LAZER, ENTRETENIMENTO, TECNOLOGIAS E DANÇA: INTERFACES MEDIATIZADAS
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75488 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 239 "titulo" => "LAZER, ENTRETENIMENTO, TECNOLOGIAS E DANÇA: INTERFACES MEDIATIZADAS" "resumo" => "O AVANÇO TECNOLÓGICO GEROU DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES EM TODOS OS SETORES DA VIDA SOCIAL, INCLUSIVE, NO LAZER E NO ENTRETENIMENTO. NESTA PERSPECTIVA, OBSERVA-SE NOVAS FORMAS DE FRUIÇÃO, REGISTRO, ANÁLISE, PRODUÇÃO E DIFUSÃO DAS VIVÊNCIAS NESTES CONTEXTOS. NO CASO ESPECÍFICO DA DANÇA, FOCO DESTE ESTUDO, SUA EXPANSIVIDADE TEM SIDO ALARGADA PARA ALÉM DOS ELEMENTOS TÉCNICOS COREOGRÁFICOS, LEVANDO-SE EM CONTA, AGORA, OUTROS COMPONENTES APOIADOS NESSE GRANDE DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS E DAS TECNOLOGIAS. OBSERVA-SE TAMBÉM QUE OS ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE DANÇA TÊM RECEBIDO ATENÇÃO DE DIVERSAS ÁREAS, ENTRETANTO, NÃO SE TÊM CLAROS OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À DANÇA NO ÂMBITO DO LAZER, QUANDO ESTA É MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS. SENDO ASSIM, ESTE ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO A DANÇA, DESENVOLVIDA COM VIÉS NO ENTRETENIMENTO, É APROPRIADA NOS ESTUDOS ACADÊMICOS ENVOLVENDO TECNOLOGIAS. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR INTERMÉDIO DE PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, REALIZADA NO PORTAL PERIÓDICOS CAPES, NO PERÍODO DE DEZEMBRO DE 2020, UTILIZANDO-SE A COMBINAÇÃO DE TERMOS TECHNOLOGY AND DANCE AND ENTERTAINMENT. APÓS A APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE INCLUSÃO REFERENTES A ARTIGOS NA ÍNTEGRA, COM ACESSO ABERTO E COM FOCO CENTRAL NA DANÇA, COM VIÉS ESPECÍFICO NO ENTRETENIMENTO, FORAM SELECIONADOS APENAS 2 ARTIGOS. OS DADOS ANALISADOS POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO INDICARAM QUE, NO ARTIGO 1, FOI DESCRITA A CRIAÇÃO DE UM ESPETÁCULO BASEADO EM UMA COREOGRAFIA, COM RECURSOS TECNOLÓGICOS DE CENÁRIO, ILUMINAÇÃO, SONS E VESTUÁRIO ESPECÍFICOS. ESSE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO IMPACTAR O ESPECTADOR PRESENTE EM UMA EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS E FOTOGRAFIAS, FAZENDO-O REFLETIR SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA IRRESPONSABILIDADE DAS CONDUTAS HUMANAS, GERANDO CRISES E PANDEMIAS. AINDA QUE TENHA SIDO EM FORMA DE DESFRUTE DE UM ESPETÁCULO DE DANÇA, ESTA FOI APROPRIADA COM O PROPÓSITO MAIOR DE PROMOVER A REFLEXÃO ACERCA DAS CONDUTAS HUMANAS E SEUS IMPACTOS, DO QUE GARANTIR A DIVERSÃO. JÁ O ARTIGO 2, ABORDOU A UTILIZAÇÃO DE REALIDADE VIRTUAL PARA DELINEAR A EXPERIÊNCIA COM DANÇA. O EXPERIMENTO PROPUNHA UM JOGO DE REALIDADE VIRTUAL, EXPLORANDO COMO SE PROCESSAVA A INTERAÇÃO DO BAILARINO COM SEUS PARCEIROS DE DANÇA, QUANDO EM IMERSÃO NESSA TECNOLOGIA. O ARTIGO RESSALTOU QUE ESTE RECURSO INTERFERE NOS PROCESSOS PERCEPTUAIS DA DANÇA, PROVOCANDO, PARA ALÉM DA DIVERSÃO, MANEIRAS DIFERENCIADAS DE PERCEPÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS AOS MOVIMENTOS DE DANÇA. DIANTE DO EXPOSTO, NOTA-SE QUE AS TECNOLOGIAS TÊM INJETADO TRANSFORMAÇÕES IMPORTANTES NA CONCEPÇÃO E EXPRESSÃO DA DANÇA NO CAMPO DO LAZER, DESAFIANDO À IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS SIGNIFICADOS. COMO O ESTUDO ENCONTROU UM NÚMERO BASTANTE RESTRITO DE ARTIGOS E UTILIZOU APENAS UM PORTAL PARA A COLETA DOS DADOS, SUGEREM-SE NOVOS ESTUDOS, CAPAZES DE AMPLIAR O CONHECIMENTO E AS REFLEXÕES SOBRE OS MODOS DE APROPRIAÇÃO DA DANÇA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NOS ÂMBITOS DO LAZER E DO ENTRETENIMENTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - ESPORTE E LAZER" "palavra_chave" => "DANÇA, LAZER, ENTRETENIMENTO, TECNOLOGIAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA107_ID239_22042021234402.