM A ALTOS ÍNDICES DE EQUÍVOCOS NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "DISTRATORES, RECURSO DIDÁTICO, PROBABILIDADE DE EVENTOS DEPENDENTES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA13_ID4842_01092020184833.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRYD SAMARA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "INGRYD RODRIGUES" "autor_email" => "ingryd.rodrigues@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68345 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1444 "inscrito_id" => 4842 "titulo" => "DISTRATORES E SUA CORRELAÇÃO COM RECURSO DIDÁTICO EM QUESTÃO DE PROBABILIDADE DE EVENTOS DEPENDENTES" "resumo" => "ESTE ESTUDO SE PROPÕE A ANALISAR OS PRINCIPAIS DISTRATORES ENCONTRADOS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÃO CONTENDO RECURSO DIDÁTICO ABORDANDO O ASSUNTO DE PROBABILIDADE DE EVENTOS DEPENDENTES, OBSERVANDO SE O RECURSO FOI UTILIZADO PELOS ALUNOS E SE TRAZIA EFICÁCIA NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO OU LEVAVA-O A UM EQUÍVOCO. DISTRATORES SÃO ITENS DE QUESTÕES OBJETIVAS QUE CONTÉM ERROS ONDE O ALUNO TENDE A ESCOLHER OU ENCONTRAR RESPOSTAS A PARTIR DE DISTRAÇÕES QUE APAREÇAM NA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO. ELES POSSIBILITAM AO PROFESSOR APROXIMAR UMA AVALIAÇÃO SOMATIVA A UMA ETAPA FORMATIVA, ATRAVÉS DA JUSTIFICAÇÃO DOS DISTRATORES CONDUZINDO A MAIOR CLAREZA QUANTO AO RACIOCÍNIO QUE LEVOU O ALUNO A ESCOLHER PELO ITEM. RECURSOS DIDÁTICOS, POR SUA VEZ, SERVEM PARA ALAVANCAR O APRENDIZADO MEDIANDO E FACILITANDO A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES. OS RECURSOS DIDÁTICOS, DEPENDENDO DO MANEJO, PODEM VIR A SER DISTRATORES CONSIDERADO QUE SÃO UMA FERRAMENTA À MAIS NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO. NESTE ESTUDO, ELABOROU-SE UMA QUESTÃO POSTERIORMENTE APLICADA A 54 ALUNOS, DOS QUAIS 24 FORAM EXCLUÍDOS DO ESTUDO DEVIDO A ILEGITIMIDADE NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO. COMO RESULTADOS, CLASSIFICARAM-SE OS 30 ALUNOS QUANTO A SUA ESCOLARIDADE, IDADE, EXISTÊNCIA DO CONHECIMENTO EM PROBABILIDADE, USO DO RECURSO E ÊXITO NA RESPOSTA. DENTRE ELES, OBSERVOU-SE QUE 47% ERAM DO NONO ANO DO ENSINO MÉDIO, TINHAM ENTRE 13 E 15 ANOS E EM APENAS 2 CASOS OBTEVE-SE A RESPOSTA CORRETA, CONCLUINDO-SE QUE A PRESENÇA DO RECURSO DIDÁTICO OU DESVIOS NA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO CONDUZIRAM A ALTOS ÍNDICES DE EQUÍVOCOS NA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "DISTRATORES, RECURSO DIDÁTICO, PROBABILIDADE DE EVENTOS DEPENDENTES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA13_ID4842_01092020184833.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRYD SAMARA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "INGRYD RODRIGUES" "autor_email" => "ingryd.rodrigues@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }