ESTE ARTIGO SE PROPÕE A AVALIAR AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIGENTES NA REALIDADE ESCOLAR DO BRASIL. COMO METODOLOGIA EMBASADORA, AVALIA-SE OS RESULTADOS DAS TRÊS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A TENDÊNCIA TRADICIONAL, A TENDÊNCIA ESCOLANOVISTA E A TENDÊNCIA TECNICISTA. HÁ UMA VISÃO GERAL DAS MAIS COMUNS E VIGENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS MAIS ATUAIS E SEUS PARADIGMAS: A TENDÊNCIA LIBERAL E A TENDÊNCIA PROGRESSISTA (LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICA-SOCIAL) E PAULO FREIRE COM MEU PRINCIPAL PRECURSOR. TAMBÉM OBJETIVA-SE DELIMITAR OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DIDÁTICA, SENDO ESTA, PARTE ESSENCIAL DA PRÁTICA DOS PROFESSORES. CONCLUI-SE AVALIANDO A QUALIDADE DOS RESULTADOS DA ATUAÇÃO DOCENTE DO BRASIL, E ENTÃO, HÁ UMA PROPOSIÇÃO DE MÉTODOS E MEIOS MAIS PRODUTIVOS PARA A EFETIVAÇÃO DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS COMUNS DO ENSINO ESCOLAR BRASILEIRO.