A BOTÂNICA NO ENSINO ATUAL AINDA É BASEADA EM ESTRATÉGIAS TRADICIONAIS, OU SEJA, DE FORMA CANSATIVA E DESCRITIVA. A URBANIZAÇÃO ESTIMULA O AFASTAMENTO DA NATUREZA GERANDO DIVERSOS PROBLEMAS, A CEGUEIRA BOTÂNICA SE REFERE A ESSAS PROBLEMÁTICAS QUE ESTÃO RELACIONADOS A FALTA DE COMPREENSÃO DAS PLANTAS COMO SERES RESPONSÁVEIS EM MANTER O EQUILÍBRIO E POSSIBILITAR A ALIMENTAÇÃO, MEDICAMENTOS E OUTROS SUPORTES. PARA SUPRIR ESSES PROBLEMAS É NECESSÁRIO QUE SEJA DESENVOLVIDO NO ENSINO METODOLOGIAS E RECURSOS QUE SANEM ESSAS DIFICULDADES E QUE CULMINE NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS ATUAIS E FUTUROS, AO MESMO TEMPO QUE SEJA CAPAZ DE SER DINÂMICO E ESTIMULE A CRIATIVIDADE. A LITERATURA DE CORDEL VEM ENTÃO COMO FERRAMENTA CAPAZ DE ENSINAR A BOTÂNICA E LITERATURA, REFORÇANDO MAIS AINDA A IDENTIDADE CULTURAL AGORA VINCULADA AOS CONTEÚDOS RELACIONADOS ÀS CIÊNCIAS. O OBJETIVO DESTE PRESENTE TRABALHO É RELATAR A LITERATURA DE CORDEL COMO POSSIBILIDADE DE RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA BOTÂNICA, DESPERTANDO O INTERESSE DOS DISCENTES, UMA MAIOR INTERAÇÃO RELACIONADA A ATIVIDADES EM GRUPOS E COM O PROFESSOR, DIMINUINDO ENTÃO AS SUAS DIFICULDADES REFERENTES A CONCEITOS BOTÂNICOS ESPECÍFICOS. O CORDEL CRIADO COM O TÍTULO “RITUAL DAS PTERIDÓFITAS" APRESENTOU UM RESULTADO POSITIVO, CONSIDERANDO QUE PARA A CONSTRUÇÃO DO MESMO DETERMINADOS CRITÉRIOS FORAM SEGUIDOS COMO IMAGENS ASSOCIADAS ÀS INFORMAÇÕES, REGRAS GRAMATICAIS E A SONORIDADE. ALUNOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA QUE TENHAM EXPERIÊNCIAS COM ESSES RECURSOS DIDÁTICOS TERÃO PROFISSIONALMENTE A CAPACIDADE DE DESENVOLVER METODOLOGIAS QUE QUEBREM OS PARADIGMAS, SOLUCIONEM GRADATIVAMENTE AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS ATUAIS E FUTURAS ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO INOVADORA.