PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO
CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL DO CEARÁ
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69296 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1554 "inscrito_id" => 6343 "titulo" => """ PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO \r\n CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE \r\n EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO \r\n PROFISSIONAL DO CEARÁ """ "resumo" => """ NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020, DEVIDO À PANDEMIA DE CORONAVÍRUS DISEASE 2019 (COVID-19), NO ESTADO DO CEARÁ, O FORMATO DE AULAS PRESENCIAIS FOI SUBSTITUÍDO PARA O FORMATO DE AULAS REMOTAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS). O PRESENTE ESTUDO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZANDO-SE DO RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MÉTODO DE PESQUISA EDUCACIONAL,ENFOCA A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP) DA REDE PÚBLICA DO CEARÁ, QUE INTEGRA O ENSINO MÉDIO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, NO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO. O PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO PARTIU DE ALGUNS QUESTIONAMENTOS: \r\n COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO? COMO PROCEDER COM O ENSINO E A AVALIAÇÃO DOS (AS)\r\n ALUNOS (AS) QUE NÃO POSSUEM ACESSO ÀS TDICS? COMO MEDIAR A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS \r\n CUIDADOS COM O EMOCIONAL DOS (AS) ALUNOS (AS)? BUSCANDO RESPOSTAS COLETIVAS, A EEEP INICIOU SUAS \r\n ATIVIDADES REMOTAS, NO SEGUNDO SEMESTRE, COM O DESENVOLVIMENTO DE MOMENTOS FORMATIVOS COM FOCO \r\n NO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS QUE FUNDAMENTARAM O \r\n TRABALHO FORAM DE LIBÂNEO (1994), PERRENOUD (1999), SACRISTÁN(1998) HOFFMANN (2005,2009), VASCONCELLOS (1995, 2005) E LUCKESI (2011). A PESQUISA PERMITIU O ENTENDIMENTO DE QUE É IMPORTANTE AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO PARA \r\n ACOMPANHAR SE A CONDUÇÃO DOS PROCESSOS ESTÁ POSSIBILITANDO O APRENDER. NO ENTANTO, O PLANEJAMENTO \r\n DA AVALIAÇÃO PRECISA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO DA PANDEMIA, OS(AS) ALUNOS (AS) QUE NÃO \r\n POSSUEM ACESSO ÀS TDICS E A DIMENSÃO EMOCIONAL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO REMOTO, PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID6343_02092020005552.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANNE KLEIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANNE KLEIA" "autor_email" => "jannekleia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69296 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1554 "inscrito_id" => 6343 "titulo" => """ PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO \r\n CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE \r\n EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO \r\n PROFISSIONAL DO CEARÁ """ "resumo" => """ NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020, DEVIDO À PANDEMIA DE CORONAVÍRUS DISEASE 2019 (COVID-19), NO ESTADO DO CEARÁ, O FORMATO DE AULAS PRESENCIAIS FOI SUBSTITUÍDO PARA O FORMATO DE AULAS REMOTAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS). O PRESENTE ESTUDO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZANDO-SE DO RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MÉTODO DE PESQUISA EDUCACIONAL,ENFOCA A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP) DA REDE PÚBLICA DO CEARÁ, QUE INTEGRA O ENSINO MÉDIO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, NO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO. O PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO PARTIU DE ALGUNS QUESTIONAMENTOS: \r\n COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO? COMO PROCEDER COM O ENSINO E A AVALIAÇÃO DOS (AS)\r\n ALUNOS (AS) QUE NÃO POSSUEM ACESSO ÀS TDICS? COMO MEDIAR A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS \r\n CUIDADOS COM O EMOCIONAL DOS (AS) ALUNOS (AS)? BUSCANDO RESPOSTAS COLETIVAS, A EEEP INICIOU SUAS \r\n ATIVIDADES REMOTAS, NO SEGUNDO SEMESTRE, COM O DESENVOLVIMENTO DE MOMENTOS FORMATIVOS COM FOCO \r\n NO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS QUE FUNDAMENTARAM O \r\n TRABALHO FORAM DE LIBÂNEO (1994), PERRENOUD (1999), SACRISTÁN(1998) HOFFMANN (2005,2009), VASCONCELLOS (1995, 2005) E LUCKESI (2011). A PESQUISA PERMITIU O ENTENDIMENTO DE QUE É IMPORTANTE AVALIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO PARA \r\n ACOMPANHAR SE A CONDUÇÃO DOS PROCESSOS ESTÁ POSSIBILITANDO O APRENDER. NO ENTANTO, O PLANEJAMENTO \r\n DA AVALIAÇÃO PRECISA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO DA PANDEMIA, OS(AS) ALUNOS (AS) QUE NÃO \r\n POSSUEM ACESSO ÀS TDICS E A DIMENSÃO EMOCIONAL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO REMOTO, PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID6343_02092020005552.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANNE KLEIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANNE KLEIA" "autor_email" => "jannekleia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }