CARACTERIZAÇÃO: OS SERVIÇOS DE SAÚDE SÃO POTENTES CENÁRIOS PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E, A OFERTA DE CAMPOS DE ESTÁGIOS DEVE SER REGULADA PELO GESTOR DO SUS MUNICIPAL, CONFORME CONSTITUIÇÃO FEDERAL E LEI 8080/90. DESDE 2013, O CENTRO DE EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE, ÓRGÃO COORDENADOR DA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO COMUNIDADE (PIESC) NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, INVESTE NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAREM COMO ARTICULADORES DA PIESC NOS CENÁRIOS, BUSCANDO QUALIFICAR AS AÇÕES DE ENSINO SERVIÇO ALI DESENVOLVIDAS. DESCRIÇÃO: CAPACITAR PROFISSIONAIS DAS UNIDADES PARA ATUAREM EM PARCERIA COM COORDENADORES NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO; FORTALECER SERVIÇOS DO SUS ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO. REALIZADO PROGRAMA FORMATIVO, COM 32 HORAS, UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS, TENDO COMO CONTEÚDO: ARCABOUÇO LEGAL DA PIESC; DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS, REGRAMENTOS E FLUXOS ESTABELECIDOS NO MUNICÍPIO. REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO FORMATIVO VIVENCIADO PELOS PROFISSIONAIS ENQUANTO ESTUDANTES E A NECESSIDADE DE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE A FORMAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS. LIÇÕES APRENDIDAS: FORMAÇÃO DE MAIS DE 100 PROFISSIONAIS; ELABORAÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS ARTICULADORES DA PIESC NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA, A SABER: PREPARAR A UNIDADE PARA RECEBIMENTO DOS ESTAGIÁRIOS; ACOLHER DOCENTES E ESTUDANTES; RECEBER DOCUMENTOS E MATERIAIS; ELABORAR PLANO EDUCACIONAL; MEDIAR CONFLITOS; MONITORAR INTERCORRÊNCIAS; DIALOGAR COM EQUIPE E CONSELHO LOCAL SAÚDE SOBRE ESTÁGIOS EM ANDAMENTO; AVALIAR ESTÁGIOS; ACOMPANHAR DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS E VISITAS TÉCNICAS. RECOMENDAÇÕES: O PROCESSO REVELOU A IMPORTÂNCIA DA APROXIMAÇÃO DA COORDENAÇÃO MUNICIPAL DA PIESC COM OS PROFISSIONAIS DO NÍVEL LOCAL. O DIÁLOGO COM OS PROFISSIONAIS PRODUZIU O RECONHECIMENTO DO SUS ESCOLA E PROTAGONISMO DO GESTOR DO SUS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS, TENDO EM VISTA QUE O SUS É O MAIOR EMPREGADOR DO SETOR SAÚDE. PROPORCIONOU TAMBÉM COMPREENSÃO DE QUE É NECESSÁRIO AMPLIAR ESPAÇOS DE DIÁLOGO COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, VISANDO IMPLEMENTAÇÃO DOS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES CONSTITUCIONAIS DO SUS;