AS DIMENSÕES DE CONTEÚDOS E O ENSINO À DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75530 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 304 "titulo" => "AS DIMENSÕES DE CONTEÚDOS E O ENSINO À DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) TEM SE CONSTITUÍDO NO PAÍS COMO UMA ALTERNATIVA AS DEMANDAS DA VIDA CONTEMPORÂNEA, ATRELADA A JUSTIFICATIVA DE UM MUNDO MAIS CONECTADO E FLEXÍVEL (ONLINE) EM RELAÇÃO AO ENSINO PRESENCIAL. ENTRETANTO, A MODALIDADE DE ENSINO NÃO É NOVIDADE E PODE SER OBSERVADA EM VÁRIAS UNIVERSIDADES PELO MUNDO. NO BRASIL, A MODALIDADE DE ENSINO, TEM SEUS INDICADORES DE MATRICULAS EM ASCENDÊNCIA. NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO FÍSICA AINDA SE TEM DÚVIDAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DESTES CONTEÚDOS E DISPOSIÇÃO EM QUE AS PRÁTICAS ACONTECEM E QUANDO ACONTECEM, PRINCIPALMENTE NO ATUAL MOMENTO ONDE AS RESTRIÇÕES DAS PRÁTICAS CORPORAIS FAZEM PARTE DO COMBATE A CRISE SANITÁRIA. SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS TUTORES DE CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA RELACIONADAS AOS DISCENTES PELOS QUAIS SÃO RESPONSÁVEIS CONSIDERANDO TRÊS DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS (CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL). PARA VERIFICAÇÃO DAS PERCEPÇÕES FORAM UTILIZADAS 3 PERGUNTAS ABERTAS: (I). PERCEPÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DAS DISCIPLINAS (II). PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO PEDAGÓGICO EM A PRÁTICA (SABER FAZER E SABER ENSINAR) E (III). PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO AOS VALORES E COMPORTAMENTOS EXPRESSOS NAS INTERAÇÕES DE CHATS, FÓRUNS, ATIVIDADES E ENCONTROS REMOTOS? PARTICIPARAM DO RELATO TRÊS TUTORES COM GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA E BACHARELADO. DOIS DELES POSSUÍAM LATU SENSO E UM STRICTO SENSU. PARA APRESENTAÇÃO DAS RESPOSTAS, A NARRATIVA SEGUIU ASPECTOS CONSIDERADOS POSITIVOS E AS LIMITAÇÕES APRESENTADAS POR ELES. NA DIMENSÃO CONCEITUAL OS TUTORES RESSALTARAM QUE OS ALUNOS QUE SE DESTACAM APRESENTAM BOM DOMÍNIO E REALIZAM LEITURAS COMPLEMENTARES, FATO ESTE EXPLICADO POR CONTA DA IDADE DOS DISCENTES E/OU ESTÃO CURSANDO A SEGUNDA GRADUAÇÃO. O CONTRAPONTO APRESENTADO REMETE-SE AS DIFICULDADES EM ASSIMILAR E INTERPRETAR O CONTEÚDO. ENTRETANTO, SE FAZ NECESSÁRIO MAIS FERRAMENTAS AVALIATIVAS, QUE COMPROVEM TAL PERCEPÇÃO. EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO PEDAGÓGICO, POR CONTA DA PANDEMIA FICOU DIFÍCIL AVALIAR ASPECTOS POSITIVOS, ENTRETANTO O CURSO APRESENTOU UMA PROPOSTA PRÁTICA ONLINE INTITULADA PROJETO INTEGRADOR. FICA EVIDENTE QUE HÁ DIFICULDADE DOS DISCENTES EM ORGANIZAR, PLANEJAR E APLICAR SUAS AULAS. ESSA DIFICULDADE PODE ESTAR ATRELADA A RELAÇÃO DA AUSÊNCIA DE ENCONTROS PRESENCIAS. SE TRATANDO DE VALORES E COMPORTAMENTOS, NOTA-SE BAIXA ADERÊNCIA EM PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES NÃO AVALIATIVAS E PARTE SIGNIFICATIVA DOS DISCENTES DEMONSTRAM POUCO HÁBITO DE LEITURA EXTRA PLATAFORMA DO CURSO, QUE RESULTA EM DIFICULDADES DE INTERPRETAÇÃO, PESQUISA E CONSEQUENTEMENTE BAIXA AUTONOMIA. CONSIDERANDO OS ASPECTOS POSITIVOS E CONTRAPONTOS, O ENSINO À DISTÂNCIA SE MOSTRA UMA POTENCIAL FERRAMENTA NO PROCESSO ACADÊMICO, ONDE DISCENTES E TODO CORPO GESTOR DE APRENDIZAGEM DEVEM AUMENTOS OS ESFORÇOS NA BUSCA DA AUTONOMIA, TORNANDO O DISCENTE PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM" "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO À DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA106_ID304_08052021195527.