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE KAWANO DIAS" "autor_nome_curto" => "VIVIANE DIAS" "autor_email" => "vivikdias@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JALES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75488 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 239 "titulo" => "LAZER, ENTRETENIMENTO, TECNOLOGIAS E DANÇA: INTERFACES MEDIATIZADAS" "resumo" => "O AVANÇO TECNOLÓGICO GEROU DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES EM TODOS OS SETORES DA VIDA SOCIAL, INCLUSIVE, NO LAZER E NO ENTRETENIMENTO. NESTA PERSPECTIVA, OBSERVA-SE NOVAS FORMAS DE FRUIÇÃO, REGISTRO, ANÁLISE, PRODUÇÃO E DIFUSÃO DAS VIVÊNCIAS NESTES CONTEXTOS. NO CASO ESPECÍFICO DA DANÇA, FOCO DESTE ESTUDO, SUA EXPANSIVIDADE TEM SIDO ALARGADA PARA ALÉM DOS ELEMENTOS TÉCNICOS COREOGRÁFICOS, LEVANDO-SE EM CONTA, AGORA, OUTROS COMPONENTES APOIADOS NESSE GRANDE DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS E DAS TECNOLOGIAS. OBSERVA-SE TAMBÉM QUE OS ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE DANÇA TÊM RECEBIDO ATENÇÃO DE DIVERSAS ÁREAS, ENTRETANTO, NÃO SE TÊM CLAROS OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À DANÇA NO ÂMBITO DO LAZER, QUANDO ESTA É MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS. SENDO ASSIM, ESTE ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO A DANÇA, DESENVOLVIDA COM VIÉS NO ENTRETENIMENTO, É APROPRIADA NOS ESTUDOS ACADÊMICOS ENVOLVENDO TECNOLOGIAS. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR INTERMÉDIO DE PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, REALIZADA NO PORTAL PERIÓDICOS CAPES, NO PERÍODO DE DEZEMBRO DE 2020, UTILIZANDO-SE A COMBINAÇÃO DE TERMOS TECHNOLOGY AND DANCE AND ENTERTAINMENT. APÓS A APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE INCLUSÃO REFERENTES A ARTIGOS NA ÍNTEGRA, COM ACESSO ABERTO E COM FOCO CENTRAL NA DANÇA, COM VIÉS ESPECÍFICO NO ENTRETENIMENTO, FORAM SELECIONADOS APENAS 2 ARTIGOS. OS DADOS ANALISADOS POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO INDICARAM QUE, NO ARTIGO 1, FOI DESCRITA A CRIAÇÃO DE UM ESPETÁCULO BASEADO EM UMA COREOGRAFIA, COM RECURSOS TECNOLÓGICOS DE CENÁRIO, ILUMINAÇÃO, SONS E VESTUÁRIO ESPECÍFICOS. ESSE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO IMPACTAR O ESPECTADOR PRESENTE EM UMA EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS E FOTOGRAFIAS, FAZENDO-O REFLETIR SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA IRRESPONSABILIDADE DAS CONDUTAS HUMANAS, GERANDO CRISES E PANDEMIAS. AINDA QUE TENHA SIDO EM FORMA DE DESFRUTE DE UM ESPETÁCULO DE DANÇA, ESTA FOI APROPRIADA COM O PROPÓSITO MAIOR DE PROMOVER A REFLEXÃO ACERCA DAS CONDUTAS HUMANAS E SEUS IMPACTOS, DO QUE GARANTIR A DIVERSÃO. JÁ O ARTIGO 2, ABORDOU A UTILIZAÇÃO DE REALIDADE VIRTUAL PARA DELINEAR A EXPERIÊNCIA COM DANÇA. O EXPERIMENTO PROPUNHA UM JOGO DE REALIDADE VIRTUAL, EXPLORANDO COMO SE PROCESSAVA A INTERAÇÃO DO BAILARINO COM SEUS PARCEIROS DE DANÇA, QUANDO EM IMERSÃO NESSA TECNOLOGIA. O ARTIGO RESSALTOU QUE ESTE RECURSO INTERFERE NOS PROCESSOS PERCEPTUAIS DA DANÇA, PROVOCANDO, PARA ALÉM DA DIVERSÃO, MANEIRAS DIFERENCIADAS DE PERCEPÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS AOS MOVIMENTOS DE DANÇA. DIANTE DO EXPOSTO, NOTA-SE QUE AS TECNOLOGIAS TÊM INJETADO TRANSFORMAÇÕES IMPORTANTES NA CONCEPÇÃO E EXPRESSÃO DA DANÇA NO CAMPO DO LAZER, DESAFIANDO À IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS SIGNIFICADOS. COMO O ESTUDO ENCONTROU UM NÚMERO BASTANTE RESTRITO DE ARTIGOS E UTILIZOU APENAS UM PORTAL PARA A COLETA DOS DADOS, SUGEREM-SE NOVOS ESTUDOS, CAPAZES DE AMPLIAR O CONHECIMENTO E AS REFLEXÕES SOBRE OS MODOS DE APROPRIAÇÃO DA DANÇA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NOS ÂMBITOS DO LAZER E DO ENTRETENIMENTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - ESPORTE E LAZER" "palavra_chave" => "DANÇA, LAZER, ENTRETENIMENTO, TECNOLOGIAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA107_ID239_22042021234402.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE KAWANO DIAS" "autor_nome_curto" => "VIVIANE DIAS" "autor_email" => "vivikdias@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JALES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }