RESUMO
INTRODUÇÃO AO SURGIMENTO DO PRIMEIRO CASO DE COVID-19 NO MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES, O MONITORAMENTO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE CONTATO TELEFÔNICO DIÁRIO PARA ACOMPANHAMENTO DO PACIENTE. COM O AUMENTO DOS CASOS FOI NECESSÁRIO REVER A ESTRATÉGIA ADOTADA PARA A ASSISTÊNCIA. PARA TANTO FOI CRIADO O CALL CENTER PARA RECEBER NOTIFICAÇÕES DA POPULAÇÃO QUANTO A DOENÇA E ORIENTAÇÕES QUANTO O CUIDADO NECESSÁRIO PARA EVITAR O CONTÁGIO E AGLOMERAÇÃO E PARA MEDIDAS PROFILÁTICAS. OBJETIVO PARA GARANTIR UMA ASSISTÊNCIA DE QUALIDADE E SUPRIR A DEMANDA DA POPULAÇÃO DE EMBU DAS ARTES, FORAM ADOTADAS AS SEGUINTES MEDIDAS: CRIAÇÃO DO CALL CENTER NO PARQUE FRANCISCO RIZZO COM ATENDIMENTO 24 HORAS VIA WHATSAPP WEB DÚVIDAS E RELATOS DE SINTOMAS DE COVID-19 E CONTRATAÇÃO DE EQUIPES DE ENFERMEIROS PARA ASSISTÊNCIA DIRETA À POPULAÇÃO. MÉTODO O CALL CENTER FOI CRIADO PARA SANAR DÚVIDAS DA POPULAÇÃO QUANTO AO COVID-19 EXPLICANDO SOBRE CONTAMINAÇÃO, SINTOMAS E PREVENÇÃO; ORIENTANDO QUANTO A HIGIENE PESSOAL E AMBIENTAL; QUANTO A EVITAR A AGLOMERAÇÃO SOCIAL E AGLOMERAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. ATRAVÉS DAS CHAMADAS, AS EQUIPES DETECTAVAM CASOS DE ALTERAÇÕES CLÍNICAS E DEPENDENDO DOS RELATADOS, A EQUIPE DE ENFERMEIROS ERA ACIONADA PARA REALIZAR UMA VISITA DOMICILIAR AO PACIENTE. DE ACORDO COM O QUADRO CLÍNICO, O PACIENTE RECEBIA ORIENTAÇÕES QUANTO À CONDUTA A SER ADOTADA. SE O PACIENTE FOSSE AVALIADO COMO UM QUADRO GRAVE, O SAMU ERA ACIONADO E HAVIA REMOÇÃO A UM DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA. NA FASE MAIS AGUDA DA PANDEMIA, A ASSISTÊNCIA FOI AMPLIADA PARA PACIENTES COM PCR POSITIVO, COM CONTATO COM CASOS POSITIVOS, ALTA HOSPITALAR E ÓBITOS. RESULTADOS O CALL CENTER FOI FUNDAMENTAL PARA A AVALIAÇÃO E DETECÇÃO DE CASOS DE COVID-19 E ORIENTAR NAS MEDIDAS PROFILÁTICAS E EM CASOS DE PACIENTES CONTAMINADOS, AUXILIANDO PARA QUE NÃO HOUVESSE AGRAVAMENTO DA DOENÇA.