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO " "autor_email" => "ale.educacaofisica@uninov" "autor_ies" => "UNICAMP " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75530 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 304 "titulo" => "AS DIMENSÕES DE CONTEÚDOS E O ENSINO À DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) TEM SE CONSTITUÍDO NO PAÍS COMO UMA ALTERNATIVA AS DEMANDAS DA VIDA CONTEMPORÂNEA, ATRELADA A JUSTIFICATIVA DE UM MUNDO MAIS CONECTADO E FLEXÍVEL (ONLINE) EM RELAÇÃO AO ENSINO PRESENCIAL. ENTRETANTO, A MODALIDADE DE ENSINO NÃO É NOVIDADE E PODE SER OBSERVADA EM VÁRIAS UNIVERSIDADES PELO MUNDO. NO BRASIL, A MODALIDADE DE ENSINO, TEM SEUS INDICADORES DE MATRICULAS EM ASCENDÊNCIA. NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO FÍSICA AINDA SE TEM DÚVIDAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DESTES CONTEÚDOS E DISPOSIÇÃO EM QUE AS PRÁTICAS ACONTECEM E QUANDO ACONTECEM, PRINCIPALMENTE NO ATUAL MOMENTO ONDE AS RESTRIÇÕES DAS PRÁTICAS CORPORAIS FAZEM PARTE DO COMBATE A CRISE SANITÁRIA. SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS TUTORES DE CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA RELACIONADAS AOS DISCENTES PELOS QUAIS SÃO RESPONSÁVEIS CONSIDERANDO TRÊS DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS (CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL). PARA VERIFICAÇÃO DAS PERCEPÇÕES FORAM UTILIZADAS 3 PERGUNTAS ABERTAS: (I). PERCEPÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DAS DISCIPLINAS (II). PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO PEDAGÓGICO EM A PRÁTICA (SABER FAZER E SABER ENSINAR) E (III). PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO AOS VALORES E COMPORTAMENTOS EXPRESSOS NAS INTERAÇÕES DE CHATS, FÓRUNS, ATIVIDADES E ENCONTROS REMOTOS? PARTICIPARAM DO RELATO TRÊS TUTORES COM GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA E BACHARELADO. DOIS DELES POSSUÍAM LATU SENSO E UM STRICTO SENSU. PARA APRESENTAÇÃO DAS RESPOSTAS, A NARRATIVA SEGUIU ASPECTOS CONSIDERADOS POSITIVOS E AS LIMITAÇÕES APRESENTADAS POR ELES. NA DIMENSÃO CONCEITUAL OS TUTORES RESSALTARAM QUE OS ALUNOS QUE SE DESTACAM APRESENTAM BOM DOMÍNIO E REALIZAM LEITURAS COMPLEMENTARES, FATO ESTE EXPLICADO POR CONTA DA IDADE DOS DISCENTES E/OU ESTÃO CURSANDO A SEGUNDA GRADUAÇÃO. O CONTRAPONTO APRESENTADO REMETE-SE AS DIFICULDADES EM ASSIMILAR E INTERPRETAR O CONTEÚDO. ENTRETANTO, SE FAZ NECESSÁRIO MAIS FERRAMENTAS AVALIATIVAS, QUE COMPROVEM TAL PERCEPÇÃO. EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO PEDAGÓGICO, POR CONTA DA PANDEMIA FICOU DIFÍCIL AVALIAR ASPECTOS POSITIVOS, ENTRETANTO O CURSO APRESENTOU UMA PROPOSTA PRÁTICA ONLINE INTITULADA PROJETO INTEGRADOR. FICA EVIDENTE QUE HÁ DIFICULDADE DOS DISCENTES EM ORGANIZAR, PLANEJAR E APLICAR SUAS AULAS. ESSA DIFICULDADE PODE ESTAR ATRELADA A RELAÇÃO DA AUSÊNCIA DE ENCONTROS PRESENCIAS. SE TRATANDO DE VALORES E COMPORTAMENTOS, NOTA-SE BAIXA ADERÊNCIA EM PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES NÃO AVALIATIVAS E PARTE SIGNIFICATIVA DOS DISCENTES DEMONSTRAM POUCO HÁBITO DE LEITURA EXTRA PLATAFORMA DO CURSO, QUE RESULTA EM DIFICULDADES DE INTERPRETAÇÃO, PESQUISA E CONSEQUENTEMENTE BAIXA AUTONOMIA. CONSIDERANDO OS ASPECTOS POSITIVOS E CONTRAPONTOS, O ENSINO À DISTÂNCIA SE MOSTRA UMA POTENCIAL FERRAMENTA NO PROCESSO ACADÊMICO, ONDE DISCENTES E TODO CORPO GESTOR DE APRENDIZAGEM DEVEM AUMENTOS OS ESFORÇOS NA BUSCA DA AUTONOMIA, TORNANDO O DISCENTE PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM" "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO À DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA106_ID304_08052021195527.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO " "autor_email" => "ale.educacaofisica@uninov" "autor_ies" => "UNICAMP " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }