AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80536 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1437 "inscrito_id" => 7546 "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "ATUALMENTE OS ALUNOS TEM UMA GRANDE DIFICULDADE DE APRENDIZADO EM RELA??O ?S DISCIPLINAS DE C?LCULOS, E QUANDO SE FALA EM QU?MICA N?O E ALGO DIFERENTE. ? COMUM OUVIRMOS PERGUNTAS DE ONDE PODEMOS ENCONTRAR QU?MICA NO NOSSO DIA A DIA? ? IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ENFATIZE AOS ALUNOS QUE A QU?MICA ? UMA CI?NCIA QUE EST? PRESENTE EM SEU COTIDIANO MOTIVANDO-OS A BUSCAREM EXPLICA??ES PARA OS FEN?MENOS QUE OCORREM AO SEU REDOR. UMA MANEIRA MUITO UTILIZADA PELOS PROFESSORES S?O AS AULAS PR?TICAS, ELAS COSTUMAM ATRAIR A ATEN??O E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A INFLU?NCIA DAS AULAS PR?TICAS DE QU?MICA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, COM O INTUITO DE CONTEXTUALIZAR OS CONCEITOS TE?RICOS, PARA QUE HOUVESSE UMA MAIOR COMPREENS?O DOS ASSUNTOS ABORDADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DO TIPO PESQUISA EXPERIMENTAL E A COLETA DE DADOS FOI FEITA ATRAV?S DA APLICA??O DE QUESTION?RIOS DE PERGUNTAS FECHADAS. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL ADELAIDE ROSA SITUADA NA CIDADE DE ?GUA BRANCA-PI PARA ALUNOS MATRICULADOS NAS TURMAS DE 9?ANO. PRIMEIRAMENTE, FOI REALIZADA UMA AULA TE?RICA SOBRE OS CONTE?DOS QUE ERAM ABORDADOS NO LIVRO E POSTERIORMENTE ERA REALIZADA A PR?TICA DO ASSUNTO. DURANTE AS AULAS PR?TICAS HOUVE O INTERESSE E A PARTICIPA??O DOS ALUNOS QUE SE MOSTRARAM BASTANTE MOTIVADOS, O ENTUSIASMO FOI PERCEBIDO NAS EXPERIMENTA??ES DE TODOS OS CONTE?DOS. PORTANTO, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM COMPREENDER OS CONTE?DOS DE UMA MANEIRA DID?TICA, CORROBORANDO COM A IMPORT?NCIA DE AULAS PR?TICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, QUÍMICA, APRENDIZAGEM, PROFESSOR, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID_29072021101420.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAGYLLA DANIELA DE JESUS COSTA" "autor_nome_curto" => "NAGYLLA DANIELA" "autor_email" => "nagyllajorrayna@hotmail.c" "autor_ies" => "UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80536 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1437 "inscrito_id" => 7546 "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "ATUALMENTE OS ALUNOS TEM UMA GRANDE DIFICULDADE DE APRENDIZADO EM RELA??O ?S DISCIPLINAS DE C?LCULOS, E QUANDO SE FALA EM QU?MICA N?O E ALGO DIFERENTE. ? COMUM OUVIRMOS PERGUNTAS DE ONDE PODEMOS ENCONTRAR QU?MICA NO NOSSO DIA A DIA? ? IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ENFATIZE AOS ALUNOS QUE A QU?MICA ? UMA CI?NCIA QUE EST? PRESENTE EM SEU COTIDIANO MOTIVANDO-OS A BUSCAREM EXPLICA??ES PARA OS FEN?MENOS QUE OCORREM AO SEU REDOR. UMA MANEIRA MUITO UTILIZADA PELOS PROFESSORES S?O AS AULAS PR?TICAS, ELAS COSTUMAM ATRAIR A ATEN??O E DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A INFLU?NCIA DAS AULAS PR?TICAS DE QU?MICA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, COM O INTUITO DE CONTEXTUALIZAR OS CONCEITOS TE?RICOS, PARA QUE HOUVESSE UMA MAIOR COMPREENS?O DOS ASSUNTOS ABORDADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DO TIPO PESQUISA EXPERIMENTAL E A COLETA DE DADOS FOI FEITA ATRAV?S DA APLICA??O DE QUESTION?RIOS DE PERGUNTAS FECHADAS. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL ADELAIDE ROSA SITUADA NA CIDADE DE ?GUA BRANCA-PI PARA ALUNOS MATRICULADOS NAS TURMAS DE 9?ANO. PRIMEIRAMENTE, FOI REALIZADA UMA AULA TE?RICA SOBRE OS CONTE?DOS QUE ERAM ABORDADOS NO LIVRO E POSTERIORMENTE ERA REALIZADA A PR?TICA DO ASSUNTO. DURANTE AS AULAS PR?TICAS HOUVE O INTERESSE E A PARTICIPA??O DOS ALUNOS QUE SE MOSTRARAM BASTANTE MOTIVADOS, O ENTUSIASMO FOI PERCEBIDO NAS EXPERIMENTA??ES DE TODOS OS CONTE?DOS. PORTANTO, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM COMPREENDER OS CONTE?DOS DE UMA MANEIRA DID?TICA, CORROBORANDO COM A IMPORT?NCIA DE AULAS PR?TICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, QUÍMICA, APRENDIZAGEM, PROFESSOR, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID_29072021101420.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAGYLLA DANIELA DE JESUS COSTA" "autor_nome_curto" => "NAGYLLA DANIELA" "autor_email" => "nagyllajorrayna@hotmail.c" "autor_ies" => "UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }