ESTE CAPÍTULO FOCA NO DESIGN DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO FOCADO NA PRÁTICA SISTEMÁTICA DE ARGUMENTAÇÃO COMO RECURSO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA IDOSOS TÍPICOS (SENESCENTES). A ARGUMENTAÇÃO É UMA ATIVIDADE SOCIAL DE NATUREZA EMINENTEMENTE DISCURSIVA REALIZADA ATRAVÉS DA DEFESA DE PONTOS DE VISTA E CONSIDERAÇÃO A PERSPECTIVAS CONTRÁRIAS, COM O OBJETIVO ÚLTIMO DE AUMENTO OU REDUÇÃO DA ACEITABILIDADE DAS PERSPECTIVAS EM QUESTÃO. DADO SEU POTENCIAL DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E DE REFLEXÃO, PROPÔS-SE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM DURAÇÃO DE DEZ SESSÕES (UMA POR SEMANA, COM DURAÇÃO TOTAL DE TRÊS MESES), DO QUAL PARTICIPARAM 15 IDOSOS ENTRE 60 E 75 ANOS. OS ARGUMENTOS FORAM ANALISADOS COM BASE NA UNIDADE DE ANÁLISE COMPOSTA POR ARGUMENTO (PONTO DE VISTA E JUSTIFICATIVA), CONTRA-ARGUMENTO E RESPOSTA. O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO DEMONSTROU SER UM RICO ESPAÇO PARA REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO DOS PARTICIPANTES.