SER JOVEM RIBEIRINHO NA ESCOLA: DESAFIOS, EXPERIÊNCIAS E (CON)VIVÊNCIAS JUVENIS NO ENSINO MÉDIO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79889 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 577 "inscrito_id" => 401 "titulo" => "SER JOVEM RIBEIRINHO NA ESCOLA: DESAFIOS, EXPERIÊNCIAS E (CON)VIVÊNCIAS JUVENIS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO BUSCOU COMPREENDER O MODO DE SER/VIVER DE JOVENS RIBEIRINHOS TANTO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS, QUANTO NO ÂMBITO ESCOLAR. O CONCEITO DE JUVENTUDE, AO LONGO DA HISTÓRIA, FOI ABORDADO EM DISCURSOS E DEBATES SOB DIFERENTES PONTOS DE VISTA. OUTRAS IDEIAS E CONCEPÇÕES TAMBÉM FORAM CONSTRUÍDAS A RESPEITO DOS SUJEITOS JOVENS. CONSEQUENTEMENTE, FORAM CRIADOS E FIXADOS ESTEREÓTIPOS QUE DETERMINAM COMO É “SER JOVEM”, COMO OS JOVENS SE COMPORTAM E COMO TODOS VIVENCIAM ESSA FASE. NO ENTANTO, NESTE ESTUDO, PARTIU-SE DA PREMISSA DE QUE SÃO OS JOVENS SUJEITOS HISTÓRICOS, HETEROGÊNEOS, QUE VIVENCIAM EXPERIÊNCIAS DIVERSAS, EM CONTEXTOS DISTINTOS. DIANTE DISSO, PRETENDEU-SE IDENTIFICAR AS SINGULARIDADES DOS JOVENS RIBEIRINHOS, CONHECER AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR ESSES SUJEITOS NO CONTEXTO RIBEIRINHO E DISCUTIR SOBRE A DIFERENÇA DE SER JOVENS DO CAMPO E JOVEM DA CIDADE. PARA TANTO, O CAMINHO METODOLÓGICO PERCORRIDO SE DEU PELA PESQUISA QUALITATIVA, TENDO COMO ENFOQUE A FENOMENOLOGIA SOCIAL. PARA A REUNIÃO DE INFORMAÇÕES UTILIZOU-SE A ENTREVISTA NARRATIVA E A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ORAIS SE DEU POR MEIO DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 6 JOVENS RIBEIRINHOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, LOCALIZADA NA VILA MAIAUATÁ, NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI, NO PARÁ. A INTERPRETAÇÃO DAS NARRATIVAS REVELARAM QUE OS JOVENS RIBEIRINHOS TÊM UM MODO DE SER/VIVER SINGULAR E DISTINTO, CARACTERÍSTICO DO CONTEXTO RIBEIRINHO E VIVENCIAM O COTIDIANO ESCOLAR DE DIFERENTES FORMAS. LOGO, PÔDE-SE CONSTATAR A INCOERÊNCIA EM JULGAR A JUVENTUDE E OS SUJEITOS JOVENS BASEANDO-SE EM UM PADRÃO UNIVERSAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "JUVENTUDE., JOVENS RIBEIRINHOS., ESCOLA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA105_ID401_28072021174345.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA AFONSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA AFONSO" "autor_email" => "vanessa.afonso18@gmail.co" "autor_ies" => "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79889 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 577 "inscrito_id" => 401 "titulo" => "SER JOVEM RIBEIRINHO NA ESCOLA: DESAFIOS, EXPERIÊNCIAS E (CON)VIVÊNCIAS JUVENIS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO BUSCOU COMPREENDER O MODO DE SER/VIVER DE JOVENS RIBEIRINHOS TANTO NO CONTEXTO DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS, QUANTO NO ÂMBITO ESCOLAR. O CONCEITO DE JUVENTUDE, AO LONGO DA HISTÓRIA, FOI ABORDADO EM DISCURSOS E DEBATES SOB DIFERENTES PONTOS DE VISTA. OUTRAS IDEIAS E CONCEPÇÕES TAMBÉM FORAM CONSTRUÍDAS A RESPEITO DOS SUJEITOS JOVENS. CONSEQUENTEMENTE, FORAM CRIADOS E FIXADOS ESTEREÓTIPOS QUE DETERMINAM COMO É “SER JOVEM”, COMO OS JOVENS SE COMPORTAM E COMO TODOS VIVENCIAM ESSA FASE. NO ENTANTO, NESTE ESTUDO, PARTIU-SE DA PREMISSA DE QUE SÃO OS JOVENS SUJEITOS HISTÓRICOS, HETEROGÊNEOS, QUE VIVENCIAM EXPERIÊNCIAS DIVERSAS, EM CONTEXTOS DISTINTOS. DIANTE DISSO, PRETENDEU-SE IDENTIFICAR AS SINGULARIDADES DOS JOVENS RIBEIRINHOS, CONHECER AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR ESSES SUJEITOS NO CONTEXTO RIBEIRINHO E DISCUTIR SOBRE A DIFERENÇA DE SER JOVENS DO CAMPO E JOVEM DA CIDADE. PARA TANTO, O CAMINHO METODOLÓGICO PERCORRIDO SE DEU PELA PESQUISA QUALITATIVA, TENDO COMO ENFOQUE A FENOMENOLOGIA SOCIAL. PARA A REUNIÃO DE INFORMAÇÕES UTILIZOU-SE A ENTREVISTA NARRATIVA E A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ORAIS SE DEU POR MEIO DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 6 JOVENS RIBEIRINHOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, LOCALIZADA NA VILA MAIAUATÁ, NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI, NO PARÁ. A INTERPRETAÇÃO DAS NARRATIVAS REVELARAM QUE OS JOVENS RIBEIRINHOS TÊM UM MODO DE SER/VIVER SINGULAR E DISTINTO, CARACTERÍSTICO DO CONTEXTO RIBEIRINHO E VIVENCIAM O COTIDIANO ESCOLAR DE DIFERENTES FORMAS. LOGO, PÔDE-SE CONSTATAR A INCOERÊNCIA EM JULGAR A JUVENTUDE E OS SUJEITOS JOVENS BASEANDO-SE EM UM PADRÃO UNIVERSAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "JUVENTUDE., JOVENS RIBEIRINHOS., ESCOLA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA105_ID401_28072021174345.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA AFONSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA AFONSO" "autor_email" => "vanessa.afonso18@gmail.co" "autor_ies" => "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }