TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR (TDO) E AS AULAS DE CIÊNCIAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69618 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 748 "titulo" => "TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR (TDO) E AS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR (TDO) ? UM TRANSTORNO PSICOL?GICO CARACTERIZADO, PRINCIPALMENTE, POR UM PADR?O DE CONDUTA ANTISSOCIAL EVIDENCIADO PELA AGRESSIVIDADE E VIOLA??O DAS NORMAS SOCIAIS. POR CONTA DAS MANIFESTA??ES CLINICAS DO TRANSTORNO A CRIAN?A OU ADOLESCENTE COM TDO ENFRENTA MUITAS DIFICULDADES NO AMBIENTE ESCOLAR. CONTUDO, AINDA H? RELATIVA ESCASSEZ DE TRABALHOS SOBRE O TDO, ESPECIFICAMENTE RELATANDO A INSER??O DESTES ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULAS DE CI?NCIAS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU REALIZAR UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DE OBSERVA??ES DE UM ALUNO COM TDO EM AULAS DE CI?NCIAS, A FIM DE INVESTIGAR O PROCESSO DE EDUCA??O INCLUSIVA, IDENTIFICANDO SUAS POSS?VEIS DIFICULDADES. O EXPERIMENTO FOI DESENVOLVIDO COM UM ALUNO DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIAGNOSTICADO COM TDO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVA??ES E QUESTION?RIOS, OS QUAIS FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALITATIVA E DESCRITIVA. OS DADOS NOS APONTARAM QUE O ALUNO POSSUI CONDUTAS AGRESSIVAS E EXPLOSIVAS, POSSIVELMENTE AGRAVADAS POR SEU AMBIENTE FAMILIAR, CONFORME RELATADO NAS ENTREVISTAS. O COMPORTAMENTO DO ALUNO ATRAPALHAVA O CONV?VIO GERAL DA SALA, AVERIGUADO NAS OBSERVA??ES, PREJUDICANDO CONSIDERAVELMENTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DEMAIS ALUNOS DA TURMA. NAS AULAS DE CI?NCIAS, O ALUNO SE MANTINHA DESLOCADO, TENDO GRANDE DIFICULDADE COM CONTE?DO, O QUAL N?O ERA APRESENTADO DE FORMA DIVERSIFICADA NO INTUITO DE DESPERTAR O SEU INTERESSE, ASSIM O ALUNO SEMPRE VOLTAVA A PERTURBAR OS DEMAIS NA SALA DE AULA. TANTO A PROFESSORA, QUANTO TODA EQUIPE PEDAG?GICA, N?O POSSU?AM O PREPARO NECESS?RIO PARA O PROCESSO INCLUSIVO DESTE ALUNO, SENDO PRECISO UMA MAIOR CAPACITA??O COM CURSOS DE FORMA??O CONTINUADA. ? DE EXTREMA IMPORT?NCIA QUE HAJA A ADAPTA??O E INCLUS?O DESSES ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR, SENDO QUE TODOS E N?O SOMENTE O PROFESSOR SE SINTA PREPARADO PARA LIDAR COM TAIS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR, CIÊNCIAS, INCLUSÃO ESCOLAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID748_20032020161726.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SILMARA SARTORETO" "autor_email" => "silmara.sartoreto@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA- UEL" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69618 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 748 "titulo" => "TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR (TDO) E AS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR (TDO) ? UM TRANSTORNO PSICOL?GICO CARACTERIZADO, PRINCIPALMENTE, POR UM PADR?O DE CONDUTA ANTISSOCIAL EVIDENCIADO PELA AGRESSIVIDADE E VIOLA??O DAS NORMAS SOCIAIS. POR CONTA DAS MANIFESTA??ES CLINICAS DO TRANSTORNO A CRIAN?A OU ADOLESCENTE COM TDO ENFRENTA MUITAS DIFICULDADES NO AMBIENTE ESCOLAR. CONTUDO, AINDA H? RELATIVA ESCASSEZ DE TRABALHOS SOBRE O TDO, ESPECIFICAMENTE RELATANDO A INSER??O DESTES ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULAS DE CI?NCIAS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU REALIZAR UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DE OBSERVA??ES DE UM ALUNO COM TDO EM AULAS DE CI?NCIAS, A FIM DE INVESTIGAR O PROCESSO DE EDUCA??O INCLUSIVA, IDENTIFICANDO SUAS POSS?VEIS DIFICULDADES. O EXPERIMENTO FOI DESENVOLVIDO COM UM ALUNO DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIAGNOSTICADO COM TDO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVA??ES E QUESTION?RIOS, OS QUAIS FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALITATIVA E DESCRITIVA. OS DADOS NOS APONTARAM QUE O ALUNO POSSUI CONDUTAS AGRESSIVAS E EXPLOSIVAS, POSSIVELMENTE AGRAVADAS POR SEU AMBIENTE FAMILIAR, CONFORME RELATADO NAS ENTREVISTAS. O COMPORTAMENTO DO ALUNO ATRAPALHAVA O CONV?VIO GERAL DA SALA, AVERIGUADO NAS OBSERVA??ES, PREJUDICANDO CONSIDERAVELMENTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DEMAIS ALUNOS DA TURMA. NAS AULAS DE CI?NCIAS, O ALUNO SE MANTINHA DESLOCADO, TENDO GRANDE DIFICULDADE COM CONTE?DO, O QUAL N?O ERA APRESENTADO DE FORMA DIVERSIFICADA NO INTUITO DE DESPERTAR O SEU INTERESSE, ASSIM O ALUNO SEMPRE VOLTAVA A PERTURBAR OS DEMAIS NA SALA DE AULA. TANTO A PROFESSORA, QUANTO TODA EQUIPE PEDAG?GICA, N?O POSSU?AM O PREPARO NECESS?RIO PARA O PROCESSO INCLUSIVO DESTE ALUNO, SENDO PRECISO UMA MAIOR CAPACITA??O COM CURSOS DE FORMA??O CONTINUADA. ? DE EXTREMA IMPORT?NCIA QUE HAJA A ADAPTA??O E INCLUS?O DESSES ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR, SENDO QUE TODOS E N?O SOMENTE O PROFESSOR SE SINTA PREPARADO PARA LIDAR COM TAIS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR, CIÊNCIAS, INCLUSÃO ESCOLAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID748_20032020161726.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SILMARA SARTORETO" "autor_email" => "silmara.sartoreto@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA- UEL" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }