NA PRÁTICA EM SALA DE AULA O PROFESSOR PODE FAZER USO DE DIVERSAS METODOLOGIAS PARA QUE O ENSINO SEJA EFICAZ, TENDO COMO CONSEQUÊNCIA, UMA APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA. A MODELAGEM MATEMÁTICA TRATA-SE DE UM MÉTODO QUE INSTIGA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO ÂMBITO ESCOLAR E FORA DELE, POIS ENVOLVE O COTIDIANO E A CULTURA PELO QUAL O CORPO DISCENTE PERTENCE. DESSA FORMA, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A MODELAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE UMA VISÃO CONCEITUAL, TEÓRICA E PRÁTICA NO ÂMBITO ESCOLAR, ALÉM DE APRESENTAR UMA ABORDAGEM AMPLA SOBRE O ASSUNTO EM DISCUSSÃO. A PESQUISA MAPEOU A LITERATURA RECORRENTE SOBRE A MODELAGEM MATEMÁTICA E SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA SUSTENTADA POR AUTORES COMO BARBOSA (2001), BURAK (1992, 2005) E MAGNUS (2018), DENTRE OUTROS QUE CORROBORAM A DISCUSSÃO. DIANTE DOS FATOS APRESENTADOS COMPREENDE-SE QUE A APLICAÇÃO DESTA METODOLOGIA CONTRIBUI TANTO NO PROCESSO DE ENSINO, COMO TAMBÉM, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.