O FEMININO E O MASCULINO REPRESENTADOS NAS PERSONAGENS VIRGÍNIA E CONRADO: UMA ANÁLISE DA OBRA CIRANDA DE PEDRA, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69033 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1628 "inscrito_id" => 6711 "titulo" => "O FEMININO E O MASCULINO REPRESENTADOS NAS PERSONAGENS VIRGÍNIA E CONRADO: UMA ANÁLISE DA OBRA CIRANDA DE PEDRA, DE LYGIA FAGUNDES TELLES" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO E DO MASCULINO NAS PERSONAGENS VIRGÍNIA E CONRADO, RESPECTIVAMENTE, NA OBRA LITERÁRIA CIRANDA DE PEDRA, DE LYGIA FAGUNDES TELLES (1976). PARA TANTO, PERCEBER, ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO LITERÁRIO, DE QUE MANEIRA OS PERSONAGENS CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM MASCULINA E FEMININA NA SOCIEDADE. A METODOLOGIA DE PESQUISA EMPREENDIDA CONTRAPÕE-SE À PESQUISA QUANTITATIVA DE ORIENTAÇÃO POSITIVISTA E CARACTERIZA-SE POR SER DE NATUREZA ESSENCIALMENTE QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, NO SENTIDO DE QUE TRABALHA COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRAÇÕES, CRENÇAS, VALORES E ATITUDES (MINAYO, 2001), COM O INTUITO DE, A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO LITERÁRIO, ERGUER CONHECIMENTOS SOBRE OS PAPÉIS DO HOMEM E DA MULHER. COMO LASTRO TEÓRICO, EM QUE SE ASSENTAM NOSSAS REFLEXÕES, APOIAMO-NOS EM BEAUVOIR (1967), ALMEIDA (1996), NEGREIROS E FÉRES-CARNEIRO (2004), FREITAS E SILVA (2010) E RODRIGUES (2012), QUE ESTUDAM SOBRE O LUGAR DA MULHER E DO HOMEM NA SOCIEDADE. OS RESULTADOS ADVINDOS DA ANÁLISE APONTAM QUE VIRGÍNIA CONSTRUIU, PAULATINAMENTE, SUA IMAGEM, POIS, NO INÍCIO DA OBRA, ELA SE MOSTRA SUBMISSA, TANTO À FIGURA DE CONRADO, QUANTO A FIGURA DO PAI, PORÉM COM O DECORRER DO TEXTO ELA DEMONSTRA ANSEIO POR LIBERDADE E COMEÇA A SE POSICIONAR ENQUANTO SUJEITA QUE NÃO SE ENQUADRA NOS PADRÕES IMPOSTOS SOCIALMENTE, JÁ CONRADO É IDEALIZADO PELAS PESSOAS QUE O CERCAM, COMO UM HOMEM EDUCADO, LIMPO, DO BEM E QUE SERVE PARA CASAR, MAS DEPOIS ELE REALIZA CERTAS AÇÕES QUE O TORNA SUBMISSO À VIRGÍNIA. POR FIM, PERCEBE-SE QUE A TRANSFORMAÇÃO COMPORTAMENTAL DOS PERSONAGENS É UMA CONSTANTE EM CIRANDA DE PEDRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "MASCULINIDADE, FEMINILIDADE, CRÍTICA LITERÁRIA, ESTUDOS CULTURAIS, LYGIA FAGUNDES TELLES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID6711_08092020091824.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "andersomrany031@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69033 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1628 "inscrito_id" => 6711 "titulo" => "O FEMININO E O MASCULINO REPRESENTADOS NAS PERSONAGENS VIRGÍNIA E CONRADO: UMA ANÁLISE DA OBRA CIRANDA DE PEDRA, DE LYGIA FAGUNDES TELLES" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO E DO MASCULINO NAS PERSONAGENS VIRGÍNIA E CONRADO, RESPECTIVAMENTE, NA OBRA LITERÁRIA CIRANDA DE PEDRA, DE LYGIA FAGUNDES TELLES (1976). PARA TANTO, PERCEBER, ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO LITERÁRIO, DE QUE MANEIRA OS PERSONAGENS CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM MASCULINA E FEMININA NA SOCIEDADE. A METODOLOGIA DE PESQUISA EMPREENDIDA CONTRAPÕE-SE À PESQUISA QUANTITATIVA DE ORIENTAÇÃO POSITIVISTA E CARACTERIZA-SE POR SER DE NATUREZA ESSENCIALMENTE QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, NO SENTIDO DE QUE TRABALHA COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRAÇÕES, CRENÇAS, VALORES E ATITUDES (MINAYO, 2001), COM O INTUITO DE, A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO LITERÁRIO, ERGUER CONHECIMENTOS SOBRE OS PAPÉIS DO HOMEM E DA MULHER. COMO LASTRO TEÓRICO, EM QUE SE ASSENTAM NOSSAS REFLEXÕES, APOIAMO-NOS EM BEAUVOIR (1967), ALMEIDA (1996), NEGREIROS E FÉRES-CARNEIRO (2004), FREITAS E SILVA (2010) E RODRIGUES (2012), QUE ESTUDAM SOBRE O LUGAR DA MULHER E DO HOMEM NA SOCIEDADE. OS RESULTADOS ADVINDOS DA ANÁLISE APONTAM QUE VIRGÍNIA CONSTRUIU, PAULATINAMENTE, SUA IMAGEM, POIS, NO INÍCIO DA OBRA, ELA SE MOSTRA SUBMISSA, TANTO À FIGURA DE CONRADO, QUANTO A FIGURA DO PAI, PORÉM COM O DECORRER DO TEXTO ELA DEMONSTRA ANSEIO POR LIBERDADE E COMEÇA A SE POSICIONAR ENQUANTO SUJEITA QUE NÃO SE ENQUADRA NOS PADRÕES IMPOSTOS SOCIALMENTE, JÁ CONRADO É IDEALIZADO PELAS PESSOAS QUE O CERCAM, COMO UM HOMEM EDUCADO, LIMPO, DO BEM E QUE SERVE PARA CASAR, MAS DEPOIS ELE REALIZA CERTAS AÇÕES QUE O TORNA SUBMISSO À VIRGÍNIA. POR FIM, PERCEBE-SE QUE A TRANSFORMAÇÃO COMPORTAMENTAL DOS PERSONAGENS É UMA CONSTANTE EM CIRANDA DE PEDRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "MASCULINIDADE, FEMINILIDADE, CRÍTICA LITERÁRIA, ESTUDOS CULTURAIS, LYGIA FAGUNDES TELLES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID6711_08092020091824.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "andersomrany031@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }