Artigo Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-42-9

A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE FRENTE À COVID-19 NA REGIÃO SUL DE SÃO PAULO

Palavra-chaves: GESTÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FERRAMENTAS E METODOLOGIAS BASEADAS EM TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO EDUCATIVA, GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO PERMANENTE Comunicação Oral (CO) ET 04 - Vigilância, controles e territórios
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      A OSS ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA, RESPONSÁVEL POR CINCO CONTRATOS DE GESTÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, DENTRE ELES OS DE CAPELA DO SOCORRO E PARELHEIROS QUE, DESDE O PRIMEIRO CASO DE COVID-19 NO BRASIL, PASSOU A ORGANIZAR A EQUIPE DE GESTÃO REGIONAL PARA CHEGADA DOS PRIMEIROS CASOS NESSAS PERIFERIAS.\r\n
      COM O CONTEXTO DE SIGNIFICATIVA DISPARIDADE SOCIAL, GRANDE EXTENSÃO TERRITORIAL E ALTA PORCENTAGEM DE USUÁRIOS SUS DEPENDENTES, OS CONTRATOS DE GESTÃO 001 (CAPELA DO SOCORRO) E 002 (PARELHEIROS) TEM 4.245 FUNCIONÁRIOS DISTRIBUÍDOS EM 68 SERVIÇOS DE SAÚDE DE DIFERENTES COMPLEXIDADES. SÃO OS DISTRITOS DE MAIOR EXTENSÃO TERRITORIAL DE SÃO PAULO - CAPELA DO SOCORRO COM 134,2 KM² E PARELHEIROS COM 353,5 KM².\r\n
      FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19 INCORPORAMOS À REDE DE SERVIÇOS UMA UNIDADE DE TRATAMENTO PARA COVID-19 E UMA UNIDADE INDÍGENA DE ACOLHIMENTO. CONCOMITANTEMENTE FORAM DISTRIBUÍDOS 174 SMARTPHONES À CADA EQUIPE DE ATENÇÃO BÁSICA  E 1167 TABLETS DISTRIBUÍDOS PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE COM CHIPS E ACESSO À INTERNET.\r\n
      TENDO EM VISTA OS PORTES DA REDE DE SERVIÇOS E DO DESAFIO IMPOSTO PELA PANDEMIA CONSTRUÍMOS O PLANO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E EDUCAÇÃO PERMANENTE.\r\n
      COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA É UMA FORMA DE AÇÃO SOCIAL QUE SE CARACTERIZA POR SE PRODUZIR EM UMA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA NA QUAL OS ENVOLVIDOS FAZEM USO DA INTERAÇÃO SIMBÓLICA PARA RESOLVER PROBLEMAS E MAXIMIZAR OPORTUNIDADES.\r\n
      EP É APRENDIZAGEM NO TRABALHO, ONDE O APRENDER E O ENSINAR SE INCORPORAM AO COTIDIANO DO TRABALHO.\r\n
      ENTRE OUTRAS ESTRATÉGIAS QUE DESCREVEREMOS A SEGUIR, O BOLETIM DE SITUAÇÃO MERECE DESTAQUE: TRATA-SE DE INFORMATIVO QUE OS PROFISSIONAIS RECEBEM EM TEMPO REAL CONTENDO AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES E SOLICITAÇÕES DO MOMENTO, COMPILADOS DE FORMA SIMPLIFICADA. ENTRE ESTAS INFORMAÇÕES ENVIADAS ESTÃO OS PROTOCOLOS E DOCUMENTOS NORTEADORES QUE POSSIBILITAM ATUAÇÃO DE FORMA OPORTUNA NO CUIDADO DA COVID-19.
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      A OSS ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA, RESPONSÁVEL POR CINCO CONTRATOS DE GESTÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, DENTRE ELES OS DE CAPELA DO SOCORRO E PARELHEIROS QUE, DESDE O PRIMEIRO CASO DE COVID-19 NO BRASIL, PASSOU A ORGANIZAR A EQUIPE DE GESTÃO REGIONAL PARA CHEGADA DOS PRIMEIROS CASOS NESSAS PERIFERIAS.\r\n
      COM O CONTEXTO DE SIGNIFICATIVA DISPARIDADE SOCIAL, GRANDE EXTENSÃO TERRITORIAL E ALTA PORCENTAGEM DE USUÁRIOS SUS DEPENDENTES, OS CONTRATOS DE GESTÃO 001 (CAPELA DO SOCORRO) E 002 (PARELHEIROS) TEM 4.245 FUNCIONÁRIOS DISTRIBUÍDOS EM 68 SERVIÇOS DE SAÚDE DE DIFERENTES COMPLEXIDADES. SÃO OS DISTRITOS DE MAIOR EXTENSÃO TERRITORIAL DE SÃO PAULO - CAPELA DO SOCORRO COM 134,2 KM² E PARELHEIROS COM 353,5 KM².\r\n
      FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19 INCORPORAMOS À REDE DE SERVIÇOS UMA UNIDADE DE TRATAMENTO PARA COVID-19 E UMA UNIDADE INDÍGENA DE ACOLHIMENTO. CONCOMITANTEMENTE FORAM DISTRIBUÍDOS 174 SMARTPHONES À CADA EQUIPE DE ATENÇÃO BÁSICA  E 1167 TABLETS DISTRIBUÍDOS PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE COM CHIPS E ACESSO À INTERNET.\r\n
      TENDO EM VISTA OS PORTES DA REDE DE SERVIÇOS E DO DESAFIO IMPOSTO PELA PANDEMIA CONSTRUÍMOS O PLANO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E EDUCAÇÃO PERMANENTE.\r\n
      COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA É UMA FORMA DE AÇÃO SOCIAL QUE SE CARACTERIZA POR SE PRODUZIR EM UMA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA NA QUAL OS ENVOLVIDOS FAZEM USO DA INTERAÇÃO SIMBÓLICA PARA RESOLVER PROBLEMAS E MAXIMIZAR OPORTUNIDADES.\r\n
      EP É APRENDIZAGEM NO TRABALHO, ONDE O APRENDER E O ENSINAR SE INCORPORAM AO COTIDIANO DO TRABALHO.\r\n
      ENTRE OUTRAS ESTRATÉGIAS QUE DESCREVEREMOS A SEGUIR, O BOLETIM DE SITUAÇÃO MERECE DESTAQUE: TRATA-SE DE INFORMATIVO QUE OS PROFISSIONAIS RECEBEM EM TEMPO REAL CONTENDO AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES E SOLICITAÇÕES DO MOMENTO, COMPILADOS DE FORMA SIMPLIFICADA. ENTRE ESTAS INFORMAÇÕES ENVIADAS ESTÃO OS PROTOCOLOS E DOCUMENTOS NORTEADORES QUE POSSIBILITAM ATUAÇÃO DE FORMA OPORTUNA NO CUIDADO DA COVID-19.
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Publicado em 24 de novembro de 2021

