ENSINO REMOTO: AULAS NO ENSINO PÚBLICO E AS DIFICULDADES DA REGÊNCIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79752 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 422 "inscrito_id" => 1734 "titulo" => "ENSINO REMOTO: AULAS NO ENSINO PÚBLICO E AS DIFICULDADES DA REGÊNCIA" "resumo" => "NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE, FOI IMPLEMENTADO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR AO LICENCIANDO VIVENCIAR O AMBIENTE ESCOLAR, COLOCANDO EM PRÁTICA A TEORIA APRENDIDA DURANTE O CURSO PARA PROPICIAR A AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. DESSE MODO, OS RESIDENTES E ALUNOS TIVERAM QUE SE ADEQUAR AO ENSINO ADOTADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS, QUE SE TORNOU DE FORMA REMOTA, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-19. A METODOLOGIA UTILIZADA NAS SALAS DE AULAS DA ESCOLA, AGORA VIRTUAIS, CONTOU COM O SUPORTE DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, COMO O GOOGLE CLASSROOM, O GOOGLE FORMS, O MEET E O WHATSAPP, COM OBJETIVO DE APLICAR AS METODOLOGIAS ATIVAS DESCRITAS E DESTACADAS POR AUTORES VISANDO O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR AS DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO, TANTO POR PARTE DOS ALUNOS COMO PROFESSORES, POIS O ENSINO PÚBLICO NÃO ESTAVA PREPARADO PARA OFERECER SUPORTE TECNOLÓGICOS AOS MESMOS DE MANEIRA SIGNIFICATIVA. CONSEQUENTEMENTE, A INTERAÇÃO COM OS ALUNOS E O RENDIMENTO ESCOLAR DOS MESMOS FICOU COMPROMETIDO, SENDO UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS, A FALTA DE INTERNET E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ACOMPANHAR AS AULAS. POR FIM, DESTACAMOS QUE O ENSINO REMOTO É UMA EXCELENTE FERRAMENTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MAS NA ESCOLA PÚBLICA AINDA FALTA MUITO INVESTIMENTO PARA QUE O MESMO POSSA SUBSTITUIR O ENSINO PRESENCIAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, ENSINO DE MATEMÁTICA, REGÊNCIA, RECURSOS METODOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA113_ID1734_26072021173916.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS PEREIRA" "autor_email" => "lucaspereira20515@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAMPUS CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79752 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 422 "inscrito_id" => 1734 "titulo" => "ENSINO REMOTO: AULAS NO ENSINO PÚBLICO E AS DIFICULDADES DA REGÊNCIA" "resumo" => "NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE, FOI IMPLEMENTADO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR AO LICENCIANDO VIVENCIAR O AMBIENTE ESCOLAR, COLOCANDO EM PRÁTICA A TEORIA APRENDIDA DURANTE O CURSO PARA PROPICIAR A AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. DESSE MODO, OS RESIDENTES E ALUNOS TIVERAM QUE SE ADEQUAR AO ENSINO ADOTADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS, QUE SE TORNOU DE FORMA REMOTA, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-19. A METODOLOGIA UTILIZADA NAS SALAS DE AULAS DA ESCOLA, AGORA VIRTUAIS, CONTOU COM O SUPORTE DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, COMO O GOOGLE CLASSROOM, O GOOGLE FORMS, O MEET E O WHATSAPP, COM OBJETIVO DE APLICAR AS METODOLOGIAS ATIVAS DESCRITAS E DESTACADAS POR AUTORES VISANDO O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR AS DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO, TANTO POR PARTE DOS ALUNOS COMO PROFESSORES, POIS O ENSINO PÚBLICO NÃO ESTAVA PREPARADO PARA OFERECER SUPORTE TECNOLÓGICOS AOS MESMOS DE MANEIRA SIGNIFICATIVA. CONSEQUENTEMENTE, A INTERAÇÃO COM OS ALUNOS E O RENDIMENTO ESCOLAR DOS MESMOS FICOU COMPROMETIDO, SENDO UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS, A FALTA DE INTERNET E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ACOMPANHAR AS AULAS. POR FIM, DESTACAMOS QUE O ENSINO REMOTO É UMA EXCELENTE FERRAMENTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MAS NA ESCOLA PÚBLICA AINDA FALTA MUITO INVESTIMENTO PARA QUE O MESMO POSSA SUBSTITUIR O ENSINO PRESENCIAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, ENSINO DE MATEMÁTICA, REGÊNCIA, RECURSOS METODOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA113_ID1734_26072021173916.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS PEREIRA" "autor_email" => "lucaspereira20515@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAMPUS CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }