O PROJETO ATELIÊ E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DAS
CRIANÇAS DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM FORTALEZA-CE:
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69128 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 252 "inscrito_id" => 3513 "titulo" => """ O PROJETO ATELIÊ E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DAS \r\n CRIANÇAS DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM FORTALEZA-CE: \r\n RELATOS DE EXPERIÊNCIA """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO BUSCA RELATAR ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO ATELIÊ E \r\n SUAS CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS ENTRE OS MESES \r\n DE MARÇO A SETEMBRO DE 2019, NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL -CEI PROFESSOR JOSÉ \r\n VALDEVINO DE CARVALHO NO MUNÍCIPIO DE FORTALEZA. PARA TANTO QUESTIONA-SE QUAIS AS \r\n CONTRIBUIÇÕES O PROJETO ATELIÊ TROUXE PARA DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM TERMOS \r\n COMPORTAMENTAIS, COGNITIVOS, AFETIVOS E SOCIAIS? PODE-SE AFIRMAR QUE ESTA É UMA \r\n PESQUISA DE CAMPO, DE CUNHO QUALITATIVO E TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR \r\n DAS VIVÊNCIAS OCORRIDAS DURANTE O PERÍODO SUPRACITADO. A MESMO TEVE COMO FONTE \r\n PRINCIPAL DE DISCUSSÃO PARA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS AS OBSERVAÇÕES \r\n ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DESTAS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS, REGISTROS ESCRITOS, \r\n FOTOGRÁFICOS E VÍDEOS CONCEBIDOS DURANTE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NO ÂMBITO DO \r\n ATELIÊ NO CEI. RESSALTA-SE QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO 14 CRIANÇAS DA TURMA DO \r\n INFANTIL II B DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. PARA EMBASAR TEORICAMENTE A PESQUISA BUSCOU-SE \r\n ESTUDOS DE LORIS MALAGUZZI (1999) IDEALIZADOR DO PROJETO NA ITÁLIA, VEA VECCHI (1999), \r\n HORN (2007); RAPOPORT E PICCININI (2001); KISHIMOTO (2010); ALÉM DE DOCUMENTOS \r\n OFICIAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO INFANTIL, DENTRE OUTROS. ASSIM COM BASE NO QUE FOI \r\n ESTUDADO E OBSERVADO PODE-SE AFIRMAR QUE O PROJETO ATELIÊ TEVE E AINDA TEM IMPACTOS \r\n POSITIVOS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA MEDIDA EM QUE SE REAFIRMA O \r\n PROTAGONISMO DAS MESMAS EM TUDO O QUE É PROPOSTO NA INSTITUIÇÃO, DESDE A AQUISIÇÃO \r\n DA LINGUAGEM ORAL ATÉ OS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS, AFETIVOS, COGNITIVOS E SOCIAIS. TAL \r\n PESQUISA NÃO SE ESGOTA NESSA INVESTIGAÇÃO, VISTO QUE, MUITO SE TEM A CONTRIBUIR PARA \r\n A APRENDIZAGEM DE TODAS AS CRIANÇAS DO CEI E ENVOLVIMENTO DE TODA A COMUNIDADE \r\n ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ATELIÊ, DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6076e6d3ad26b_14042021095755.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2021-04-14 09:57:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE GOMES DE SÁ" "autor_nome_curto" => "DENISE DE GOMES DE SÁ" "autor_email" => "denigomes64@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE PLUS" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69128 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 252 "inscrito_id" => 3513 "titulo" => """ O PROJETO ATELIÊ E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DAS \r\n CRIANÇAS DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM FORTALEZA-CE: \r\n RELATOS DE EXPERIÊNCIA """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO BUSCA RELATAR ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO ATELIÊ E \r\n SUAS CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS ENTRE OS MESES \r\n DE MARÇO A SETEMBRO DE 2019, NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL -CEI PROFESSOR JOSÉ \r\n VALDEVINO DE CARVALHO NO MUNÍCIPIO DE FORTALEZA. PARA TANTO QUESTIONA-SE QUAIS AS \r\n CONTRIBUIÇÕES O PROJETO ATELIÊ TROUXE PARA DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM TERMOS \r\n COMPORTAMENTAIS, COGNITIVOS, AFETIVOS E SOCIAIS? PODE-SE AFIRMAR QUE ESTA É UMA \r\n PESQUISA DE CAMPO, DE CUNHO QUALITATIVO E TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR \r\n DAS VIVÊNCIAS OCORRIDAS DURANTE O PERÍODO SUPRACITADO. A MESMO TEVE COMO FONTE \r\n PRINCIPAL DE DISCUSSÃO PARA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS AS OBSERVAÇÕES \r\n ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DESTAS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS, REGISTROS ESCRITOS, \r\n FOTOGRÁFICOS E VÍDEOS CONCEBIDOS DURANTE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NO ÂMBITO DO \r\n ATELIÊ NO CEI. RESSALTA-SE QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO 14 CRIANÇAS DA TURMA DO \r\n INFANTIL II B DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. PARA EMBASAR TEORICAMENTE A PESQUISA BUSCOU-SE \r\n ESTUDOS DE LORIS MALAGUZZI (1999) IDEALIZADOR DO PROJETO NA ITÁLIA, VEA VECCHI (1999), \r\n HORN (2007); RAPOPORT E PICCININI (2001); KISHIMOTO (2010); ALÉM DE DOCUMENTOS \r\n OFICIAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO INFANTIL, DENTRE OUTROS. ASSIM COM BASE NO QUE FOI \r\n ESTUDADO E OBSERVADO PODE-SE AFIRMAR QUE O PROJETO ATELIÊ TEVE E AINDA TEM IMPACTOS \r\n POSITIVOS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA MEDIDA EM QUE SE REAFIRMA O \r\n PROTAGONISMO DAS MESMAS EM TUDO O QUE É PROPOSTO NA INSTITUIÇÃO, DESDE A AQUISIÇÃO \r\n DA LINGUAGEM ORAL ATÉ OS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS, AFETIVOS, COGNITIVOS E SOCIAIS. TAL \r\n PESQUISA NÃO SE ESGOTA NESSA INVESTIGAÇÃO, VISTO QUE, MUITO SE TEM A CONTRIBUIR PARA \r\n A APRENDIZAGEM DE TODAS AS CRIANÇAS DO CEI E ENVOLVIMENTO DE TODA A COMUNIDADE \r\n ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ATELIÊ, DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6076e6d3ad26b_14042021095755.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2021-04-14 09:57:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE GOMES DE SÁ" "autor_nome_curto" => "DENISE DE GOMES DE SÁ" "autor_email" => "denigomes64@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE PLUS" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }