INTRODUÇÃO: O PLANO INDIVIDUAL DE PARTO (PIP) É UM DOCUMENTO LEGAL, EM QUE A GESTANTE, APÓS RECEBER INFORMAÇÕES BASEADAS NAS BOAS PRÁTICAS OBSTÉTRICAS, EXPRESSA SUAS PREFERÊNCIAS PARA O PARTO E NASCIMENTO. APESAR DE SUA RECONHECIDA IMPORTÂNCIA EM OPORTUNIZAR A AUTONOMIA E O PROTAGONISMO DA MULHER, BEM COMO DE PREVENIR A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA, NÃO EXISTEM, ATÉ O MOMENTO, ESTRATÉGIAS EFETIVAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIP NO CONTEXTO DO PRÉ-NATAL. OBJETIVO: DESENVOLVER OFICINAS TEMÁTICAS DE PLANEJAMENTO DO PARTO PARA GESTANTES E, A PARTIR DELAS, ELABORAR MATERIAL EDUCATIVO PARA SUBSIDIAR O PROCESSO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA CONSTRUÇÃO DO PIP NO CONTEXTO DO PRÉ-NATAL. MÉTODO: PESQUISA-AÇÃO, ALICERÇADA PELO REFERENCIAL PEDAGÓGICO DE FREIRE E DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O LOCAL DO ESTUDO FOI UMA UESF DA ZONA LESTE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. FORAM REALIZADAS QUATRO OFICINAS TEMÁTICAS COM 10 GESTANTES; ELAS FORAM GRAVADAS, TRANSCRITAS E O CONJUNTO DE DADOS OBTIDOS FOI SUBMETIDO À ANÁLISE TEMÁTICA. OS RESULTADOS SUBSIDIARAM A ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO EM FORMATO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVO MÓVEL, CUJO CONTEÚDO FOI AVALIADO PELAS PARTICIPANTES. A PESQUISA TEVE APROVAÇÃO NOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA PERTINENTES. RESULTADOS: AS OFICINAS TIVERAM OS SEGUINTES TEMAS GERADORES: RELAÇÕES DE PODER ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PACIENTE; CENÁRIOS DE PARTO; ESCOLHA DO ACOMPANHANTE; MITOS E VERDADES SOBRE INTERVENÇÕES NO TRABALHO DE PARTO E PARTO; DOR E SOFRIMENTO; MÉTODOS NATURAIS PARA ALÍVIO DA DOR; REAIS INDICAÇÕES DE CESÁREA; PROCEDIMENTOS E INTERVENÇÕES COM O BEBÊ; E, VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O PROCESSO EDUCATIVO NAS OFICINAS TEMÁTICAS ACERCA DA ELABORAÇÃO DO PIP PROMOVEU PROCESSO DE APROPRIAÇÃO POR PARTE DAS MULHERES, NÃO SOMENTE DE CONHECIMENTOS RELATIVOS À FISIOLOGIA DO PARTO E NASCIMENTO, COMO TAMBÉM DE SEUS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS E DE COMO PREVENIR, IDENTIFICAR E DENUNCIAR SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA.