INTRODUÇÃO: A SELETIVIDADE ALIMENTAR E A RESISTÊNCIA À OFERTA DE NOVOS ALIMENTOS, PRESENTES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), PODEM LEVAR A ALTERAÇÕES DO ESTADO NUTRICIONAL. ESSAS CARACTERÍSTICAS SE TORNAM MAIS COMPLEXAS NO AMBIENTE ESCOLAR ONDE NECESSIDADES FAMILIARES E QUALIFICAÇÃO ESPECÍFICA DA FORÇA DE TRABALHO DE PROFESSORES SÃO TEMÁTICAS PARA ANALISAR A GESTÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL. OBJETIVO: DESCREVER PRÁTICAS ALIMENTARES COTIDIANAS DE ESCOLARES COM TEA; CARACTERIZAR RISCOS ALIMENTARES DAS PRÁTICAS DE CONSUMO E DESFECHO SOBRE SEU ESTADO NUTRICIONAL E ANALISAR NECESSIDADES SENTIDAS PARA ATENÇÃO NUTRICIONAL E EDUCAÇÃO ALIMENTAR. MÉTODO: ESTUDO DESCRITIVO, EXPLORATÓRIO, TRANSVERSAL, DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, ENVOLVENDO PROFESSORES E RESPONSÁVEIS DE ESCOLARES COM TEA, DE UMA UNIDADE EDUCACIONAL ESPECIALIZADA EM CURITIBA (PR). O PERFIL SOCIO-NUTRICIONAL DOS ESCOLARES FOI GERADO A PARTIR DE DADOS SECUNDÁRIOS DA ESCOLA E DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SISVAN ESCOLAR). FORMULÁRIO PADRÃO ADAPTADO SOBRE MARCADORES DE CONSUMO ALIMENTAR FOI APLICADO. EMPREGOU-SE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM RECURSO DE ESCALA DE IMAGEM CORPORAL (EIC) POSSIBILITANDO CARACTERIZAR SUBJETIVIDADES DOS DISCURSOS DOS PARTICIPANTES RESULTADOS: DO PERFIL ALIMENTAR E NUTRICIONAL DECLARADO (34 RESPONSÁVEIS), GEROU-SE INDICADORES DE ACEITABILIDADE E RECUSA ALIMENTAR. PELA EIC A EUTROFIA FOI PERCEBIDA EM 29,41%. O TEMA ‘SELETIVIDADE ALIMENTAR’ EMERGIU (8 PROFESSORAS E 14 RESPONSÁVEIS) COMO GATILHO PARA O ‘RISCO NUTRICIONAL PERCEBIDO ‘, CONECTADO A ‘DESCONFORTO, MONOTONIA E RESTRIÇÃO EXCESSIVA’. A RELAÇÃO ‘ALIMENTAÇÃO-RISCO À SAÚDE’ DEMARCOU VULNERABILIDADES (DEFICIÊNCIAS IMUNOLÓGICAS E NUTRICIONAIS, TERAPIA MEDICAMENTOSA E EXCESSO DE PESO). NECESSIDADES SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO ALIMENTAR, GESTÃO DO ACESSO ALIMENTAR E ATENÇÃO NUTRICIONAL ADEQUADOS COM ARTICULAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA FORAM IDENTIFICADOS. CONCLUSÃO: INDICADORES DE RISCO ALIMENTAR E NUTRICIONAL ALIADOS ÀS NECESSIDADES SENTIDAS DOS CUIDADORES CONSTITUEM SUBSÍDIOS PARA VISIBILIZAR DEMANDAS DE ATENÇÃO NUTRICIONAL INTERSETORIAL PARA ESCOLARES COM TEA, NO CENÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROMOÇÃO DO DIREITO À ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ADEQUADAS.