Resumo

A OSS ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA, RESPONSÁVEL POR CINCO CONTRATOS DE GESTÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, DENTRE ELES OS DE CAPELA DO SOCORRO E PARELHEIROS QUE, DESDE O PRIMEIRO CASO DE COVID-19 NO BRASIL, PASSOU A ORGANIZAR A EQUIPE DE GESTÃO REGIONAL PARA CHEGADA DOS PRIMEIROS CASOS NESSAS PERIFERIAS. COM O CONTEXTO DE SIGNIFICATIVA DISPARIDADE SOCIAL, GRANDE EXTENSÃO TERRITORIAL E ALTA PORCENTAGEM DE USUÁRIOS SUS DEPENDENTES, OS CONTRATOS DE GESTÃO 001 (CAPELA DO SOCORRO) E 002 (PARELHEIROS) TEM 4.245 FUNCIONÁRIOS DISTRIBUÍDOS EM 68 SERVIÇOS DE SAÚDE DE DIFERENTES COMPLEXIDADES. SÃO OS DISTRITOS DE MAIOR EXTENSÃO TERRITORIAL DE SÃO PAULO - CAPELA DO SOCORRO COM 134,2 KM² E PARELHEIROS COM 353,5 KM². FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19 INCORPORAMOS À REDE DE SERVIÇOS UMA UNIDADE DE TRATAMENTO PARA COVID-19 E UMA UNIDADE INDÍGENA DE ACOLHIMENTO. CONCOMITANTEMENTE FORAM DISTRIBUÍDOS 174 SMARTPHONES À CADA EQUIPE DE ATENÇÃO BÁSICA E 1167 TABLETS DISTRIBUÍDOS PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE COM CHIPS E ACESSO À INTERNET. TENDO EM VISTA OS PORTES DA REDE DE SERVIÇOS E DO DESAFIO IMPOSTO PELA PANDEMIA CONSTRUÍMOS O PLANO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E EDUCAÇÃO PERMANENTE. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA É UMA FORMA DE AÇÃO SOCIAL QUE SE CARACTERIZA POR SE PRODUZIR EM UMA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA NA QUAL OS ENVOLVIDOS FAZEM USO DA INTERAÇÃO SIMBÓLICA PARA RESOLVER PROBLEMAS E MAXIMIZAR OPORTUNIDADES. EP É APRENDIZAGEM NO TRABALHO, ONDE O APRENDER E O ENSINAR SE INCORPORAM AO COTIDIANO DO TRABALHO. ENTRE OUTRAS ESTRATÉGIAS QUE DESCREVEREMOS A SEGUIR, O BOLETIM DE SITUAÇÃO MERECE DESTAQUE: TRATA-SE DE INFORMATIVO QUE OS PROFISSIONAIS RECEBEM EM TEMPO REAL CONTENDO AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES E SOLICITAÇÕES DO MOMENTO, COMPILADOS DE FORMA SIMPLIFICADA. ENTRE ESTAS INFORMAÇÕES ENVIADAS ESTÃO OS PROTOCOLOS E DOCUMENTOS NORTEADORES QUE POSSIBILITAM ATUAÇÃO DE FORMA OPORTUNA NO CUIDADO DA COVID-19.

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