A BUSCA POR UMA QUALIDADE DE VIDA EFETIVA NOS DIAS ATUAIS É UMA DAS DIMENSÕES ALAVANCADAS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), SENDO QUE UMA DESSAS DIMENSÕES É A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF), SENDO ESSE SUJEITO UM PROPAGADOR DE ATIVIDADES FÍSICAS SISTEMATIZADAS POR MEIO DE PRÁTICAS CORPORAIS COLETIVAS, ASSIM O SUS RECOMENDA QUE A PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO CONTEXTO DA SAÚDE COLETIVA, DEVE SER ORIENTADO POR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, PORÉM MESMO ASSIM É OBSERVADO QUE O EDUCADOR FÍSICO TEM POUCA VISIBILIDADE NAS EQUIPES QUE INTEGRAM O NASF. DESSE MODO, O OBJETIVO DO TRABALHO É REALIZAR UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SUS. COMO CAMINHO METODOLÓGICO FOI UTILIZADO A REVISÃO DA LITERATURA, NA QUAL DEBRUÇOU-SE EM ARTIGOS CIENTÍFICOS QUE TRATAM DA TEMÁTICA E DOCUMENTOS DE NORMATIVO SOBRE A SAÚDE PÚBLICA. O ESTUDO RESULTOU EM UMA DISCUSSÃO E PERCEPÇÃO QUE TODOS OS PROFISSIONAIS DA EQUIPE NASF É DE SUMA IMPORTÂNCIA, CONTUDO NÃO É SUSTENTÁVEL COLOCAR UMA HIERARQUIA ENTRE ESSES SUJEITOS, ALÉM DISSO O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ALÉM DE PROMOVER AÇÕES PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA, PODERÁ TAMBÉM SER UM PROMOTOR DA SAÚDE EM NÍVEIS INTEGRATIVO, PREVENTIVO E EDUCATIVO. POR ISSO, EM NÍVEL DE CONCLUSÃO É EVIDENTE QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE DEVEM CONSTRUIR UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL MAIS FORTALECIDA, LOGO VALORIZANDO TODOS E NO CASO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA É NECESSÁRIO ENTENDÊ-LO COMO AGENTE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE TÃO IMPORTANTE QUANTO OS OUTROS.