ENSINO REMOTO E O PREJUÍZO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75489 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 135 "titulo" => "ENSINO REMOTO E O PREJUÍZO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE" "resumo" => "A CRISE SANITÁRIA GERADA PELO COVID-19 RESULTOU EM MEDIDAS ENÉRGICAS INSERINDO A SOCIEDADE AO CONTEXTO DE QUARENTENA (DISTANCIAMENTO SOCIAL), COM ISSO, ALÉM DA SAÚDE, UMA DAS ÁREAS AFETADAS FOI A EDUCAÇÃO. ESTE ENSAIO ACADÊMICO FOI PENSADO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA MINISTRADA POR MEIO DO EAD - GOOGLE CLASSROOM NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE SÃO PAULO E DISCUTIDO COM BASE NO REFERENCIAL DA PROMOÇÃO DA SAÚDE. O OBJETIVO FOI A DISCUSSÃO DOS POSSÍVEIS IMPACTOS DAS AULAS REMOTAS NO ÂMBITO DA SAÚDE E DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR PARA AS AULAS DURANTE A PANDEMIA (TRILHAS DE APRENDIZAGEM). A OMS (1948) AFIRMA QUE SAÚDE É “O ESTADO DE COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL E NÃO SE LIMITA À AUSÊNCIA DE DOENÇA OU ENFERMIDADE”, É RECURSO FUNDAMENTAL À VIDA E SEU FOMENTO ESTÁ PARA ALÉM DO SETOR SAÚDE, COLOCANDO EM DESTAQUE A ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: “PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE NA DIREÇÃO DA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE”, COMO APONTA A CARTA DE OTAWA (1986). AS DEMANDAS DESTE CONTEXTO SÃO ATENDIDAS VIA POLÍTICAS INTRA E INTERSETORIAIS, SENDO NECESSÁRIO O PROTAGONISMO DA EDUCAÇÃO NAS DINÂMICAS DE VALORIZAÇÃO, DIFUSÃO E ORIENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE COLABOREM AO EMPODERAMENTO DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO, NO CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, E TAMBÉM DOS PRECEITOS BÁSICOS DE SAÚDE. O BRASIL REGISTRA LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS QUE DEMONSTRAM OS PERIGOS DOS FATORES DE RISCOS NAS DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM COMPORTAMENTOS DISTANTES DA SAÚDE, EM GERAL, ALIMENTAÇÃO INADEQUADA, INATIVIDADE FÍSICA E MUITAS HORAS EM COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO, CONDUZINDO À OBESIDADE E EXCESSO DE PESO, HIPERTENSÃO, SÍNDROME METABÓLICA, DIABETES, TÃO LOGO, ÀS DOENÇAS CARDIOVASCULARES. ESTES ASSUNTOS SÃO RELEVANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM OBJETIVANDO FAZER OS ALUNOS ENTENDEREM AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS CORPORAIS E OS BENEFÍCIOS À SAÚDE QUE AS ACOMPANHAM. O MATERIAL DIDÁTICO DAS AULAS REMOTAS ESTRUTUROU-SE EM DOIS VOLUMES: O PRIMEIRO NÃO REGISTROU AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O SEGUNDO ABORDOU AS DANÇAS, GINÁSTICAS, ESPORTES, LUTAS, ATIVIDADES DE AVENTURA, JOGOS ELETRÔNICOS E DE TABULEIRO. ALÉM DA IMPOSSIBILIDADE DO ESPAÇO ESCOLAR, NEM TODAS AS CRIANÇAS POSSUÍAM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS. CONSIDERAMOS QUE AS AULAS À DISTÂNCIA COLABORARAM NA AMPLIAÇÃO DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DOS ALUNOS, AFASTANDO-OS DAS AULAS PRÁTICAS. AINDA QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ESTEJA PAUTADA NA CULTURA, O MOVIMENTO POR SI SÓ JÁ DESENVOLVE PAPEL RELEVANTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. O DOCUMENTO CURRICULAR SUBSUMIU ESTE ASSUNTO, EXIGINDO DO PROFESSOR A SENSIBILIDADE DE CONECTAR OS TEMAS À SAÚDE, PORÉM, SE NÃO HOUVE TAL PREOCUPAÇÃO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A PROMOÇÃO DA SAÚDE PELA EDUCAÇÃO FOI NEGLIGENCIADA, AO MENOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM CONDIÇÃO REMOTA INDUZIDA PELA PANDEMIA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 03 - SAÚDE E REABILITAÇÃO" "palavra_chave" => "PROMOÇÃO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO REMOTO, PANDEMIA, SEDENTARISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA103_ID135_29042021220650.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUI ANDERSON COSTA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RUI ANDERSON" "autor_email" => "profruianderson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75489 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 135 "titulo" => "ENSINO REMOTO E O PREJUÍZO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE" "resumo" => "A CRISE SANITÁRIA GERADA PELO COVID-19 RESULTOU EM MEDIDAS ENÉRGICAS INSERINDO A SOCIEDADE AO CONTEXTO DE QUARENTENA (DISTANCIAMENTO SOCIAL), COM ISSO, ALÉM DA SAÚDE, UMA DAS ÁREAS AFETADAS FOI A EDUCAÇÃO. ESTE ENSAIO ACADÊMICO FOI PENSADO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA MINISTRADA POR MEIO DO EAD - GOOGLE CLASSROOM NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE SÃO PAULO E DISCUTIDO COM BASE NO REFERENCIAL DA PROMOÇÃO DA SAÚDE. O OBJETIVO FOI A DISCUSSÃO DOS POSSÍVEIS IMPACTOS DAS AULAS REMOTAS NO ÂMBITO DA SAÚDE E DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR PARA AS AULAS DURANTE A PANDEMIA (TRILHAS DE APRENDIZAGEM). A OMS (1948) AFIRMA QUE SAÚDE É “O ESTADO DE COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL E NÃO SE LIMITA À AUSÊNCIA DE DOENÇA OU ENFERMIDADE”, É RECURSO FUNDAMENTAL À VIDA E SEU FOMENTO ESTÁ PARA ALÉM DO SETOR SAÚDE, COLOCANDO EM DESTAQUE A ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: “PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE NA DIREÇÃO DA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE”, COMO APONTA A CARTA DE OTAWA (1986). AS DEMANDAS DESTE CONTEXTO SÃO ATENDIDAS VIA POLÍTICAS INTRA E INTERSETORIAIS, SENDO NECESSÁRIO O PROTAGONISMO DA EDUCAÇÃO NAS DINÂMICAS DE VALORIZAÇÃO, DIFUSÃO E ORIENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE COLABOREM AO EMPODERAMENTO DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO, NO CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, E TAMBÉM DOS PRECEITOS BÁSICOS DE SAÚDE. O BRASIL REGISTRA LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS QUE DEMONSTRAM OS PERIGOS DOS FATORES DE RISCOS NAS DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM COMPORTAMENTOS DISTANTES DA SAÚDE, EM GERAL, ALIMENTAÇÃO INADEQUADA, INATIVIDADE FÍSICA E MUITAS HORAS EM COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO, CONDUZINDO À OBESIDADE E EXCESSO DE PESO, HIPERTENSÃO, SÍNDROME METABÓLICA, DIABETES, TÃO LOGO, ÀS DOENÇAS CARDIOVASCULARES. ESTES ASSUNTOS SÃO RELEVANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM OBJETIVANDO FAZER OS ALUNOS ENTENDEREM AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS CORPORAIS E OS BENEFÍCIOS À SAÚDE QUE AS ACOMPANHAM. O MATERIAL DIDÁTICO DAS AULAS REMOTAS ESTRUTUROU-SE EM DOIS VOLUMES: O PRIMEIRO NÃO REGISTROU AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O SEGUNDO ABORDOU AS DANÇAS, GINÁSTICAS, ESPORTES, LUTAS, ATIVIDADES DE AVENTURA, JOGOS ELETRÔNICOS E DE TABULEIRO. ALÉM DA IMPOSSIBILIDADE DO ESPAÇO ESCOLAR, NEM TODAS AS CRIANÇAS POSSUÍAM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS. CONSIDERAMOS QUE AS AULAS À DISTÂNCIA COLABORARAM NA AMPLIAÇÃO DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DOS ALUNOS, AFASTANDO-OS DAS AULAS PRÁTICAS. AINDA QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ESTEJA PAUTADA NA CULTURA, O MOVIMENTO POR SI SÓ JÁ DESENVOLVE PAPEL RELEVANTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. O DOCUMENTO CURRICULAR SUBSUMIU ESTE ASSUNTO, EXIGINDO DO PROFESSOR A SENSIBILIDADE DE CONECTAR OS TEMAS À SAÚDE, PORÉM, SE NÃO HOUVE TAL PREOCUPAÇÃO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A PROMOÇÃO DA SAÚDE PELA EDUCAÇÃO FOI NEGLIGENCIADA, AO MENOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM CONDIÇÃO REMOTA INDUZIDA PELA PANDEMIA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 03 - SAÚDE E REABILITAÇÃO" "palavra_chave" => "PROMOÇÃO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO REMOTO, PANDEMIA, SEDENTARISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA103_ID135_29042021220650.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUI ANDERSON COSTA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RUI ANDERSON" "autor_email" => "profruianderson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }