O PROGRAMA PREVINE BRASIL, POR MEIO DO NOVO MODELO DE FINANCIAMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE TEM IMPACTOS PROFUNDOS NA UNIVERSALIDADE DO SISTEMA, FAVORECENDO A FOCALIZAÇÃO E A NEOSELETIVIDADE, CARACTERIZADAS PELA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS RESTRITOS AOS ESTRATOS POPULACIONAIS MAIS POBRES, SENDO UM RISCO À SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DO SUS MUNICIPAL. VISLUMBRA-SE IMPLICAÇÕES CONCRETAS PARA O SUS ENQUANTO CENÁRIO DE PRÁTICA DE ENSINO. POR ISTO É QUE ESTE ESTUDO VISA REFLETIR SOBRE OS POSSÍVEIS DESAFIOS DOS CENÁRIOS DE PRÁTICAS NO SUS À LUZ DA NEOSELETIVIDADE. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA, NA MODALIDADE TEXTUAL DO TIPO ENSAIO, CUJO CONTEÚDO É ANALISADO EM SEIS SEÇÕES, QUE TRAZEM CONSIGO ARGUMENTOS PARA REFLETIR E PONDERAR SOBRE A DIMENSÃO DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA NO ÂMBITO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO, SUA GÊNESE, SEU PERCURSO HISTÓRICO NACIONAL E INTERNACIONALMENTE, SUAS POTENCIALIDADES E DIFICULDADES, E, COMO A NEOSELETIVIDADE INDUZIDA PELO PROGRAMA PREVINE BRASIL APRESENTA GRANDE POTENCIAL EM SOMAR-SE COMO MAIS UMA DIFICULDADE QUE ESTA INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADES, SERVIÇOS, GESTORES E COMUNIDADES PRECISARÃO ENFRENTAR.