INTRODUÇÃO: TRATA-SE DE UM RELATO DE UMA PESQUISA DENOMINADA “CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E APOIO INSTITUCIONAL: PESQUISA INTERVENÇÃO”, PPSUS/FAPESP (PROCESSO 2019/03848-7), CUJO REFERENCIAL DE ANÁLISE FOI A SOCIOCLÍNICA INSTITUCIONAL REALIZADA COM EQUIPES DE SAÚDE DE 24 MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. EM 2020 A PANDEMIA DA COVID-19 FOI ANUNCIADA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE CULMINANDO NA REORGANIZAÇÃO DA PESQUISA FRENTE ÀS RECOMENDAÇÕES SANITÁRIAS. OBJETIVO: RELATAR OS DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA-AÇÃO FRENTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM UM DOS MUNICÍPIOS PARTICIPANTES. MÉTODO: PESQUISA-AÇÃO DESENVOLVIDA EM 5 ENCONTROS COM 7 TRABALHADORES REPRESENTANTES DE 3 ESTRATÉGIAS SAÚDE DA FAMÍLIA E 8 ENCONTROS DE PLANEJAMENTO COM UMA APOIADORA DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO E UMA ARTICULADORA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MUNICIPAL. OS ENCONTROS FORAM REALIZADOS DE MANEIRA HÍBRIDA, SENDO PRESENCIAL E VIA GOOGLE MEET. TODOS OS PARTICIPANTES ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (CAEE N° 33638720.6.0000.5393). RESULTADOS: EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, OS PESQUISADORES NECESSITARAM REPENSAR AS ESTRATÉGIAS DA PESQUISA POIS, COMO AINDA NÃO HAVIA DISPONIBILIDADE DA VACINA, O DISTANCIAMENTO FÍSICO FOI RECOMENDADO. OS DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FORAM: MOMENTOS DE INSTABILIDADE DA CONEXÃO COM A INTERNET, NECESSITANDO REAGENDAMENTO DE ENCONTRO, ESTENDENDO A PESQUISA PARA ALÉM DO ESPERADO; RUÍDOS EXTERNOS DIFICULTANDO A ESCUTA PARA O DIÁLOGO; ENTRAVES PARA A PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES EM DECORRÊNCIA DA DESORGANIZAÇÃO PROVOCADA PELA PANDEMIA NOS ESPAÇOS DE TRABALHO DAS EQUIPES; POR SER HÍBRIDO, ENCONTROS DIFERENTES ACONTECIAM AO MESMO TEMPO. CONCLUSÃO: A PESQUISA-AÇÃO FOI REALIZADA EM MEIO AOS ESFORÇOS DOS PESQUISADORES, DOS PROFISSIONAIS E DAS APOIADORA/ARTICULADORA COM O COMPROMISSO DO TRABALHO COLETIVO E MANUTENÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES PARA REDUZIR OS RISCOS DE DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS SARS-COV 2. HOUVE APRENDIZADOS E REAFIRMAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PRESENCIAL EM PROCESSOS PARTICIPATIVOS.