EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: ENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68375 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1268 "inscrito_id" => 4510 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: ENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É INSTRUMENTO ESSENCIAL NO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA MUDANÇAS DE VALORES E COMPORTAMENTOS EM FAVOR DE RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS MAIS EQUILIBRADAS. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, EM ESPECIAL AS UNIVERSIDADES, SÃO AMBIENTES PROPÍCIOS PARA DISCUSSÕES ACERCA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS E O PROFESSOR EXERCE PAPEL IMPORTANTE NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO QUE DESPERTA E EDUCA OS CIDADÃOS. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O ENVOLVIMENTO E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, EM RELAÇÃO A ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DESSE TEMA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO. FOI REALIZADA A ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES DE 191 PROFESSORES BUSCANDO IDENTIFICAR O ENVOLVIMENTO DESTES COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL A NÍVEL DE PROJETOS DE PESQUISA E PUBLICAÇÕES. TAMBÉM FOI FEITA A ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS) DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS. APENAS 11,0% (N= 21) DOS DOCENTES ESTÃO ENVOLVIDOS COM A ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESTES, 76,2% (N= 16) PUBLICARAM ARTIGOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS, NO TOTAL 31 ARTIGOS, O QUE EQUIVALE A 1,9 ARTIGOS POR DOCENTE, EVIDENCIANDO BAIXA PRODUTIVIDADE NA ÁREA. A MAIORIA (77,4%, N= 24) ERAM ARTIGOS ORIGINAIS E SE ENQUADRAVAM NOS SEGUINTES TIPOS DE PESQUISAS: QUALI-QUANTITATIVAS (41,9%, N= 13), QUALITATIVAS (38,7%, N= 12) E QUANTITATIVAS (19,4%, N= 6). SUGERE-SE QUE OS PROFESSORES E A UNIVERSIDADE INCORPOREM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA CONTÍNUA, POSSIBILITANDO A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS SENSIBILIZADOS E COMPROMETIDOS COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID4510_06102020111423.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE ALVES LUSTOSA" "autor_nome_curto" => "ELIANE LUSTOSA" "autor_email" => "elianelustosa18@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68375 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1268 "inscrito_id" => 4510 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: ENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É INSTRUMENTO ESSENCIAL NO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA MUDANÇAS DE VALORES E COMPORTAMENTOS EM FAVOR DE RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS MAIS EQUILIBRADAS. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, EM ESPECIAL AS UNIVERSIDADES, SÃO AMBIENTES PROPÍCIOS PARA DISCUSSÕES ACERCA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS E O PROFESSOR EXERCE PAPEL IMPORTANTE NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO QUE DESPERTA E EDUCA OS CIDADÃOS. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O ENVOLVIMENTO E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, EM RELAÇÃO A ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DESSE TEMA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO. FOI REALIZADA A ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES DE 191 PROFESSORES BUSCANDO IDENTIFICAR O ENVOLVIMENTO DESTES COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL A NÍVEL DE PROJETOS DE PESQUISA E PUBLICAÇÕES. TAMBÉM FOI FEITA A ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS) DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS. APENAS 11,0% (N= 21) DOS DOCENTES ESTÃO ENVOLVIDOS COM A ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESTES, 76,2% (N= 16) PUBLICARAM ARTIGOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS, NO TOTAL 31 ARTIGOS, O QUE EQUIVALE A 1,9 ARTIGOS POR DOCENTE, EVIDENCIANDO BAIXA PRODUTIVIDADE NA ÁREA. A MAIORIA (77,4%, N= 24) ERAM ARTIGOS ORIGINAIS E SE ENQUADRAVAM NOS SEGUINTES TIPOS DE PESQUISAS: QUALI-QUANTITATIVAS (41,9%, N= 13), QUALITATIVAS (38,7%, N= 12) E QUANTITATIVAS (19,4%, N= 6). SUGERE-SE QUE OS PROFESSORES E A UNIVERSIDADE INCORPOREM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA CONTÍNUA, POSSIBILITANDO A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS SENSIBILIZADOS E COMPROMETIDOS COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID4510_06102020111423.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE ALVES LUSTOSA" "autor_nome_curto" => "ELIANE LUSTOSA" "autor_email" => "elianelustosa18@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }