A OSS ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA, RESPONSÁVEL POR CINCO CONTRATOS DE GESTÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, DENTRE ELES OS DE CAPELA DO SOCORRO E PARELHEIROS QUE, DESDE O PRIMEIRO CASO DE COVID-19 NO BRASIL, PASSOU A ORGANIZAR A EQUIPE DE GESTÃO REGIONAL PARA CHEGADA DOS PRIMEIROS CASOS NESSAS PERIFERIAS.
COM O CONTEXTO DE SIGNIFICATIVA DISPARIDADE SOCIAL, GRANDE EXTENSÃO TERRITORIAL E ALTA PORCENTAGEM DE USUÁRIOS SUS DEPENDENTES, OS CONTRATOS DE GESTÃO 001 (CAPELA DO SOCORRO) E 002 (PARELHEIROS) TEM 4.245 FUNCIONÁRIOS DISTRIBUÍDOS EM 68 SERVIÇOS DE SAÚDE DE DIFERENTES COMPLEXIDADES. SÃO OS DISTRITOS DE MAIOR EXTENSÃO TERRITORIAL DE SÃO PAULO - CAPELA DO SOCORRO COM 134,2 KM² E PARELHEIROS COM 353,5 KM².
FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19 INCORPORAMOS À REDE DE SERVIÇOS UMA UNIDADE DE TRATAMENTO PARA COVID-19 E UMA UNIDADE INDÍGENA DE ACOLHIMENTO. CONCOMITANTEMENTE FORAM DISTRIBUÍDOS 174 SMARTPHONES À CADA EQUIPE DE ATENÇÃO BÁSICA E 1167 TABLETS DISTRIBUÍDOS PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE COM CHIPS E ACESSO À INTERNET.
TENDO EM VISTA OS PORTES DA REDE DE SERVIÇOS E DO DESAFIO IMPOSTO PELA PANDEMIA CONSTRUÍMOS O PLANO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E EDUCAÇÃO PERMANENTE.
COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA É UMA FORMA DE AÇÃO SOCIAL QUE SE CARACTERIZA POR SE PRODUZIR EM UMA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA NA QUAL OS ENVOLVIDOS FAZEM USO DA INTERAÇÃO SIMBÓLICA PARA RESOLVER PROBLEMAS E MAXIMIZAR OPORTUNIDADES.
EP É APRENDIZAGEM NO TRABALHO, ONDE O APRENDER E O ENSINAR SE INCORPORAM AO COTIDIANO DO TRABALHO.
ENTRE OUTRAS ESTRATÉGIAS QUE DESCREVEREMOS A SEGUIR, O BOLETIM DE SITUAÇÃO MERECE DESTAQUE: TRATA-SE DE INFORMATIVO QUE OS PROFISSIONAIS RECEBEM EM TEMPO REAL CONTENDO AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES E SOLICITAÇÕES DO MOMENTO, COMPILADOS DE FORMA SIMPLIFICADA. ENTRE ESTAS INFORMAÇÕES ENVIADAS ESTÃO OS PROTOCOLOS E DOCUMENTOS NORTEADORES QUE POSSIBILITAM ATUAÇÃO DE FORMA OPORTUNA NO CUIDADO DA COVID-19.