Artigo Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-42-9

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PARA ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: FORTALECENDO A ORGANIZAÇÃO INTERSETORIAL DA ATENÇÃO NUTRICIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, SEGURANÇA ALIMENTAR, SELETIVIDADE ALIMENTAR, GESTÃO EM SAÚDE Pôster (PO) ET 05 - Políticas Sociais e Saúde
0 of 0
"2021-11-24 15:24:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 78927 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 128 "inscrito_id" => 431 "titulo" => "ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PARA ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: FORTALECENDO A ORGANIZAÇÃO INTERSETORIAL DA ATENÇÃO NUTRICIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICASALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PARA ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: FORTALECENDO A ORGANIZAÇÃO INTERSETORIAL DA ATENÇÃO NUT" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A SELETIVIDADE ALIMENTAR E A RESISTÊNCIA À OFERTA DE NOVOS ALIMENTOS, PRESENTES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), PODEM LEVAR A ALTERAÇÕES DO ESTADO NUTRICIONAL. ESSAS CARACTERÍSTICAS SE TORNAM MAIS COMPLEXAS NO AMBIENTE ESCOLAR ONDE NECESSIDADES FAMILIARES E QUALIFICAÇÃO ESPECÍFICA DA FORÇA DE TRABALHO DE PROFESSORES SÃO TEMÁTICAS PARA ANALISAR A GESTÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL. OBJETIVO: DESCREVER PRÁTICAS ALIMENTARES COTIDIANAS DE ESCOLARES COM TEA; CARACTERIZAR RISCOS ALIMENTARES DAS PRÁTICAS DE CONSUMO E DESFECHO SOBRE SEU ESTADO NUTRICIONAL E ANALISAR NECESSIDADES SENTIDAS PARA ATENÇÃO NUTRICIONAL E EDUCAÇÃO ALIMENTAR. MÉTODO: ESTUDO DESCRITIVO, EXPLORATÓRIO, TRANSVERSAL, DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, ENVOLVENDO PROFESSORES E RESPONSÁVEIS DE ESCOLARES COM TEA, DE UMA UNIDADE EDUCACIONAL ESPECIALIZADA EM CURITIBA (PR). O PERFIL SOCIO-NUTRICIONAL DOS ESCOLARES FOI GERADO A PARTIR DE DADOS SECUNDÁRIOS DA ESCOLA E DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SISVAN ESCOLAR). FORMULÁRIO PADRÃO ADAPTADO SOBRE MARCADORES DE CONSUMO ALIMENTAR FOI APLICADO. EMPREGOU-SE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM RECURSO DE ESCALA DE IMAGEM CORPORAL (EIC) POSSIBILITANDO CARACTERIZAR SUBJETIVIDADES DOS DISCURSOS DOS PARTICIPANTES RESULTADOS: DO PERFIL ALIMENTAR E NUTRICIONAL DECLARADO (34 RESPONSÁVEIS), GEROU-SE INDICADORES DE ACEITABILIDADE E RECUSA ALIMENTAR. PELA EIC A EUTROFIA FOI PERCEBIDA EM 29,41%. O TEMA ‘SELETIVIDADE ALIMENTAR’ EMERGIU (8 PROFESSORAS E 14 RESPONSÁVEIS) COMO GATILHO PARA O ‘RISCO NUTRICIONAL PERCEBIDO ‘, CONECTADO A ‘DESCONFORTO, MONOTONIA E RESTRIÇÃO EXCESSIVA’. A RELAÇÃO ‘ALIMENTAÇÃO-RISCO À SAÚDE’ DEMARCOU VULNERABILIDADES (DEFICIÊNCIAS IMUNOLÓGICAS E NUTRICIONAIS, TERAPIA MEDICAMENTOSA E EXCESSO DE PESO). NECESSIDADES SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO ALIMENTAR, GESTÃO DO ACESSO ALIMENTAR E ATENÇÃO NUTRICIONAL ADEQUADOS COM ARTICULAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA FORAM IDENTIFICADOS. CONCLUSÃO: INDICADORES DE RISCO ALIMENTAR E NUTRICIONAL ALIADOS ÀS NECESSIDADES SENTIDAS DOS CUIDADORES CONSTITUEM SUBSÍDIOS PARA VISIBILIZAR DEMANDAS DE ATENÇÃO NUTRICIONAL INTERSETORIAL PARA ESCOLARES COM TEA, NO CENÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROMOÇÃO DO DIREITO À ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ADEQUADAS.INTRODUÇÃO: A SELETIVIDADE ALIMENTAR E A RESISTÊNCIA À OFERTA DE NOVOS ALIMENTOS, PRESENTES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), PODEM LEVAR A ALTERAÇÕES DO" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 05 - Políticas Sociais e Saúde" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, SEGURANÇA ALIMENTAR, SELETIVIDADE ALIMENTAR, GESTÃO EM SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD4_SA105_ID431_25082021201731.pdf" "created_at" => "2021-12-09 13:15:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNA GONÇALVES MARTINS SILVA " "autor_nome_curto" => "BRUNNA" "autor_email" => "brunna.goncalves@pucpr.ed" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 78927 "edicao_id" => 182 "trabalho_id" => 128 "inscrito_id" => 431 "titulo" => "ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PARA ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: FORTALECENDO A ORGANIZAÇÃO INTERSETORIAL DA ATENÇÃO NUTRICIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICASALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PARA ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: FORTALECENDO A ORGANIZAÇÃO INTERSETORIAL DA ATENÇÃO NUT" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A SELETIVIDADE ALIMENTAR E A RESISTÊNCIA À OFERTA DE NOVOS ALIMENTOS, PRESENTES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), PODEM LEVAR A ALTERAÇÕES DO ESTADO NUTRICIONAL. ESSAS CARACTERÍSTICAS SE TORNAM MAIS COMPLEXAS NO AMBIENTE ESCOLAR ONDE NECESSIDADES FAMILIARES E QUALIFICAÇÃO ESPECÍFICA DA FORÇA DE TRABALHO DE PROFESSORES SÃO TEMÁTICAS PARA ANALISAR A GESTÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL. OBJETIVO: DESCREVER PRÁTICAS ALIMENTARES COTIDIANAS DE ESCOLARES COM TEA; CARACTERIZAR RISCOS ALIMENTARES DAS PRÁTICAS DE CONSUMO E DESFECHO SOBRE SEU ESTADO NUTRICIONAL E ANALISAR NECESSIDADES SENTIDAS PARA ATENÇÃO NUTRICIONAL E EDUCAÇÃO ALIMENTAR. MÉTODO: ESTUDO DESCRITIVO, EXPLORATÓRIO, TRANSVERSAL, DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, ENVOLVENDO PROFESSORES E RESPONSÁVEIS DE ESCOLARES COM TEA, DE UMA UNIDADE EDUCACIONAL ESPECIALIZADA EM CURITIBA (PR). O PERFIL SOCIO-NUTRICIONAL DOS ESCOLARES FOI GERADO A PARTIR DE DADOS SECUNDÁRIOS DA ESCOLA E DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SISVAN ESCOLAR). FORMULÁRIO PADRÃO ADAPTADO SOBRE MARCADORES DE CONSUMO ALIMENTAR FOI APLICADO. EMPREGOU-SE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM RECURSO DE ESCALA DE IMAGEM CORPORAL (EIC) POSSIBILITANDO CARACTERIZAR SUBJETIVIDADES DOS DISCURSOS DOS PARTICIPANTES RESULTADOS: DO PERFIL ALIMENTAR E NUTRICIONAL DECLARADO (34 RESPONSÁVEIS), GEROU-SE INDICADORES DE ACEITABILIDADE E RECUSA ALIMENTAR. PELA EIC A EUTROFIA FOI PERCEBIDA EM 29,41%. O TEMA ‘SELETIVIDADE ALIMENTAR’ EMERGIU (8 PROFESSORAS E 14 RESPONSÁVEIS) COMO GATILHO PARA O ‘RISCO NUTRICIONAL PERCEBIDO ‘, CONECTADO A ‘DESCONFORTO, MONOTONIA E RESTRIÇÃO EXCESSIVA’. A RELAÇÃO ‘ALIMENTAÇÃO-RISCO À SAÚDE’ DEMARCOU VULNERABILIDADES (DEFICIÊNCIAS IMUNOLÓGICAS E NUTRICIONAIS, TERAPIA MEDICAMENTOSA E EXCESSO DE PESO). NECESSIDADES SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO ALIMENTAR, GESTÃO DO ACESSO ALIMENTAR E ATENÇÃO NUTRICIONAL ADEQUADOS COM ARTICULAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA FORAM IDENTIFICADOS. CONCLUSÃO: INDICADORES DE RISCO ALIMENTAR E NUTRICIONAL ALIADOS ÀS NECESSIDADES SENTIDAS DOS CUIDADORES CONSTITUEM SUBSÍDIOS PARA VISIBILIZAR DEMANDAS DE ATENÇÃO NUTRICIONAL INTERSETORIAL PARA ESCOLARES COM TEA, NO CENÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROMOÇÃO DO DIREITO À ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ADEQUADAS.INTRODUÇÃO: A SELETIVIDADE ALIMENTAR E A RESISTÊNCIA À OFERTA DE NOVOS ALIMENTOS, PRESENTES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), PODEM LEVAR A ALTERAÇÕES DO" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 05 - Políticas Sociais e Saúde" "palavra_chave" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, SEGURANÇA ALIMENTAR, SELETIVIDADE ALIMENTAR, GESTÃO EM SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV166_MD4_SA105_ID431_25082021201731.pdf" "created_at" => "2021-12-09 13:15:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNA GONÇALVES MARTINS SILVA " "autor_nome_curto" => "BRUNNA" "autor_email" => "brunna.goncalves@pucpr.ed" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvii-congresso-paulista-de-saude-publica" "edicao_nome" => "Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_evento" => "XVII Congresso Paulista de Saúde Pública" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/apsp/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61aa140e46380_03122021095646.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 15:24:11" "publicacao_id" => 85 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Paulista de Saúde Pública" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-42-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de novembro de 2021

Resumo

INTRODUÇÃO: A SELETIVIDADE ALIMENTAR E A RESISTÊNCIA À OFERTA DE NOVOS ALIMENTOS, PRESENTES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), PODEM LEVAR A ALTERAÇÕES DO ESTADO NUTRICIONAL. ESSAS CARACTERÍSTICAS SE TORNAM MAIS COMPLEXAS NO AMBIENTE ESCOLAR ONDE NECESSIDADES FAMILIARES E QUALIFICAÇÃO ESPECÍFICA DA FORÇA DE TRABALHO DE PROFESSORES SÃO TEMÁTICAS PARA ANALISAR A GESTÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL. OBJETIVO: DESCREVER PRÁTICAS ALIMENTARES COTIDIANAS DE ESCOLARES COM TEA; CARACTERIZAR RISCOS ALIMENTARES DAS PRÁTICAS DE CONSUMO E DESFECHO SOBRE SEU ESTADO NUTRICIONAL E ANALISAR NECESSIDADES SENTIDAS PARA ATENÇÃO NUTRICIONAL E EDUCAÇÃO ALIMENTAR. MÉTODO: ESTUDO DESCRITIVO, EXPLORATÓRIO, TRANSVERSAL, DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, ENVOLVENDO PROFESSORES E RESPONSÁVEIS DE ESCOLARES COM TEA, DE UMA UNIDADE EDUCACIONAL ESPECIALIZADA EM CURITIBA (PR). O PERFIL SOCIO-NUTRICIONAL DOS ESCOLARES FOI GERADO A PARTIR DE DADOS SECUNDÁRIOS DA ESCOLA E DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SISVAN ESCOLAR). FORMULÁRIO PADRÃO ADAPTADO SOBRE MARCADORES DE CONSUMO ALIMENTAR FOI APLICADO. EMPREGOU-SE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM RECURSO DE ESCALA DE IMAGEM CORPORAL (EIC) POSSIBILITANDO CARACTERIZAR SUBJETIVIDADES DOS DISCURSOS DOS PARTICIPANTES RESULTADOS: DO PERFIL ALIMENTAR E NUTRICIONAL DECLARADO (34 RESPONSÁVEIS), GEROU-SE INDICADORES DE ACEITABILIDADE E RECUSA ALIMENTAR. PELA EIC A EUTROFIA FOI PERCEBIDA EM 29,41%. O TEMA ‘SELETIVIDADE ALIMENTAR’ EMERGIU (8 PROFESSORAS E 14 RESPONSÁVEIS) COMO GATILHO PARA O ‘RISCO NUTRICIONAL PERCEBIDO ‘, CONECTADO A ‘DESCONFORTO, MONOTONIA E RESTRIÇÃO EXCESSIVA’. A RELAÇÃO ‘ALIMENTAÇÃO-RISCO À SAÚDE’ DEMARCOU VULNERABILIDADES (DEFICIÊNCIAS IMUNOLÓGICAS E NUTRICIONAIS, TERAPIA MEDICAMENTOSA E EXCESSO DE PESO). NECESSIDADES SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO ALIMENTAR, GESTÃO DO ACESSO ALIMENTAR E ATENÇÃO NUTRICIONAL ADEQUADOS COM ARTICULAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA FORAM IDENTIFICADOS. CONCLUSÃO: INDICADORES DE RISCO ALIMENTAR E NUTRICIONAL ALIADOS ÀS NECESSIDADES SENTIDAS DOS CUIDADORES CONSTITUEM SUBSÍDIOS PARA VISIBILIZAR DEMANDAS DE ATENÇÃO NUTRICIONAL INTERSETORIAL PARA ESCOLARES COM TEA, NO CENÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROMOÇÃO DO DIREITO À ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ADEQUADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.