EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68428 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 920 "inscrito_id" => 4798 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA" "resumo" => "O ENSINO DE CI?NCIAS TEM UM PAPEL IMPORTANTE NA FORMA??O DE CIDAD?OS, QUE COMPREENDEM O MUNDO QUE O CERCAM, POSSIBILITANDO A TOMADA CONSCIENTE DE A??ES. DE FORMA, QUE SEU ENSINO ? ESSENCIAL E DEVE SUBVERTER PR?TICAS HOMOGENEIZADORAS E EXCLUDENTES NO ESPA?O ESCOLAR. NESTE CEN?RIO, O DOCENTE ASSUME PAPEL FUNDAMENTAL NA BUSCA POR ALTERNATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA A INCLUS?O ESCOLAR, AO PROPICIAR PR?TICAS PEDAG?GICAS DIVERSIFICADAS E ADEQUADAS, QUE FAVORE?AM O PLENO DESENVOLVIMENTO DE TODOS OS EDUCANDOS. ASSIM SENDO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA REFLEX?O SOBRE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS ADOTADAS, E AS QUE DEVEM SER PRECONIZADAS PELOS DOCENTES, PARA ESTIMULAR E DESENVOLVER O CONHECIMENTO NO CAMPO DE CI?NCIAS NATURAIS, PROPICIANDO A INCLUS?O DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. DESSA FORMA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAV?S DE EXTENSA REVIS?O DE LITERATURA DE CAR?TER BIBLIOGR?FICO DESCRITIVO, UTILIZANDO OS DESCRITORES: EDUCA??O INCLUSIVA, ENSINO DE CI?NCIAS, METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCA??O INCLUSIVA E PR?TICAS INCLUSIVAS. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO EVIDENCIA REFLEX?ES E APRESENTA PR?TICAS PEDAG?GICAS ADEQUADAS E CRIATIVAS, QUE CARECEM EM INCORPORA??O NO ENSINO DE CI?NCIAS, A FIM DE FAVORECER A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO IRRESTRITO, INCLUINDO E CONSIDERANDO TODOS OS ALUNOS NA REDE REGULAR DE ENSINO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID4798_29082020161942.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE DOS SANTOS FAIÕES" "autor_nome_curto" => "VIVIANE FAIÕES" "autor_email" => "vivianefaioes@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA (FAMATH)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68428 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 920 "inscrito_id" => 4798 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA" "resumo" => "O ENSINO DE CI?NCIAS TEM UM PAPEL IMPORTANTE NA FORMA??O DE CIDAD?OS, QUE COMPREENDEM O MUNDO QUE O CERCAM, POSSIBILITANDO A TOMADA CONSCIENTE DE A??ES. DE FORMA, QUE SEU ENSINO ? ESSENCIAL E DEVE SUBVERTER PR?TICAS HOMOGENEIZADORAS E EXCLUDENTES NO ESPA?O ESCOLAR. NESTE CEN?RIO, O DOCENTE ASSUME PAPEL FUNDAMENTAL NA BUSCA POR ALTERNATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA A INCLUS?O ESCOLAR, AO PROPICIAR PR?TICAS PEDAG?GICAS DIVERSIFICADAS E ADEQUADAS, QUE FAVORE?AM O PLENO DESENVOLVIMENTO DE TODOS OS EDUCANDOS. ASSIM SENDO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA REFLEX?O SOBRE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS ADOTADAS, E AS QUE DEVEM SER PRECONIZADAS PELOS DOCENTES, PARA ESTIMULAR E DESENVOLVER O CONHECIMENTO NO CAMPO DE CI?NCIAS NATURAIS, PROPICIANDO A INCLUS?O DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. DESSA FORMA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAV?S DE EXTENSA REVIS?O DE LITERATURA DE CAR?TER BIBLIOGR?FICO DESCRITIVO, UTILIZANDO OS DESCRITORES: EDUCA??O INCLUSIVA, ENSINO DE CI?NCIAS, METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCA??O INCLUSIVA E PR?TICAS INCLUSIVAS. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO EVIDENCIA REFLEX?ES E APRESENTA PR?TICAS PEDAG?GICAS ADEQUADAS E CRIATIVAS, QUE CARECEM EM INCORPORA??O NO ENSINO DE CI?NCIAS, A FIM DE FAVORECER A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO IRRESTRITO, INCLUINDO E CONSIDERANDO TODOS OS ALUNOS NA REDE REGULAR DE ENSINO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID4798_29082020161942.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE DOS SANTOS FAIÕES" "autor_nome_curto" => "VIVIANE FAIÕES" "autor_email" => "vivianefaioes@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA (FAMATH)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }