TREM CHEGOU, TREM JÁ VAI, DE JOSÉ CARLOS ARAGÃO: UMA
LEITURA DOS RECURSOS POÉTICOS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80187 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 940 "inscrito_id" => 976 "titulo" => """ TREM CHEGOU, TREM JÁ VAI, DE JOSÉ CARLOS ARAGÃO: UMA \r\n LEITURA DOS RECURSOS POÉTICOS """ "resumo" => "ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR UMA LEITURA ANALÍTICO-INTERPRETATIVA DO POEMA TREM CHEGOU, TREM JÁ VAI, DE JOSÉ CARLOS ARAGÃO (2003), EXPLORANDO A TEMÁTICA DO TREM, BEM COMO OS RECURSOS POÉTICOS PRESENTES NA OBRA EM ESTUDO. OS QUESTIONAMENTOS QUE NORTEARAM A NOSSA PESQUISA FORAM: QUE ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO POÉTICA O AUTOR LANÇA MÃO PARA CONSTRUIR O SOM DO TREM? AO EXPLORAR A TEMÁTICA DO TREM, O AUTOR ENFATIZA MAIS O CARÁTER LÚDICO OU APENAS TRATA DO ASSUNTO DE FORMA PEDAGÓGICA? PARA RESPONDER A TAIS INDAGAÇÕES, TOMAMOS COMO BASE OS ESTUDOS DE AVERBUCK (1993), BORDINI (1991), CORTEZ E RODRIGUES (2009), NOVAIS (2013), ENTRE OUTROS. COM BASE NESTA ANÁLISE, INFERIMOS QUE O TEXTO DE ARAGÃO ALÉM DE ENFATIZAR O RITMO DO TREM DE MANEIRA BASTANTE LÚDICA E IMAGÉTICA, TAMBÉM CATIVA O LEITOR, INCITANDO-O, ASSIM, A INTERAGIR COM O OBJETO ESTÉTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "POESIA INFANTIL., TREM CHEGOU, TREM JÁ VAI., RECURSOS POÉTICOS, ARAGÃO, JOSÉ CARLOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID976_29072021211151.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES" "autor_nome_curto" => "LUANA ABRANTES" "autor_email" => "luana_abrantes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80187 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 940 "inscrito_id" => 976 "titulo" => """ TREM CHEGOU, TREM JÁ VAI, DE JOSÉ CARLOS ARAGÃO: UMA \r\n LEITURA DOS RECURSOS POÉTICOS """ "resumo" => "ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR UMA LEITURA ANALÍTICO-INTERPRETATIVA DO POEMA TREM CHEGOU, TREM JÁ VAI, DE JOSÉ CARLOS ARAGÃO (2003), EXPLORANDO A TEMÁTICA DO TREM, BEM COMO OS RECURSOS POÉTICOS PRESENTES NA OBRA EM ESTUDO. OS QUESTIONAMENTOS QUE NORTEARAM A NOSSA PESQUISA FORAM: QUE ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO POÉTICA O AUTOR LANÇA MÃO PARA CONSTRUIR O SOM DO TREM? AO EXPLORAR A TEMÁTICA DO TREM, O AUTOR ENFATIZA MAIS O CARÁTER LÚDICO OU APENAS TRATA DO ASSUNTO DE FORMA PEDAGÓGICA? PARA RESPONDER A TAIS INDAGAÇÕES, TOMAMOS COMO BASE OS ESTUDOS DE AVERBUCK (1993), BORDINI (1991), CORTEZ E RODRIGUES (2009), NOVAIS (2013), ENTRE OUTROS. COM BASE NESTA ANÁLISE, INFERIMOS QUE O TEXTO DE ARAGÃO ALÉM DE ENFATIZAR O RITMO DO TREM DE MANEIRA BASTANTE LÚDICA E IMAGÉTICA, TAMBÉM CATIVA O LEITOR, INCITANDO-O, ASSIM, A INTERAGIR COM O OBJETO ESTÉTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "POESIA INFANTIL., TREM CHEGOU, TREM JÁ VAI., RECURSOS POÉTICOS, ARAGÃO, JOSÉ CARLOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID976_29072021211151.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES" "autor_nome_curto" => "LUANA ABRANTES" "autor_email" => "luana_abrantes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }